Nesta semana ocorre o Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas – o Intercena. Confira a programação!

De 24 a 27 de abril, Porto Alegre sedia um projeto pioneiro de cultura no Brasil. O Intercena – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas, lançado em dezembro de 2017, tem como proposta a reinvenção de novos mercados para o teatro, a fim de garantir sua adaptabilidade e consequentemente a sobrevivência e a distribuição da produção artística pelos territórios nacionais e internacionais. Diretores, atores, produtores, empreendedores culturais e companhias artísticas, da América Latina, estarão reunidos em seminários, rodadas de negócios e capacitação. Além disso, apresentações de espetáculos fazem parte do evento. A programação completa está no final do texto.

“A proposta de impacto do Intercena não vem apenas da sua originalidade, mas sim de um processo que leva a uma nova maneira de pensar e agir. É nesse sentido que o projeto é considerado como uma “Liderança” e uma “Diferenciação”, dentro de inúmeros projetos culturais no país”, afirma Alexandre Vargas, idealizado do projeto. De acordo com ele, o ineditismo do evento caracteriza uma potência e representa um tipo de atuação diferenciada para o estado Rio Grande do Sul, permitindo um espraiamento de dispositivos de relacionamento em outros estados do Brasil e outros Países.

O Intercena, um projeto de internacionalização das Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul, é o primeiro mercado profissional do setor do sul Brasil. É um programa estruturado em quatro eixos/ações que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica. Os eixos estão organizados da seguinte forma: 1) Capacitação para Internacionalização das Cias de Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul; 2) 1o Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas; 3) Rodada de Negócios com Curadores e Programadores de Festivais Nacionais e Internacionais e 4.) Apoio para Cias de Artes Cênicas ou Festivais para o intercâmbio das produções cênicas.

CAPACITAÇÃO
Intercena desenvolve atividades para o intercâmbio de conhecimento e treinamento de agentes culturais e artistas, a fim de qualificar a percepção empresarial das artes, a abertura dos mercados, a internacionalização e o fortalecimento de redes e circuitos. Uma das ações é “Caminho e Rotas para a Circulação Nacional e Internacional”, capacitação para vinte e cinco companhias, grupos e produtores teatrais para ampliação das possibilidades de circulação dos seus espetáculos para todo o Brasil e também para outros países.

SEMINÁRIO
1º . Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas: realizado em quatro etapas, com duração de 1 (um) dia cada etapa. Participação de oito palestrantes/debatedores por etapa, escolhidos por sua relevância e conhecimento em torno do tema tratado, sendo eles:

TEMA 1Festivais e economia – O tema aborda e aprofunda o entendimento da relação entre a economia, seja nacional, regional ou local, e os festivais no Brasil.
TEMA 2Festivais e suas curadorias – o tema pretende trazer à tona e colocar em discussão esse mecanismo que representa a essência do festival afim de entender melhor, por exemplo, como ele de fato funciona, quais são seus problemas e crises, como (ou se) ele se adapta à atual condição da multiplicidade de festivais, tudo isso para além da mitificação que o cerca.
TEMA 3Festivais – Internacionais x Nacionais, regionais e locais: o tema pretende refletir e aprofundar a respeito da função, funcionamento e impacto dos festivais internacionais em relação aos nacionais, em suas variadas instancias, bem como suas especificidades e papeis nos corredores de circulação nacional e, sobretudo, internacional.
TEMA 4Festivais e Políticas Culturais – esse tema, de vital importância a existência dos festivais pretende aprofundar a implantação do Plano Nacional dos Festivais.

RODADA DE NEGÓCIOS
Reuniões agendadas entre criadores e agentes ou curadores e programadores culturais. Uma conexão direta para a apresentação de oferta e demanda da produção em artes cênicas e serviços culturais. Negócios, trocas ou acordos. A Rodada de Negócios é considerada uma das ações mais significativas no Brasil, pois vai ao encontro das novas políticas culturais – em sua dimensão econômica – tratando de questões contemporâneas como a mobilidade transnacional e o acesso a mercados internacionais. A rodada cria um espaço e ambiência propícios para a interlocução entre artistas e agentes culturais diversos, projetando a produção de artes cênicas.

FESTIVAIS PARTICIPANTES
Festival Internacional de Teatro de Manizales (Colombia), Festival Internacional de Las Artes de San José (Costa Rica), MAPAS – Mercado de Las Artes Performativas del Atlántico Sur (Tênerife/Espanha), Festival Internacional de Arte em La Calle Mueca (Porto De La Cruz/Espanha), Festival Internacional Puerto Street Art (Espanha), Red Eurolatinoamericana de Artes EscÉnicas REDELAE, dFERIA – Feira de Artes Escénicas de San Sebastina (Espanha), Festival Internacional de Buenos Aires -FIBA (Argentina), Festival Internacional Santiago OFF, Muestra Iberoamericana de Teatro, La Red De Promotores Culturais da América Latina e do Caribe, Instituto Nacional del Teatro de Argentina, Festival de Teatro de Curitiba, FEVEREFESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas, FESTCAL SP – Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo, TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro, Cena Brasil Internacional, FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens, FITBH – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Fiac Bahia, Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia, Festival de Teatro Lusófono – Festluso, Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas, Mostra Brasileira de Dança, Cambio.FIT/PE (Festival Internacional de Teatro de PE), Bienal Internacional de Dança do Ceará, Rede de Circulação e Internacionalização das Artes Cênicas, FIMC – Festival Internacional de Máscara do Cariri, FILO – Festival Internacional de Londrina, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MitSP, Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança do Brasil, Festival Maloca Dragão, Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Porto Alegre Em Cena, Festival de Teatro de Canela.

O Intercena vai ocorrer no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa e Museu Iberê Camargo. Para a emissão de certificado é necessário a presença em 75% das atividades do seminário.

A Braskem S.A., é a patrocinadora exclusiva do Intercena que é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, tem o apoio cultural da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura, do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT), ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e do Observatório dos Festivais, espaço de informação e reflexão sobre os festivais de artes cênicas no Brasil.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Terça, dia 24 de abril
Local: Teatro do Centro Histórico Santa Casa (Av. IndependênciA, 75)

9H – Credenciamento
10h – Abertura
11h às 13h – MESA MERCADOS E REDES DE COOPERAÇÃO
Os mercados internacionais, as Feiras de artes cênicas e o papel das Redes de Cooperação e os Intercâmbios entre países.

Participantes:
Octávio Aberlais – As feiras, mercados e os festivais no processo de circulação internacional;
Marcelo Bones – Articulação entre mercados e redes de festivais;
Marcelino Martins – A Rede Eurolatinoamericana de Artes Cênicas – REDELAE, no contexto da circulação e na co-produção das mostras;
Paulo Feitosa – A Rede Brasileira dos Festivais de Teatro;
Alexandre Vargas – Mediação.

13h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 14h30 – APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA COINCIDÊNCIA
Chimene Costa – Programa COINCIDÊNCIA da Fundação Suíça Para a Cultura Pro Helvetia e as possibilidades de parcerias e apoios na América do Sul.

14h30 às 15h30 – MESA CURADORIA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Participantes:
Fernanda Albuquerque – Como é que as artes visuais trabalham com a curadoria e como essa curadoria contribuiu para a internacionalização das artes visuais brasileira;
Gabriela Motta – As artes visuais são um exemplo a ser seguido e curadoria? Está mais avançada que as artes cênicas?;
Michele Rolim – Como pensam os curadores de artes cênicas a internacionalização da produção brasileira;
Paulo Feitosa – Mediação.

15h30 – LANÇAMENTO DE LIVRO
Michele Rolim – O que pensam os curadores de Artes Cênicas.

MOSTRAS DE TEATRO

Abaixo os destaques da programação. Informações no www.intercena.com.br.

Automákina – Universo Deslizante (Grupo De Pernas Pro Ar)
Local: Praça da Alfândega
Horário: 17h
Entrada franca

Sinopse: O Espetáculo trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: “a arte da sobrevivência”. Com uma linguagem que mescla o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos fazendo uma metáfora a existência humana, o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua.

El Juego de Antonia (André Carreira, Luciana Paz e SErgio Lulkin)
Local: Rua Doutor Lauro de Oliveira, 112 – Bairro Rio Branco
Horário: 20hs
Contribuição espontânea
Como são poucos lugares faça sua reserva: (51) 991198472 ou eljuegocontato@gmail.com

Sinopse: A peça apresenta um casal, Antonia e Virgílio, que vive junto há muitos anos. Eles criam e recriam jogos que beiram o grotesco, com os quais esperam se libertar de seus medos.

​​Sbornia KontrAtracka
Local: Teatro Renascença
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 20,00 na bilheteria do teatro a partir das 15h

Sinopse: Depois de Tangos e Tragédias, Hique Gomez e Simone Rasslan dão continuidade a saga sbørniana com “A Sbørnia Køntr’ATraka”.

Cidade Proibida (Cia. Rústica)
Local: Praça Júlio Mesquita (Usina do Gasômetro)
Horário: 22hs
Entrada franca

Sinopse: Reúne números individuais e coletivos dos artistas envolvidos. A inspiração são formas de convívio já conhecidas, como saraus, serenatas, cabarés artísticos, piqueniques e ceias noturnas. O evento compõe uma estrutura de encontro cênico ao redor de uma longa plataforma, incluindo música, circo, dança e teatro.

Quarta feira, dia 25 de abril

Local: Museu Iberê Camargo – Átrio – Avenida Padre Cacique, 2000
10h às 12h – RODADA DE NEGÓCIOS

Teatro do Centro Histórico Santa Casa (Av. IndependênciA, 75)
14h às 15h30 – MESA PLANO ESTRATÉGICO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Condições e entraves da internacionalização das artes cênicas

Palestrantes:
Marcelo Bones – A Internacionalização das Artes Cênicas do Brasil;
Marcelo Allasino – Plano Estratégico de Internacionalização da Produção de Artes Cênicas da Argentina;
Sérgio Saboya – Experiência Internacional na prática e a necessidade de um Plano Estratégico de Internacionalização da Produção de Artes Cênicas do Brasil;
Beatriz Goes – O Itamaraty no processo de internacionalização as artes cênicas do Brasil;
Paulo Feitosa – Mediação.

16h às 17h – MESA O INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NA FORMULAÇÃO DO MERCADO DAS ARTES E A EXPORTAÇÃO
Como as corporações dialogam com as dinâmicas da sociedade contemporânea e como a internacionalização é percebida nesse contexto.

Palestrantes:
Eduardo Saron – A Horizontalidade do Investimento Social Privado na sociedade contemporânea;
João Freire – A função do patrocínio empresarial na reformulação do mercado das artes;
Ana Letícia – A expansão da exportação de bens e serviços culturais brasileiros
Flávia Furtado – Competitividade Internacional do Ministério da Industria, comércio exterior e serviços;
Alexandre Vargas – Mediação.

MOSTRAS DE TEATRO
Destaques da programação. Informações no www.intercena.com.br.

Caliban (Ói Nóis Aqui traveiz)
Local: Largo Glênio Peres (Centro de Porto Alegre)
Horário: 16h
Entrada franca

Sinopse: Impulsionada pela ideia de que “somos todos Caliban”, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz quer, com a encenação, analisar criticamente a “Tempestade” conservadora que hoje sofre a América Latina, e especialmente o grande retrocesso nos direitos sociais e na luta pela autonomia econômica, política e cultural que vivemos no Brasil.

El Juego de Antonia (André Carreira, Luciana Paz e Sérgio Lulkin)
Local: Rua Doutor Lauro de Oliveira, 112 – Bairro Rio Branco
Horário: 20hs
Contribuição espontânea
Como são poucos lugares faça sua reserva: (51) 991198472 ou eljuegocontato@gmail.com

Sinopse: A peça apresenta um casal, Antonia e Virgílio, que vive junto há muitos anos. Eles criam e recriam jogos que beiram o grotesco, com os quais esperam se libertar de seus medos.

Quinta feira, dia 26 de abril

Local: Museu Iberê Camargo – Átrio – Avenida Padre Cacique, 2000
10h às 12h – RODADA DE NEGÓCIOS

Local: Museu Iberê Camargo – Átrio – Avenida padre Cacique, 2000
14h às 16h – MESA DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL DAS ARTES CÊNICAS

Palestrantes:
Mário Veja – A distribuição internacional de artes performáticas;
Norka Chiapuso – dFERIA, feria de Artes Escénicas de San Sebastian;
Federico Irazábal – Festival Internacional de Buenos Aires (FIBA);
Carla Valles – Festival Off e o espaço de circulação da produção local de artes cênicas no Chile;
Octávio Aberlais – Corredores estratégicos de cooperação;
Marcelo Bones – Mediação.

16h às 17h30 – MESA AVALIAÇÃO DO SIFTB – SISTEMA DE INDICADORES DOS FESTIVAIS DE TEATRO DO BRASIL E PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO
Pesquisas em elaboração sobre os festivais de teatro do Brasil.

Palestrantes:
Marcelo Millan NECCULT/UFRGS – Pesquisas sobre os Festivais de Teatro do Brasil;
Ana Flávia Machado – A análise de rede (relações e fluxos) e pesquisa de público nos festivais;
Paulo Feitosa – A Cartografia dos Festivais de Teatro do Ceará;
NECCULT/UFRGS – Documento de defesa dos Festivais de Teatro do Brasil como política pública;
Elder Patrick – O Mapeamento da cadeia produtiva das artes cênicas do Brasil;
Marcelo Bones – Mediação.

MOSTRAS DE TEATRO

Destaques da programação. Informações no www.intercena.com.br.

El Juego de Antonia (André Carreira, Luciana Paz e Sérgio Lulkin)
Local: Rua Doutor Lauro de Oliveira, 112 – Bairro Rio Branco
Horário: 20hs
Contribuição espontânea
Como são poucos lugares faça sua reserva: (51) 991198472 ou eljuegocontato@gmail.com

Sinopse: A peça apresenta um casal, Antonia e Virgílio, que vive junto há muitos anos. Eles criam e recriam jogos que beiram o grotesco, com os quais esperam se libertar de seus medos.

Sexta feira, dia 27 de abril

Local: Museu Iberê Camargo – Átrio – Avenida Padre Cacique, 2000
10h às 11h – MESA A REDE BRASILEIRA DE FESTIVAIS DE TEATRO
Relatos da estruturação da Rede Brasileira de Festivais de Teatro, a estruturação dos grupos de trabalho e agenda 2018/2019

Palestrantes:
Alaor Rosa – O encontro no Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília;
Luis Alonso – O encontro no Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia;
Paulo Feitosa – I Encontro Internacional de Políticas de Fomento e Sustentabilidade para Festivais de Teatro em Fortaleza;
Cynthia Margareth – Fórum de Festivais de Teatro no Brasil em Campinas;
Marcelo Bones – Seminário Festivais de Teatro no Brasil: Construindo um Plano Nacional e GTS de trabalho estruturado em Brasília;
Alexandre Vargas – Mediação

11h às 13h30 – MESA OS FESTIVAIS DE TEATRO DO BRASIL

Palestrantes:
Fabiula Passini – Festival de Teatro de Curitiba;
Cynthia Margareth – FEVERESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas;
Marcia Dias – TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro;
Karen Acioly – Fil – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens;
Marah Costa – FITBH – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte;
Alaor Rosa – Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília;
Felipe de Assis – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Fiac Bahia;
Francisco Pellé – Festluso – Festival de Teatro Lusófono;
Iris Macedo – Janeiro de Grandes Espetáculos-Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco;
Paula de Renor – CAMBIO.FIT/PE (Festival Internacional de Teatro de PE);
Dane de Jade – FIMC – Festival Internacional De Máscaras do Cariri;
Luiz Bertipaglia – FILO – Festival Internacional de Londrina;
Elenor Cecon – Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense;
Davi Linhares – Bienal internacional de Dança do Ceará;
Danielle Perreira – Festival de Dança de Londrina;

MOSTRAS DE TEATRO

Ocorrem com entrada franca. Importante ficar atento à capacidade de lotação de alguns espaços. Informações no www.intercena.com.br.

Medéia Vozes (Ói Nóis Aqui Traveiz)
Local: Terreira da Tribo
Horário: 19h
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada)

Sinopse: Na obra Medeia Vozes a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz retoma uma versão antiga e pouco conhecida do mito, trazendo uma mulher que não cometeu nenhum dos crimes de que Eurípides a acusa. Por mais de dois mil anos, Medeia, uma das mais poderosas mulheres da mitologia grega, é acusada de várias atrocidades, tais como o fratricídio, o infanticídio e o envenenamento de Glauce, e é esta imagem que foi imposta à consciência ocidental que a Tribo vem negar. O mito é questionado e reelaborado de maneira original, para analisar o fundamento das ordens de poder e como estas se mantêm ou se destroem..

El Juego de Antonia (André Carreira, Luciana Paz e Sérgio Lulkin)
Local: Rua Doutor Lauro de Oliveira, 112 – Bairro Rio Branco
Horário: 20hs
Contribuição espontânea
Como são poucos lugares faça sua reserva: (51) 991198472 ou eljuegocontato@gmail.com

Sinopse: A peça apresenta um casal, Antonia e Virgílio, que vive junto há muitos anos. Eles criam e recriam jogos que beiram o grotesco, com os quais esperam se libertar de seus medos.

Imobilhados (grupo Máscara EnCena)
Local: Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues – Av. Erico Verissimo, 307)
Horário: 19h
Valores: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia – estudantes, idosos e classe artística)

Sinopse: A peça conta com quatro atores para interpretar os dilemas, a intimidade e os desafios de convivência dos moradores de um edifício. Utilizando máscaras expressivas inteiras – linguagem teatral que dispensa a fala – o elenco se expressa através de gestos, ações e movimentos coreografados.

Fonte: Felipe Fraga/Phosphoros Novas Ideias
Imagem: Odair Fonseca de Souza