Espetáculo “As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta” acontece no tTatro do Sesc em Canoas

O resgate da centelha da infância na vida adulta é o tema central do espetáculo teatral As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta, que será apresentado gratuitamente em Canoas neste domingo, dia 5 de novembro, às 18h, Sesc Canoas (Rua Guilherme Schell, 5340, por meio de uma parceria com o Sesc – Fecomércio RS, unidade Canoas.

A ação faz parte do Projeto de Circulação financiado pelo “Prêmio IEACen Teatro – Pró Cultura RS FAC (Fundo de Apoio a Cultura) 2017”, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, que prevê a realização da peça hamburguense de forma gratuita para o público em sete municípios gaúchos. Depois de Canoas, o espetáculo segue para Caxias do Sul, Estrela e São Sebastião do Caí, finalizando a turnê que já passou por Sapiranga, Dois Irmãos e Tupandi.

Reflexão

Com texto original do dramaturgo e diretor Maurício Fülber, a peça propõe uma reflexão acerca da condição humana na atualidade, fundamentada em conceitos científicos e filosóficos. “Nossa historia transita em temas como condicionamento social, criatividade artística, existencialismo cósmico, liberdade individual e projeção do amor romântico que, juntas, culminam em uma reflexão sobre o reencontro com a nossa criança interior”, explica Fülber.

Encenado pela primeira vez em 2014, As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta é um espetáculo poético construído a partir de um ambiente representativo do inconsciente da protagonista, Savine, em três fases de sua vida: a infância, a adolescência e a maturidade. Aos 10 anos, acompanhada de seu amigo imaginário e ursinho de pelúcia, Dante, vê todos os seus sonhos ganharem força enquanto conversa sobre ciência e filosofia antes de ir dormir. Aos 17 anos, vive seu primeiro amor com um rapaz que a instiga a criar histórias mágicas de mundos impossíveis. Chegando aos 29, se depara com as insatisfações e amarguras de suas escolhas pessoais e profissionais, decantando seu lado mais sombrio no palco.

Identificação

Segundo Fülber, por meio dessas três etapas de existência da personagem, ele procurou criar um contraponto entre as mudanças que transcorreram durante seu crescimento. “Os momentos se alternam e se encontram em cena para contar essa história de sonhos, amores e frustrações, buscando uma identificação sutil com o público, que pode traçar um paralelo pessoal com várias situações e pensamentos, criando a possibilidade de uma reflexão profunda tanto da vida quanto do fazer artístico em si”, pontua.

O espetáculo, que tem no elenco Martha Brito, Bruna Johan, Ana Spohr, Duda Hardessem, Juliano Rangel e Bruno Seixas, contabiliza 19 premiações ao longo de sua trajetória em festivais de teatro pelo Rio Grande do Sul, além de conquistar o 1º Lugar no Prêmio Dramaturgia do 6º Niterói em Cena, festival de grande destaque no Rio de Janeiro, e ter participado do Cenata 2014, em Araçatuba, São Paulo.

Inspiração

O principal objetivo desse Projeto de Circulação é alcançar o maior número possível de público. A gratuidade das apresentações corrobora essa ideia, que tem em sua premissa fortalecer a cultura e a arte como modificadora social, visto que essa é a sua função primordial. Por isso, as apresentações serão sempre seguidas de um debate sobre os temas da peça e seu processo de criação, além de uma oficina sobre direção e encenação.

Para Fülber, a arte não serve apenas para ser bonita, mas para questionar, instigar, incomodar, encantar, fazer pensar e, por isso, quanto mais pessoas tiverem acesso a ela, mais a sociedade vai se desenvolver de forma esclarecida, sem tanto preconceito, disposta ao diálogo, a análise construtiva e a argumentação pacífica. “A expectativa agora é a de sermos parte dessa inspiração, que um pouco daquilo que construímos desperte o pensamento de cada um e os instigue a refletir fora dos padrões, de forma criativa e inovadora”, explica.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Maurício Fülber

Cenografia, Figurinos e Identidade Visual: Vergílio Lopes

Criação de Luz: Casemiro Azevedo

Trilha Original: Maurício Fülber e Fábio de Pádua

Elenco: Ana Spohr, Bruna Johann, Juliano Rangel e Martha Brito

Produção: Maurício Fülber, Juliano Rangel, Claudir Fülber e Odete A. Banaletti

Confecção de Figurinos: Odete A. Banaletti

Duração: 50min

Classificação Indicativa: 12 anos

Financiamento: Pró Cultura RS FAC (Fundo de Apoio a Cultura) – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Apoio: Xícara de Tinta – Márcio Fülber e Bando – Associação Casa da Praça

Facebook – https://www.facebook.com/ascincopontas

Site – https://www.ascincopontas.com/

 

Por: Juliano Rangel

Fotos: Vergilio Lopes