Cine Iberê exibe documentários sobre o samba, com canja musical e comentários de Mestre Izolino e Maria do Carmo Carneiro

No próximo domingo, 28 de janeiro, a partir das 16 horas, a Fundação Iberê Camargo realiza sessão comentada de dois documentários do diretor León HirszmanNelson Cavaquinho (1969) – que registra o cotidiano de um dos mais conceituados sambistas do Brasil, e  Partido Alto (1976-1982) – realizado em parceria com o músico Paulinho da Viola e que presta homenagem ao gênero, considerado a mais autêntica expressão do samba. Os comentários – com canja musical – ficam por conta dos sambistas Izolino Nascimento (Mestre Izolino) e Maria do Carmo Carneiro.

entrada é franca e a exibição integra o Cine Iberê, dentro do programa Samba | Partido Alto – atividade cinematográfica com curadoria de Marta Biavaschi e paralela à exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul, em cartaz na Fundação.

Partido Alto – filme realizado em colaboração com o músico Paulinho da Viola – é uma homenagem ao gênero musical considerado “a expressão mais autêntica do samba”, como define Candeia. Derivado do samba com raízes na batucada baiana, o Partido Alto é marcado por improvisações em estrutura semelhante ao do repente nordestino, com versos simples e de livre expressão, de acordo com a inspiração de cada um e sem comprometimento com o espetáculo. O filme tem como protagonistas os sambistas Paulinho da Viola, Candeia, Argemiro, Casquinha, Manacéia e Wilson Moreira. Com depoimentos marcantes da velha guarda, o filme revela a simplicidade e a comunhão da gente do samba.

Nelson Cavaquinho é um documentário realizado por Leon Hirszman em 1969, sobre o compositor e poeta Nelson Cavaquinho (1910-1986), um dos mais cultuados sambistas do Brasil. Com fotografia de Mario Carneiro, o filme registra o cotidiano do sambista cantando seus sambas, contando sua história, em casa e em companhia de sua vizinhança no bairro Bangu, no Rio de Janeiro.

Leon Hirszman (1937-1987) é um dos fundadores do Cinema Novo. Filho de judeus poloneses que emigraram para o Brasil nos anos 30, nasceu num subúrbio da Zona Norte do Rio de Janeiro. Autor focado em pensar a cultura brasileira nos seus diversos matizes, realizou uma potente e aclamada filmografia com filmes de ficção e documentários: A Falecida (1965), São Bernardo (1972), Eles não usam black-tie (1981), ABC da greve (1979-1990), Nelson Cavaquinho (1969), Partido Alto (1976-1982), Cantos do trabalho (1974-1976), Imagens do inconsciente (1987).

Izolino Nascimento (Mestre Izolino) é compositor e intérprete de samba. Nasceu em Porto Alegre (1943), vive em São Leopoldo. Integrou o grupo O Sambão e foi diretor artístico do conjunto Samba Autêntico. Atua como intérprete e compositor de samba-enredo para algumas escolas de samba do Carnaval de Porto Alegre, entre elas Imperadores do SambaPraianaImperatriz Dona Leopoldina e Império do Sol.

Maria do Carmo Carneiro é cantora e compositora. Interprete do samba de raiz, vive em Porto Alegre. Integra o grupo Negras em Canto, o projeto Ébano e Marfim, e realiza shows em parceria com a cantora Yara Lemos. Para a canja musical no Cine Iberê, estará acompanhada do violonista Carlos Alexandre Rodrigues.

Exposição em cartaz

A exposição Vivemos na melhor cidade da América do Sul, apresenta pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e performances de 28 artistas brasileiros referenciais, como Alair Gomes, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Guga Ferraz, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Maria Sabato, Mario Testino e Rosângela Rennó, entre outros. A mostra, com curadoria de Bernardo José de Souza e Victor Gorgulho, a mostra parte da canção Baby, de Caetano Veloso, para investigar noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, e analisa a paisagem estética e política do Rio de Janeiro para lançar uma mirada crítica sobre o Brasil.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Banco AgiplanGerdauCPFL EnergiaGrupo GPSBanrisulBanco VotorantimDLL Group e BTG Pactual, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.

A exposição Vivemos Na Melhor Cidade da América do Sul tem o patrocínio de Farm Rio e Baldo S/A.

Serviço: Cine Iberê

Domingo, 28 de janeiro, às 16h – Nelson Cavaquinho (de Leon Hirszman, 15min, 1969, Brasil) + Partido Alto (de Leon Hirszman, 23min, 1976-1982, Brasil)

Sessão única e comentada por Mestre Izolino e Maria do Carmo Carneiro, com canja musical Entrada franca

Exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul

Artistas: Adriano Costa, Alair Gomes, Anna Franceschini, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Caroline Valansi, Débora Bolsoni, Dominique Gonzalez-Foerster, Guga Ferraz, Guerreiro Do Divino Amor, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Joe Williamson, Maria Sabato, Mario Testino, Manoela Medeiros, Marcos Chaves, Miúda, Pedro Flutt, Pedro Victor Brandão, Pedro Rocha, OPAVIVARÁ!, Raymundo Amado, Rodrigo Matheus, Romain Dumesnil, Rosângela Rennó e Vivian Caccuri.

Curadoria: Bernardo de Souza e Victor Gorgulho

Local: átrio, 2º e 3º andares

Período de exibição: até 04 de fevereiro de 2018

Visitação: sábados e domingos, das 15h às 20h

ENTRADA FRANCA

Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

Transporte: As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.