Com texto de García Lorca, Grupo de Teatro MERÁKI apresenta “Bernarda”

Adaptação da obra “A Casa de Bernarda Alba” com direção de Graça Nunes e direção coreográfica de Carlota Albuquerque estreia no Teatro Renascença, de 2 a 12 de novembro, quintas a domingos sempre às 20h30.

Uma tradicional família de cinco filhas solteiras, uma mãe despótica, uma avó louca e duas criadas tratadas como animais de carga povoa “BERNARDA”,espetáculo que transpõe para o palco o texto “A CASA DE BERNARDA ALBA” de Federico García Lorca, uma história mergulhada na tradição, no preconceito, no autoritarismo, na repressão sexual e na opressão das mulheres e que estreia no próximo dia 2 de novembro no Teatro Renascença às 20h30.

O universo doméstico opressivo que abriga a tragédia da virgindade, o explosivo resultado da repressão sexual e a amarga sina de mulheres que nunca terão a oportunidade de escolher seus maridos da obra do escritor espanhol será traduzido para o palco a partir da direção de Graça Nunes e direção coreográfica de Carlota Albuquerque. “BERNARDA” é uma peça que levanta duros questionamentos sobre a sociedade machista, assim como desafia as tradições, a força coercitiva da religião e da cultura.

“Independente do fato de que o texto de Lorca navegue entre um pretenso naturalismo e um perceptivo simbolismo, buscamos apoio, para a escritura cênica da nossa ‘Bernarda’, em elementos claramente atribuídos a uma estética mais contemporânea e performática, enfatizando sensações e linguagem de ações não cotidianas”, afirma Graça Nunes.

Sons de instrumentos de percussão, ruídos, barulhos e murmúrios, compõem a trilha sonora do espetáculo e o cheiro do incenso, do suor e do medo deve embalar as cenas. O figurino traz o mesmo traje em preto para todas as personagens, trazendo uma proposta de desindividualização das mulheres que estarão no palco.

Espetáculo “BERNARDA”
Quando: 02 a 12 de novembro, quintas a domingos, 20h30
Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307)
Ingressos: R$ 30,00 (50% de desconto para idosos, estudantes, classe artística, funcionários municipais de Porto Alegre e acompanhantes e professores da rede pública estadual)
Vendas pelo site www.entreatosdivulga.com.br/bernarda
Ou na bilheteria do teatro uma hora antes das apresentações
Página no Facebook: www.facebook.com/cardapioculturalpoa 
Evento:
https://www.facebook.com/pg/Cardápio-Cultural-478209379026841/events

FICHA TÉCNICA
Direção: Graça Nunes
Direção Coreográfica: Carlota Albuquerque
Autor: Federico García Lorca
Dramaturgia/Adaptação: Graça Nunes
Assistência de Direção: Cris Neützling
Tradução: Betha Medeiros
Tradução e Adaptação do Texto “The Serpent” de Jean-Claude Van Itallie: Robertson Frizero
Elenco: Aline Vargas, Betha Medeiros, Cleia Bertinetti Bandeira, Cissa Madalozzo, Elaine Segura, Martina Fensterseifer, Ofélia Ferretjans, Raquel Pilger, Rosangela de Britto, Roberta Pochmann
Bailarina Convidada: Angela Spiazzi
Cantora Convidada: Gabrielle Fleck (Gabi Fleck)
Criação de Figurinos: Daniel Lion
Maquiagem: Cris Neützling
Criação Cenográfica: Elcio Rossini
Confecção de Cenografia: Paulo Ricardo de O. Pereira (Paulinho), Naray Cristina Schaeffer Pereira
Trilha Sonora Original: Alexandre Azevedo
Técnico e Operador de Som: Álvaro RosaCosta
Criação e Operação de Luz: João Fraga
Projeto Gráfico: Raquel Pilger
Fotos: Francisco Medeiros e Luciane Pires Ferreira
Assistente de Produção: Cris Neützling
Produção: Daniela Lopes/Cardápio Cultural
Realização: Grupo de Teatro Meráki