Lenine Guarani,o filho de Taiguara, é atração nesta quinta (05) e sexta-feira (06) no Café Fon Fon

Lenine Guarani, filho do cantor e compositor Taiguara, se apresenta nos dias 5 e 6 de outubro, em Porto Alegre, no Café Fon Fon, com o show CANÇÕES DE AMOR E LIBERDADE, uma homenagem ao pai (falecido em 1996), que estaria completando 72 anos no próximo dia 9 de outubro. O repertório é baseado no álbum “Canções de Amor e Liberdade”, de Taiguara, lançado em 1983. Ele também interpretará a inédita “Te Quero”, parceria de pai com o poeta gaúcho Sérgio Napp. A apresentação terá participações especiais do violonista Dinho Oliveira e da pianista Bethy Krieger. O couvert custa R$ 30,00 e as reservas podem ser feitas pelo fone (51) 998807689.

“Canções de Amor e Liberdade”, disco que dá nome ao show, tem uma história desconhecida para boa parte dos fãs de Taiguara. Lançado em 1983 pela gravadora Continental, foi considerado pela crítica o disco mais explicitamente político de toda a obra do artista. – Era uma época em que os incautos acreditavam que a ditadura havia flexibilizado as suas garras, e o público, de modo geral, surpreendia-se com a temática abordada, pois esperava a volta de um cantor romântico da década de 70 que havia desaparecido durante uma década, comenta Lenine.

Refém da censura, Taiguara havia partido para o exílio depois que o disco Imyra, Taira, Ipy (de 1973) fora recolhido das lojas por determinação do governo militar, antes mesmo do seu lançamento oficial. – A ditadura era cruel e implacável com aqueles que ousavam desafiar sua ideologia, especialmente com os artistas mais populares, observa. Neste período longe do Brasil, Taiguara esteve na Europa (França, País Basco, Londres…) e, aconselhado pelo educador Paulo Freire, vai para Tanzânia, onde frequenta a escola de jornalismo, entra em contato com intelectuais e líderes populares e realiza pesquisas no campo musical. Retornando ao Brasil, Taiguara permanece ainda um bom tempo longe dos palcos. Nesse período, viaja anonimamente pelo Brasil e pela América Latina, pesquisando ritmos e estilos musicais.

O disco “Canções de Amor e Liberdade” é a síntese dessa busca. Trata-se de uma obra pautada por questões sociais, inspiradas em ritmos sulistas, sertanejos e latino-americanos como a zamba portenha, o rasqueado, o chamamé, entre outros, com arranjos do maestro Lindolfo Gaya e participação da Orquestra Radamés Gnatalli e Camerata Carioca. Destacam-se neste disco as canções “Índia”, “Voz do leste”, com participação da dupla sertaneja Cacique e Pagé; “Anita”, feita em homenagem à filha de Luís Carlos Prestes e Olga Benário; “Estrela Vermelha”, composta pelo avô gaúcho de Taiguara, Graciliano Correa; e “Guarânia Guarani”.

No show do Café Fon Fon, o cantor Lenine Guarani quer trazer ao público porto-alegrense esse perfil regional de um Taiguara que, embora tenha vivido no Rio de Janeiro durante a maior parte de sua vida, nunca abandonou as raízes gaúchas.

Sobre Lenine Guarani

Lenine Guarani, 29 anos, é filho do cantor e compositor Taiguara e da artista plástica e escritora Ana Lasevicius, e é também neto do bandonionista gaúcho Ubirajara Silva (pai de Taiguara). Lenine nasceu no Rio de Janeiro e passou parte da infância no bairro de Santa Teresa, mesmo bairro em que seu pai cresceu.

Nesse período, a casa da família era frequentada por músicos excepcionais como Robertinho Silva, Raul de Souza, Luis Alves, Joelson Lima, Paulinho Trompete, entre outros, que tocaram e gravaram com Taiguara em seu último álbum Brasil-Afri (Movie Play – 1994). Aos três anos de idade, Lenine Guarani ganhou do pai o seu primeiro violão. Aos cinco, ganhou um surdo, que carregava durante suas visitas às escolas de samba do Rio de Janeiro. Lenine participava dos ensaios de rua da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, ala mirim. Influenciado pelo pai, que escutava em casa músicas de Vinicius de Moraes, Cartola, Pixinguinha, João Gilberto, Toquinho, João Donato, Sérgio Ricardo e Baden Powell, Lenine passou a admirar os grandes mestres da música popular brasileira. Poesia, harmonia e ritmo fazem parte desta memória que hoje é a base do seu trabalho como músico, compositor e intérprete.

Em 1996, após a morte do pai, mudou-se com a mãe para a capital de São Paulo. Pouco tempo depois, começou a ter suas primeiras aulas de violão, e posteriormente de baixo, tendo frequentado a conceituada o Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), escola de música do Zimbo Trio, e o Instituto de Guitarra e Tecnologia (IGT). Em pouco tempo, Lenine Guarani já estava tocando com jovens músicos e com eles se apresentando em bares da noite paulistana. Em 2009, Lenine passa a integrar o coletivo Quinta Dissonante, cantando ao lado de Maria Gadú, Pedro Altério, Camila Wittman, Dani Black, Toni Ferreira, Bruno Piazza e outros artistas de sua geração. Num dos eventos do coletivo Quinta Dissonante, Lenine foi descoberto por um representante da gravadora Kuarup, em 2011. O convite para a gravação veio antes de a gravadora saber que Lenine era filho do Taiguara. Ao obter esta informação, a proposta da gravadora foi se moldando a um projeto que incluísse músicas do próprio Lenine, algumas de autores que faziam parte do seu repertório de shows e composições do Taiguara já gravadas no álbum Brasil-Afri, porém ainda pouco divulgadas.

Gravado e lançado em 2012, o CD “Menino da Silva” é distribuído pela Sony Music. Em 2014, Lenine mudou-se para a Ilha de Paraty (Rio de Janeiro), onde vive atualmente.

SERVIÇO:

O Quê: Lenine Guarani no show “Canções de Amor e Liberdade”. Participações especiais de Dinho Oliveira (violão) e Bethy Krieger (piano)

Quando: Dias 05 e 06 de outubro de 2017, quinta e sexta-feira, respectivamente, às 21h0min, com dois blocos de 40 min., cada.

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS

Quanto: Couvert R$ 30,00

Reservas pelo fone (51) 998807689

Por: Silvia  Abreu

Foto: Claudia lasevicius