Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta o espetáculo Caverna no SESC Lajeado

Foto: Cesar Lopes

Com 12 bailarinos em cena a montagem transporta os espectadores para a atmosfera das cavernas, os primeiros refúgios da humanidade onde se encontrava proteção. É numa caverna que o espetáculo coloca o um grupo de indivíduos que busca se esconder das ameaças do mundo contemporâneo, escapando do que não conseguem enfrentar no exterior. A montagem vai construir esse universo em tons de púrpura, remetendo a uma caverna de ametista, pedra que protege contra diversas energias negativas e eleva a espiritualidade.

A montagem foi criada especialmente pelo coreógrafo carioca radicado em Bruxelas, Rafael Gomes, para a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Rafael integrou importantes companhias brasileiras como Deborah Colker e São Paulo Cia de Dança.  Os figurinos exploram os tons de roxo e púrpura para estabelecer um clima místico, pontuado pela trilha sonora que se utiliza de fragmentos de percussão e vocais de artistas israelenses.

A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de 12 bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou montagens reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 07 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 alunos que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Ficha técnica:

Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

Direção Geral : Airton Tomazzoni

Coreografia: Rafael Gomes

Direção Artística: Paula Amazonas

Direção Técnica: Neca Machado

Direção Cênica: Liane Venturella

Trilha Sonora: Luan Fernandes

Iluminação: Alex Sandro Silva Pereira (Prego) e Maurício Rosa

Fotografia e Vídeo: Fernando Muniz – Moov.art

Produção e Comunicação: Ilza do Canto

Figurinos: Rafael Gomes, Paula Amazonas e Liane Venturella

Ensaiadoras: Fernanda Santos, Neca Machado e Paula Amazonas

Elenco: Andressa Pereira, Driko Oliveira, Everton Nunes, Fernando Queiroz, Juliana Coutinho, Kleo di Santys, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn, Stephanie Cardoso, Victória Terragno.

  SERVIÇO:

CAVERNA (RS) – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Data: 16 de agosto de 2018, às 20h

Local: Teatro do SESC Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)

Gênero: Dança

Classificação: Livre

Duração: 45min

Classificação: Livre

Realização: Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura/Centro de Dança

Apoio: Sesc/RS e Sesc Porto Alegre

Ingresso: 1Kg de alimento não perecível

 

Por: Paulinho Beccon