Felipe Azevedo recebe Gilberto Oliveira e Sandro Cartier em mais uma edição do “Balaio de Cordas”, no Café Fon Fon

O músico e compositor Felipe Azevedo dá continuidade à segunda temporada de Uma Noite Balaio de Cordas, no Café Fon Fon, em Porto Alegre, no próximo dia 06 de maio, domingo, às 20h. O projeto, que valoriza os instrumentos de cordas e seus intérpretes, sempre em performances surpreendentes, destaca as participações de dois grandes instrumentistas gaúchos, de trajetórias reconhecidas: o guitarrista, violonista e baixista Gilberto Oliveira e o percussionista Sandro Cartier, que vem redimensionando o uso do berimbau na música.

Abrindo e fechando a noite, apresenta-se Felipe Azevedo, exibindo novas composições com seu ‘Violão com Voz’, brasileiro, contrapontístico e polirrítmico.

O projeto Balaio de Cordas é uma reedição do projeto homônimo idealizado por Felipe Azevedo no final da década de 1990, que durante um semestre reconfigurou os finais de tarde dominicais no antigo Café Coletânea, próximo ao Parque da Redenção. Este projeto revelou novos artistas e rendeu a Azevedo, na ocasião, seu primeiro Prêmio Açorianos na categoria Menção Especial. Em 2017, participaram do projeto: Fernando Lewis de Mattos, Giovani Capeletti, Thiago Colombo, Catarina Domenici, Angelo Primon e Liane Shuler, em aplaudidas apresentações. Em março deste ano, por sua vez, Amanda Carpenedo, Clarissa Ferreira e Ju Rosenthal estrearam a segunda temporada do projeto, também em apresentações vibrantes.

Felipe Azevedo Compositor – Os dedos tocam, a alma sente!

Felipe Azevedo é compositor, violonista, cantor, educador musical, ensaísta e empreendedor cultural. Vencedor de seis prêmios Açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil). Especialista em Pedagogia da Arte e Mestre em Letras (UFRGS), o artista já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França e já dividiu palco com artistas como Guinga, Ulisses Rocha, Hermeto Pascoal, Consuelo de Paula, Olivier Forel e Gastón Rodriguez, dentre outros. Já participou de vários festivais de música nacionais e internacionais, como os suíços Fête multiculturelle, Festival des Cropettes, Festival de La Cité, o francês L’air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest, o espanhol Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat e o mais recente, 2° RS Guitar Festival, em Porto Alegre-RS. Com quatro álbuns gravados e lançados, atualmente divulga o seu último: “Tamburilando Canções – Violão com Voz”, projeto multimídia com livro-cd e hotsite interativo. Está em pré-produção de novo álbum.

Gilberto Oliveira
Guitarrista, violonista, baixista, compositor, arranjador, produtor e professor. Gilberto Oliveira é conhecido por imprimir seu estilo marcante na sua música e nas músicas dos artistas com quem produz e atua, portanto, é um músico bastante requisitado em palcos e estúdios. Músico e professor há 40 anos, teve a oportunidade de dividir o palco e gravar com vários artistas brasileiros e estrangeiros. Atua com trabalho próprio e acompanha vários artistas como instrumentista, arranjador e diretor musical.

Links Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=dVKOUj4_v14
https://www.youtube.com/watch?v=9AKp5VKp70E&t=0s&list=PLBU9Urda_K3q6Ap6Zdg ICspdTm9gWtAew&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=4cX-OJml8Yk

Sandro Cartier
Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), possui graduação-Bacharelado em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Educação pela UPF. Tem experiência em docência na área de Música, com ênfase em Instrumento – percussão – e na pesquisa sobre ritmos e instrumentos brasileiros e sua utilização associados à tecnologia (música eletroacústica) e música de concerto. Possui extensa atividade na área de composição musical e projetos socioeducativos. De 2000 a 2012 foi professor da Universidade de Passo Fundo (RS), realizando paralelamente diversas atividades como músico, produtor e diretor musical de espetáculos de música e teatro, entre elas a produção musical do programa Mundo da Leitura UPF/TV – Canal Futura. Desde 2013 é professor do Curso de Música e Tecnologia da UFSM e atualmente desenvolve o trabalho solo “O som que vem das cordas”, em que o instrumento berimbau é utilizado como forma de expressão não somente de uma cultura, mas de possibilidades sonoras distintas, inusitadas e associadas à evolução tecnológica.

Links Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=uyEzx6aqeOw
https://www.youtube.com/watch?v=0AbIUsmSFLM&spfreload=10
https://www.youtube.com/watch?v=M_2IG8mTFCw

BALAIO DE CORDAS – 2ª TEMPORADA
Felipe Azevedo recebe Gilberto Oliveira e Sandro Cartier
Domingo, dia 06 de maio de 2018, às 20 horas
Café Fon Fon – Rua Vieira de Castro, n° 22 – Farroupilha – Porto Alegre/RS
Como Chegar: https://maps.caféfonfon
Reservas pelo fone (51) 998807689
Evento: Balaio de Cordas – Maio

Couvert Artístico: R$ 30,00