Ensaio crítico sobre obra de Luiz Antônio Assis Brasil tem lançamento no Memorial do RS

Na próxima sexta-feira (06), às 18 horas, acontece o lançamento de Um romancista ao Sul: a ficção de Luiz Antônio de Assis Brasil, de Débora Mutter, no Memorial do RS. Na ocasião, haverá uma breve apresentação da obra com a presença de Assis Brasil e Sérgius Gonzaga. O livro oferece um amplo ensaio crítico com a análise de cinco obras de um de nossos maiores escritores contemporâneos. A publicação é da editora BesouroBox.

Sérgius Gonzaga, responsável pela orelha do livro, destaca o talento crítico da escritora. “Débora Mutter realiza uma investigação tão estimulante, tão original e, por vezes, tão arbitrariamente criativa a respeito de vários romances e novelas de Assis Brasil que somos levados a questionar nossas impressões e rever nossas certezas sobre um conjunto de ficções cujo sentido e natureza a ensaísta interpreta com audácia e brilho” – revela Gonzaga.

Sobre a autora:

Débora Mutter é natural de Uruguaiana (RS). É mestre em Literatura Comparada e doutora em Literatura Brasileira e Sul-africana pela UFRGS com a tese Imagens do Século XIX na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil (2008). É docente na área de Letras, graduação e pós-graduação da Universidade Luterana do Brasil, desde 2001. Dedica-se à pesquisa sobre as relações entre literatura, história, biografia e imaginário. É autora do livro A poética da perseguição em Julio Cortázar e Clarice Lispector (2009), resultado de pesquisa no mestrado, e organizadora da obra crítica Cem anos sem Machado de Assis (2008), ambos dedicados à crítica literária. Além de professora e pesquisadora, é funcionária pública do Estado do RS na área da cultura. Foi diretora do Museu Antropológico do RS, do Arquivo Histórico do RS e do Memorial do RS onde atualmente trabalha com projetos culturais.

Lançamento do livro  – Um romancista ao Sul: a ficção de Luiz Antônio de Assis Brasil, de Débora Mutter

Dia 06 de outubro (sexta-feira), às 18 horas.

Memorial do Rio Grande do Sul

Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre

 

Por: Mariângela Machado

Foto: Otávio Fortes