Os melhores shows internacionais e nacionais de Porto Alegre em 2017

O ano de 2017 foi um dos melhores para o show business gaúcho e brasileiro, só em Porto Alegre tivemos mais de 30 shows internacionais. Entre os principais nomes estão Paul McCartney, Green Day, Coldplay, Elton John + James Taylor, John Mayer e Bon Jovi.

Nós decidimos criar uma lista com os melhores shows internacionais e nacionais que passaram por Porto Alegre, em 2017. Juntamos opiniões de parceiros e do público, que em massa escolheu a apresentação do Coldplay como a melhor do ano.

Confira lista abaixo e comente caso seu show preferido ficou de fora, ano que vem a agenda já está bem cheia com Roger Waters, Katy Perry, Foo Fighters, Phil Collins, Demi Lovato, Andrea Bocelli e muito mais. Bom 2018!

 

MELHORES SHOWS INTERNACIONAIS

1 – Coldplay (11/11 – Arena do Grêmio)

A banda liderada por Chris Martin se apresentou pela primeira vez em Porto Alegre, para um público de 60 mil pessoas na Arena do Grêmio. Foram duas horas de muitos fogos, confetes e hits. Martin chegou a pronunciar algumas palavras em português, pegou uma bandeira do Rio Grande do Sul e ainda cantou uma música escrita especialmente para o Brasil. Foi lindo! Leia mais.

2 – Green Day (07/11 – Anfiteatro Beira Rio)

Este foi um dos shows mais enérgicos de todos os tempos que Porto Alegre já viu. Em turnê para divulgar o disco Revolution Radio, o Green Day retornou à capital gaúcha depois de 7 anos desde a primeira apresentação. Desta vez tocou para um pouco mais de 15 mil pessoas no Anfiteatro Beira Rio. No repertório estavam clássicos do começo da carreira e sucessos recentes do novo disco. Não foi uma festa e sim uma verdadeira celebração, como diria Billie Joe Armstrong. Leia mais.

3 – Paul McCartney (13/10 – Estádio Beira Rio)

O eterno beatle também voltou a Porto Alegre, depois de um show épico em 2010. Maccca se apresentou, novamente, no Estádio Beira Rio para 50 mil pessoas. O setlist sempre incrível teve músicas dos Beatles, dos novos discos e de parcerias recentes. Sempre simpático, Paul falou em português, chamou fãs no palco e interagiu durante todo o show. Leia mais.

4 – The Who (26/11 – Anfiteatro Beira Rio)

Pela primeira vez no Brasil, em mais de 50 anos de carreira, o The Who fez um dos shows mais memoráveis da capital gaúcha. Roger Daltrey e Pete Townshend mostraram, durante duas horas, muita energia em cima do palco. Foi um momento épico que jamais nos esqueceremos. Leia mais.

5 – Bon Jovi (19/09 – Estádio Beira Rio)

Mesmo sem o seu principal guitarrista/parceiro, Jon Bom Jovi soube cativar a plateia gaúcha. Pegando o embalo da apresentação no Rock in Rio, o Bon Jovi passou por Porto Alegre e fez um show para mais de 40 mil pessoas no Estádio Beira Rio. Leia mais.

6 – Helloween (31/10 – Pepsi On Stage)

Os americanos trouxeram a Porto Alegre, a Pumpkins United World Tour. Dessa vez tinha Michael Kiske no vocal, após 23 anos, e Kai Hansen, depois de 27 anos, na guitarra. O setlist contou com clássicos de todas as eras da carreira da banda. Sem contar que a apresentação foi bem no dia do Halloween, coincidência não? O ex-baterista Ingo Schwichtenberg, falecido, também foi homenageado no show.

7 – Elton John + James Taylor (04/04 – Anfiteatro Beira Rio)

Assistir duas lendas britânicas no mesmo dia não é para qualquer um. Mais de 15 mil gaúchos tiveram esse privilégio, em abril, no Anfiteatro Beira Rio. Elton John e James Taylor se apresentaram sozinhos, mas cada um trouxe um repertório cheio de sucessos e emocionaram o público. Na ocasião Taylor havia quebrado o dedo e não pode tocar violão. Elton, que não teve nenhuma fratura, mostrou o que tem de melhor: carisma e talento. Leia mais.

8 – Korn (23/04 – Pepsi On Stage)

A banda americana veio pela primeira vez a Porto Alegre, com a turnê de divulgação do disco The Serenity of Suffering. Semanas antes de desembarcar na América do Sul, o grupo divulgou nas redes que o baixista Fieldy não poderia viajar e no lugar dele entraria Tye Trujillo, de 12 anos. O público ficou com o pé atrás por conta da idade do garoto, mas Tye provou que tem cacife para aguentar o Korn. Ele ‘quebrou tudo’ no show e conquistou os fãs do Korn. Com certeza foi o melhor show de metal que Porto Alegre já viu. Leia mais.

9 – John Mayer (24/10 – Anfiteatro Beira Rio)

O famoso guitarrista americano também entrou no pacote de ‘primeira vez em Porto Alegre’. Ele tocou no Anfiteatro Beira Rio com ingressos esgotados e com um público (maioria) formado por mulheres. John apresentou canções do novo disco The Search for Everything e clássicos de sua carreira.

 10 – ZAZ (28/03 – Auditório Araújo Vianna)

O fenômeno da música francesa voltou a Porto Alegre, para apresentar o seu show concebido pelo fotógrafo e designer gráfico francês Laurent Seroussi. A apresentação teve projeções e iluminação especial que costuraram o espetáculo recheado com os grandes sucessos da cantora de voz grave, rouca, com ares — e letras — de pura liberdade e uma certa rebeldia.

 

MELHORES SHOWS NACIONAIS

1 – Paulinho da Viola + Marisa Monte (15/09 – Auditório Araújo Vianna)

Show marcado em cima da hora e ingressos caríssimos, essa apresentação de Paulinho da Viola com Marisa Monte tinha tudo para dar errado, mas com certeza foi a melhor do ano. O repertório passou essencialmente pela nobreza do samba, que consagrou Paulinho. Foi um momento memorável para a música brasileira.

2 – Ney Matogrosso (01/04 – Auditório Araújo Vianna)

Depois de se apresentar para um Teatro do Bourbon Country abarrotado de gente, em 2016, Ney Matogrosso voltou a Porto Alegre para uma apresentação com ingressos esgotados no Auditório Araújo Vianna. O show Atento aos Sinais, contou com um repertório cheio de clássicos escritos pelos maiores compositores da MPB. No alto de seus 75 anos, Ney mostrou muita vitalidade e carisma durante as suas performances.

3 – Nivea Viva Jorge Ben Jor (02/04 – Anfiteatro Por do Sol)

A sexta edição do projeto Nivea Viva foi marcada pela homenagem ao cantor, guitarrista e compositor Jorge Ben Jor. A banda mineira Skank e a cantora Céu, ficaram encarregado de revistar a carreira do músico. Está foi a primeira edição a ter no palco o homenageado. O show reuniu mais de 100 mil pessoas na tarde linda de domino, no Anfiteatro Por do Sol.

4 – Humberto Gessinger (19/08 – Pepsi On Stage)

O músico gaúcho finalmente gravou um DVD ao vivo em sua cidade de origem. A apresentação comemorou os 30 anos do disco A Revolta dos Dândis, lançado em 87 pelos Engenheiros do Hawaii. Foram mais de 4 mil pessoas no Pepsi On Stage para presenciar este momento histórico, que ainda teve participação do ex-baterista da banda Carlos Maltz.

5 – Anavitória (12/06 e 1º/12 – Auditório Araújo Vianna)

Esgotar dois shows na mesma cidade não é para qualquer um, mas as meninas Ana Clara e Vitória Falcão conseguiram. Elas levaram mais de 5 mil pessoas (na duas apresentações) ao Auditório Araújo Viana. O primeiro show foi no dia 12 de junho, em comemoração ao dia dos namorados, já o segundo foi no dia 1º de dezembro. Ambos causaram comoção nos fãs.

6 – Tocando em Frente (08/06 – Auditório Araújo Vianna)

Três grandes nomes da música sertaneja se reuniram para um espetáculo único. Almir Sater, Sérgio Reis e Renato Teixeira estiveram juntos, no Araújo Vianna, com o show Tocando em Frente. Músicas como “Romaria”, “Trem do Pantanal”, “Panela Velha”, “O Rei do Gado”, “Frete”, “Chalana” e claro, “Tocando em Frente” estiveram presentes no repertório.

7 – Raça Negra (22/07 e 14/12 – Auditório Araújo Vianna)

Assim como a dupla Anavitória, o Raça Negra também esgotou dois shows na capital em 2017. A primeira foi no dia 22 de julho, já a segunda em 14 de dezembro, quando apresentou novas músicas do trabalho Raça Negra & Amigos II.

8 – Caetano Moreno Zeca Tom Veloso (19/12 – Auditório Araújo Vianna)

Caetano Veloso apresentou em Porto Alegre a turnê “Caetano Moreno Zeca e Tom Veloso”, onde mostrou, ao lado dos filhos, um repertório farto de sucessos como “Reconvexo”, “Alegria, Alegria”, “Oração ao Tempo” e “O Leãozinho”. Também foram executadas canções feitas em parceria com eles, como “Um canto de afoxé para o bloco do Ilê”, composta juntamente com Moreno Veloso, que tinha 9 anos de idade na época. Já o filho caçula, Zeca Veloso, foi apresentado ao grande público de Caê com a novíssima música autoral, “Todo Homem”, cujo clipe foi lançado dias após o show na capital gaúcha e também já está disponível no Spotify.

9 – Beatles para Crianças (19/11 – Teatro do SESI)

O projeto Beatles para Crianças foi um verdadeiro sucesso em Porto Alegre, foram duas sessões com o Teatro do Sesi cheio. O espetáculo mostrou novas versões nas músicas dos Beatles e entusiasmou as crianças logo de cara. Durante todo o show, o público participou do espetáculo e ouviu histórias que ilustram as letras e temas das canções.

10 – Pabllo Vittar (20/09 – Pepsi On Stage)

Pela primeira vez em Porto Alegre, Pabllo Vittar fez um dos shows mais lotados do Pepsi On Stage em 2017. No auge de sua carreira, a drag queen levou 5 mil pessoas a loucura. A apresentação foi no dia da Revolução Farroupilha, um dos feriados mais tradicionais do Rio Grande do Sul.