Memorial do Rio Grande do Sul apresenta Africanidades 2017

Foto: Rosane Scherer

Africanidades 2017 inaugura no dia 27 de outubro (sexta-feira), às 18 horas, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, no primeiro andar, na Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre. O projeto apresenta exposição e ciclo de atividades pedagógicas e integra a programação paralela da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, seguindo também como temática na 11ª Bienal do Mercosul. As atividades acontecem na Sala Múltiplos Usos, no 2º andar da instituição, e seguem até 01 de dezembro, com entrada franca. Confira a programação completa em www.feiradolivro-poa.com.br.

A mostra pedagógica Africanidades na Escola: o trabalho dos profissionais em educação na aplicação da Lei nº 10.639/03 exibe trabalhos de educadores da Educação Básica, orientados por educadores cujas trajetórias revelam compromisso com o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.  A exposição busca socializar práticas e inspirar outros docentes, além de contribuir para a troca de experiências sobre os processos de ensino/aprendizagem.

A programação do ciclo de atividades pedagógicas Pedagogias Afro-rio-grandenses e Lei nº 10.639/03: temas, abordagens e metodologias oferece ao público a sabedoria Griot – guardiães, intérpretes e cantores da história oral de muitos povos africanos -, além de um conjunto de proposições metodológicas e abordagens didáticas que expressam a cultura e os valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros.

O projeto foi concebido por comissão curadora de profissionais da educação, em caráter voluntário. Esse conceito coletivo trouxe para o museu histórico o processo de construção pedagógica do universo escolar. E, com base na lei 10.639/03, o grupo quer contribuir no enfretamento do racismo estrutural, reconhecendo os fundamentos civilizatórios africanos da sociedade brasileira e estabelecendo as relações étnico-raciais baseadas no respeito da diversidade. Os educadores seguem prática de 2003, quando o professor Arilson dos Santos Gomes iniciou esse trabalho educativo, hoje chamado Africanidades –  debruçados mais uma vez na lei 10.639/03.

Sobre a Lei nº 10.639/03:

A lei propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura africana e afro-brasileira. Os educadores devem ressaltar a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, considerando os negros como sujeitos históricos. Assim, valorizando o pensamento e as ideias de intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança, cinema, entre outras) e as religiões de matrizes africanas. Após a aprovação dessa lei, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira garante um novo significado e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. Nesse sentido, os professores exercem importante papel no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil.  Nessa lei foi instituído também o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. A data é marca a luta contra o preconceito racial no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

(disponível também em www.feiradolivro-poa.com.br)

Ciclo de Atividades Pedagógicas

Pedagogias Afro-rio-grandenses e Lei nº 10.639/03: temas, abordagens e metodologias.

OUTUBRO

Dia 27, sexta-feira, 18 horas

Abertura: Comunicação do Mundo com o Rufar dos Tambores

Cerimonial de abertura institucional/Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Performance da atriz Silvia Duarte.

Sessão comentada: curta-metragem Fábula de Porongos (Brasil, 2016, 23 min.), com o ator Sirmar Antunes.

Abertura da mostra pedagógica Africanidades na Escola: o trabalho dos profissionais da educação na aplicação da Lei  10.639/03.

Dia 28, sábado, 14 horas

Painel: Negrocracia – resistência popular e democrática, com a ONG Maria Mulher – organização de mulheres negras.

17h30, apresentação musical: Grupo Puro Sentimento.

Dia 30, segunda-feira, 18 horas

Painel: O uso do cinema para o debate racial na escola, com a professora Fabiana Soares Mathias/E.M.E.F Grande Oriente.

NOVEMBRO

Dia 02, quinta-feira, 15 horas

Aula Aberta: Cientistas e Pesquisadores Negros, com a professora Patrícia Pereira/SMED-Porto Alegre/Uniafro.

Dia 03, sexta-feira, 18 horas

Porto Alegre e a atualidade da Diáspora Africana: conversa com Mor Ndiaye – empresário Mor Diourbel Ndiaye (Associação dos Senegaleses de Porto Alegre).

Dia 04, sábado, 15 horas

Oficina: Práticas Pedagógicas Olukó Ayó, com a professora Cláudia Freitas/E.M.E.F Lidovino Fanton.

18 horas, painelA história da educação dos negros no RS, com a professora Isabel Silveira dos Santos/ Osório/RS-REE/RS-NECCSO/UFRGS.

Dia 06, segunda-feira, 18 horas

Oficina: A representatividade negra na literatura infantil, com a professora Cláudia Duarte/I.E Flores da Cunha.

Dia 07, terça-feira, 15 horas

Painel: Representatividade do negro no cinema, com o professor Walter G. Lippold/UniRitter e professor Orson Soares/REES- Coletivo Fanon.

18 horas, sessão comentada: documentário Oxalá cresçam pitangas (Angola, 2007, 62 min.), com a professora Renata Dariva.

Dia 09, quinta-feira, 18 horas

Leitura dramática do texto Nós dois na noite, de Luiz Silva (‘Cuti’), com a atriz Adriana Rodrigues.

Dia 10, sexta-feira,15 horas

Painel: Afro-saúde, com Celso Procópio, presidente SEPIR/GHC e jornalista Renata Rodrigues Lopes – SEPPIR/GHC

17 horas, painelO desenvolvimento das políticas de igualdade racial, com Sérgio Nunez, ex- coordenador das Políticas de Igualdade Racial/RS.

Dia 11, sábado, 15 horas

Contação de Histórias com o boneco Bastião, com Julinho de Oxalá.

18h30, painelA pedagogia Griot, com mestre Waldemar Pernambuco / Grupo Temático Pedagógico Ponto Z

Dia 13, segunda-feira, 18 horas

Painel: Religiosidade negra e laicidade na educação, com Baba Hendrix Silveira – doutorando/EST

Dia 14, terça-feira, 15 horas

Painel: Projeto Empoderadas IG: o poder do crespo e o empoderamento na diversidade escolar, com as professoras Luciana Dornelles Ramos/E.E.E.F. Ildefonso Gomes e Tainá Albuquerque/E.E.E.F. Ildefonso Gomes.

18h30min, painelO Massacre de Porongos: a história negada, com os professores Lúcia Regina Brito Pereira/SEDUC-RS  e Adriano Viaro.

Dia 16, quinta-feira, 18 horas

Oficina: Me passa o giz de cera cor de pele? – Representatividade negra na educação, com professora Patrícia da Silva Pereira/SMED-Porto Alegre/Uniafro.

Dia 17, sexta-feira, 18 horas

Painel: A experiência de construção de um coletivo como forma de intervenção pedagógica nas escolas, com o professor José Ernesto Melo/E.E.E.M. Padre Reus/Coletivo Quilombo – Coletivo de Ação Educativa.

Dia 18, sábado, 14 horas

Encontro de Mestras e Mestres Griots

Organizador: Mestre Cica de Oyó

Dia 19, domingo, no palco da Feira do Livro, 10 horas

Painel: Projeto Meninas Crespas: rasgando o véu da invisibilidade, exaltando a estética negra e resgatando a nossa História!, com as professoras Adriana Salvamoura, Ana Carolina Santos, Cris Paim ,Inajara Vieira, Janaina Barbosa da Silva, Janaina Silva dos Santos, Joseane Spies,  Perla Santos,  Simone Rodrigues e Vanessa Felix – e professores do E.M.E.F. Senador Alberto Pasqualini

11 horas, no  palco da Feira do LivroApresentação de Maculelê(s) – Projeto Meninas Crespas, dos alunos da E.M.E.F. Senador Alberto Pasqualini / Registro fotográfico de Nielson Rocha.

15h30, apresentaçãoEncontro de vozes – ação social da Marcha das Pretas Empoderadas;

Dia 20, segunda-feira, 14 horas:

Ato de Memória e Celebração de Zumbi dos Palmares

Cortejo Grito Afro – Instituto Cadê Zumbi

17h30, performance: Rainha dos Raios, com a bailarina e ativista Danielle Costa.

18h20, apresentação: Ópera dos Malandros, com Grupo Cultural Estilo Afro

Dia 21, terça-feira, das 9h às 21h

Feira Livre – Todos os tons de NegrXs

Rede de Empreendedores Afro-gaúchos

19 horas, painelA experiência de ensinar História e Cultura Africana e Afro-brasileira, com a professora Claudia Duarte/I.E. Flores da Cunha e professora Claudia Freitas/ E.M.E.F. Lidovino Fanton.

22, quarta-feira, das 9h às 21 h

Feira Livre – Todos os tons de NegrXs

Rede de Empreendedores Afro-gaúchos

23, quinta-feira, das 9 às 21 horas

Feira Livre – Todos os tons de NegrXs

Rede de Empreendedores Afro-gaúchos

Dia 24, sexta-feira, 18 horas

Painel: Negro Drama: uma abordagem do genocídio da juventude negra em sala de aula, com o professor José Ernesto Melo/E.E.E.M. Padre Reus/Coletivo Quilombo – Coletivo de Ação Educativa.

28, terça-feira, 18 horas

Oficina: Grito Afro – Bandas Afroescolares / Instituto Cadê Zumbi

30, quinta, 18 horas

Painel: Retratos e autorretratos na diversidade: ambiência racial na educação infantil, com prof. Cristiane Schardong/E.M.E.I Padre Ângelo Costa.

DEZEMBRO

01/12, sexta-feira

Encerramento do Africanidades 2017

18 horas – Cerimonial / 18h20min – apresentação musical do Grupo Gueto

19 horas – Aula musicada: Contando a Verdade, Cantando a História –

Mestre Waldemar Pernambuco / Grupo Temático Pedagógico Ponto Z

 

Por: Mariângela Machado