Latino-América Duo mostra novo álbum na Ecarta

Para a primeira apresentação de outubro do projeto Ecarta Musical, os violonistas Alexandre Simon e José Daniel Telles, da Latino-América Duo, vão mostrar o álbum de estreia no sábado (07.10). O lançamento é composto de releituras inéditas para clássicos brasileiros como Odeon, de Ernesto Nazareth, e Carinhoso, de Pixinguinha, e da música latino-americana como Libertango e Adios Nonino, ambas de Astor Piazzolla, entre outros compositores como Abel Fleury, Jorge Cardoso e Paulinho Nogueira.

Além disso, o novo álbum tem duas composições novas de Thiago Colombo, com Milonga Trivial e Suíte Gauchesca, sendo esta última inspirada em temas do folclore gaúcho. Para retratar a força e a exuberância do nordeste brasileiro, o disco finaliza com Lágrimas Nordestinas I, II, III e IV, obra do compositor Marcelo Fortuna, que atua como músico e educador em Portugal.

O duo está em atividade há sete anos e se dedica à música instrumental para dois violões, passando pela melancolia da milonga platina e a força do tango rio-platense, sem esquecer do choro brasileiro e da música nordestina, costurado por temas e obras que remetem ao folclore nacional e sul-americano.

A apresentação tem entrada gratuita e inicia às 18h na Ecarta (Av. João Pessoa, 943). O próximo espetáculo acontece em 15 de outubro com um recital de Milene Aliverti.

Um pouco mais sobre os músicos:

Alexandre Souza Simon – tem especialização em música latino-americana com o violonista Eduardo Isaac no Conservatório Luis Gianneo em Mar del Plata, na Argentina. Foi professor de violão em Rio Grande, Pelotas e em Porto Alegre e realizou concertos pelo Estado e no Canadá, onde lançou “Terruño”, seu primeiro disco dedicado à música sul-brasileira e latino-americana.

José Daniel Telles dos Santos – é violinista, pesquisador e educador musical há 16 anos. Integra a docência do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, em Bagé, onde coordena o projeto “Camerata Pampeana de Violões”. Dedica-se também à performance e ao ensino coletivo do instrumento, além de desenvolver estudos sobre o violão pampeano.

www.ecarta.org.br

www.latinoamericaduo.com.br

O que: Ecarta Musical recebe lançamento da Latino-América Duo
Quando: sábado (07.10), às 18h
Onde: Ecarta (Av. João Pessoa, 943)
Entrada franca
Outras informações pelo telefone: 4009 2970

 

Por: Renatha Morés