Memorial do RS oferece visitas mediadas para Linha do Tempo da História do RS

O Memorial do Rio Grande do Sul – vinculado a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) – apresenta exposição de longa duração, a Linha do Tempo de História do Rio Grande do Sul, com visitação livre ou através de mediação do setor de Ação Educativa. São 36 painéis temáticos organizados cronologicamente, que contam a trajetória política, social e cultural do estado por meio de textos, ilustrações e mapas – resultante de pesquisa da historiadora Cláudia Wasserman. O objetivo é mostrar a diversidade do povo, seus costumes e os momentos significativos da nossa história.

O acessível recurso linha do tempo, aliado à orientação didático-pedagógica das atividades, fazem do Memorial do RS um local de público diversificado e excelente lotação. O agendamento para grupos e escolas pode ser efetivado em memorial.acaoeducativa@gmail.com, com horários disponíveis entre terça e sexta-feira, das 10 h às 17 h. A entrada é franca.

Sobre a Linha do Tempo:

A exposição está disponível ao público há 17 anos e cumpre uma importante função social. Com uma proposta museográfica simples, atinge públicos de diferentes níveis culturais e de todas as idades. A estratégia é consagrada em museus de todo o mundo, e na América Latina tem exemplos de referência no Chile, México e Argentina, assim como em outros estados do Brasil. Desde sua inauguração, em 2000, o Memorial do RS consolidou seu público a partir da Linha do Tempo. Profissionais de educação, estudantes, pesquisadores e cidadãos com os mais diversos interesses têm como referência a instituição em função dessa exposição.

O setor de Ação Educativa do Memorial estima que 1,5 a 2 milhões de estudantes de diversos níveis, da Educação Básica ao Ensino Superior, tenham usufruído de visitas mediadas e de atividades relacionadas à Linha do Tempo (verificado a partir do agendamento e livro de registros). Um grande número de projetos e oficinas foi desenvolvido a partir dessa interação. Mesmo com a dificuldade de calcular o número exato de visitantes da exposição, desde a inauguração, são estimados em milhões de brasileiros, de diferentes regiões, bem como de estrangeiros de todos os continentes.

O historiador do Memorial do RS, Fabio de Oliveira Sosa, ressalta que entre as possibilidades de compreensão das funções e ações dos museus (e dos memoriais como instituições museológicas), está o entendimento de que devem preservar, pesquisar e comunicar. Nesse sentido, a Linha do Tempo, “comunica para a sociedade o que somos enquanto instituição, além de forjar nossa identidade e atribuir sentido aos setores, programas e ações da casa”, esclarece Sosa.

O historiador ressalta ainda que esse projeto continua único, já que não existem outras propostas expositivas que abarquem ao mesmo tempo essa dimensão temporal – iniciando com os primeiros vestígios de ocupação humana no atual território do Rio Grande do Sul – e os componentes temáticos, cujos conteúdos trazem política e cultura, personalidades e polêmicas, aspectos identitários e traumas coletivos, diretos humanos e democracia” – finaliza.

Linha do tempo da História do Rio Grande do Sul

Memorial do Rio Grande do Sul – primeiro andar

Agendamento de visitas mediadas: memorial.acaoeducativa@gmail.com, com horários disponíveis entre terça e sexta-feira, das 10 h às 17 h.

Entrada franca.

 

Por: Mariângela  Machado