Tablado Andaluz apresenta Simplesmente Flamenco no Teatro Glênio Peres

III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres Espetáculo Simplesmente Flamenco, da companhia Tablado Andaluz . Foto: Claúdio Etges

Nesta semana, a III Mostra de Artes Cênicas do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, terá como atração o espetáculo Simplesmente Flamenco, da Cia. de Dança Tablado Andaluz. Haverá apresentações na sexta-feira (1º/12) e no sábado (2/12), às 20 horas, com entrada gratuita e classificação livre para todos os públicos.

Até sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas, os ingressos poderão ser retirados na Seção de Memorial da Câmara. Atenção: esses horários não valem para o sábado. Neste dia e na sexta-feira após as 18 horas, as entradas estarão disponíveis somente a partir de meia hora antes das apresentações, no saguão do Teatro Glênio Peres (Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso). Estacionamento gratuito. Informações: (51) 3220-4318.

Resgate de raízes

Simplesmente Flamenco é, na definição da companhia, “um mergulho no universo flamenco, no dia-a-dia, na intimidade dos ensaios e na vida de cada um”. A fusão de coreografias com a iluminação serve de inspiração e de pano de fundo, onde se desenrolam todas as cenas. O espetáculo trata o baile flamenco com simplicidade, “traduzida na sua forma mais pura e na sua linguagem mais direta”. O grupo lembra que os hábitos do povo da Andaluzia de cantar e dançar, “traduzindo suas vidas, suas dores e seus sentimentos em arte, são os elementos principais da alquimia que originou o flamenco.

A direção geral e as coreografias são de Andréa Franco e das demais bailaoras (professoras) do Tablado. Acompanha as danças a Banda Flamencura, tendo o bailaor Pedro Fernández na voz e na direção musical. O repertório resultou de uma profunda pesquisa nas raízes do flamenco. O grupo buscou no cancioneiro popular andaluz as letras e os ritmos troncos do estilo musical e os interpreta com novos arranjos. Compõem a banda: Giovanni Capeletti (guitarra flamenca), Pedro Fernández (voz), Leonardo Dias (flauta transversa) e Gustavo Rosa (cajón e percussão).

Também fazem parte da ficha técnica do espetáculo: Graziela Silveira e Luana Jacociunas (bailaoras), Luciana Bitello/Engenho da Arte (produção executiva), Alzira e Sônia Jacociunas (costureiras do figurino desenhado pela cia.), Fabrício Simões (iluminação), Miguel Castilhos (sonorização), Simone Lersch (divulgação) e Júlio Rivatto (arte gráfica).

 Próximas atrações da III Mostra

1º/12 20 horas Simplesmente Flamenco – Tablado Andaluz Dança Livre
2/12 20 horas Simplesmente Flamenco – Tablado Andaluz Dança Livre
8/12 20 horas SeteOito – Impermanências Dança Livre
9/12 20 horas SeteOito – Impermanências Dança Livre
15/12 15 horas A Arca de Noé Teatro Infantil Livre
16/12 16 horas A Arca de Noé Teatro Infantil Livre

 

Por: Claudete Barcellos