Joana Reais canta jazz na estreia de sua turnê internacional em Porto Alegre

Depois de ter encantado o público gaúcho com fados, mornas e poesias a cantora portuguesa Joana Reais se aventura no jazz, em uma montagem inédita. Acompanhada do pianista Cristian Sperandir, do contrabaixista Everson Vargas e do baterista Ricardo Arenhaldt, a artista estreia sua turnê internacional em Porto Alegre, em uma única apresentação, no dia 27 de setembro, às 20h, no Teatro Renascença. Os ingressos já estão à venda. Confira o serviço completo abaixo.

Nesta turnê inédita, Joana demonstra porque é voz portuguesa por quem o público brasileiro já se apaixonou. Ela revisita de forma sublime versões de suas músicas norte-americanas favoritas, assim como temas de sua autoria. Acompanhada por três artistas gaúchos de sólidas e premiadas carreiras, Joana é a voz deste quarteto de jazz, cantando e improvisando de forma excepcional, demonstrando o esforço de quem sopra as pétalas de um dente-de-leão.

A cidade de Porto Alegre não foi escolhida por acaso, tem um apreço especial para a artista. Foi a primeira cidade onde Joana viveu ao chegar ao Brasil. E onde o público sempre acompanhou com muito carinho todas suas facetas como cantora (de fadista no aclamado espetáculo Grande Noite de Fados, de cantora-compositora no espetáculo musical a partir de poesias de Fernando Pessoa em Pessoa em Mim, à de líder do quarteto de jazz autoral no Joana Canta Jazz).

“Nos olhos da Joana cabem países inteiros, cabem viagens inteiras e viagens que ainda o estão para ser. Na voz da Joana há esta necessidade de ser feliz aqui, amanhã e depois e, nas suas canções, a Joana é capaz de iluminar”, afirmou Catarina Vasconcelos, premiada diretora de cinema.

Repertório do show
All of Me (Simons/Marks)
Alone Together (Dietz/Schwartz)
Blue Monk (Thelonious Monk)
Cry me a River (Arthur Hamilton)
Aqui Tão Perto (Múcio Sá/Joana Reais)
Volta (Valter Rolo/Joana Reais)
Night and Day (Cole Porter)
Black Coffee (Webster/Burke)
Round Midnight (Thelonious Monk)
Tanguillo de Alfama (Múcio Sá/Joana Reais)
Rancho Fundo (Ary Barroso/Lamartine Babo)
Fever (Davenport/Cooley)
What is this thing called Love (Cole Porter)
Chega de Saudade (António Carlos Jobim)

Joana Reais – voz e direção musical
Cantora lisboeta com uma biografia que faz inveja a tão pouco tempo de vida. Um percurso que começou pelo jazz e que já a levou a colaborações com vários artistas, coreógrafos, bailarinos, músicos e compositores europeus, norte e sul-americanos. Graduou-se em Jazz and Vocal Performance na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal com convênio no Conservatorium van Amsterdam, na Holanda, tendo sido bolsista de ambas as instituições. Apresentou a sua música nos principais palcos e festivais europeus, tais como os de Lisboa, Barcelona, Amsterdam e Berlim, tendo sido a cantora convidada para abrir a VIII Festa do Jazz do Teatro São Luiz, em 2010, com a Big Band do Hot Clube — a mais importante celebração do gênero norte-americano em Portugal. Em 2015 lançou a Lisboa — o seu primeiro trabalho discográfico que tem vindo a colher elogios não só da crítica europeia em música improvisada, como do público português e brasileiro.

Cristian Sperandir – piano
Vencedor do Prêmio Açorianos de Música na categoria de Melhor Instrumentista de MPB, em 2013, o pianista, compositor e arranjador é considerado uma das revelações da música contemporânea no sul do país. Vem atuando ao lado de grandes nomes da música do Rio Grande Sul e dando continuidade ao trabalho com a sua família — Grupo Sperandires — além de manter, paralelamente, o seu projeto a solo. Foi vencedor do festival Moenda da Canção na modalidade “1ª Moenda Instrumental”, na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS, e finalista da 1ª edição do Prémio Samsung E-festival da Canção, na cidade de São Paulo. Foi músico convidado a apresentar-se nos mais importantes festivais de jazz do RS, tais como no Porto Alegre Jazz Festival, no Canoas Jazz ou no Tum Tum Instrumental, em Caxias do Sul. Em seu toque, referências como Brad Mehldau, Michel Camilo, Chick Korea, André Mehmari ou Geraldo Flach são expressas em diferentes momentos, assim como na sua forma de pensar e sentir a música.

Everson Vargas – contrabaixo acústico
Natural de Porto Alegre, começou a estudar violão aos 14 anos, tendo cursado Composição e Regência na UFGRS e terminado, posteriormente, a graduação em Música no IPA-RS. Viveu dois anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde participou de shows e gravações. Em seguida foi para Madrid, onde residiu por quatro anos, tocando por toda a Espanha e em outros países europeus e do norte de África. Após alguns anos atuando entre Espanha, Brasil e Uruguai, voltou a residir na capital gaúcha. Participou de grandes festivais como o Festival de Jazz de Madrid (Espanha), Festival Sul a Sud em Sanary (França), Congresso Internacional de Salsa (edição de São Paulo), Virada Cultural de São Paulo, Festival Latino Música (Brasil), festivais de jazz de Porto Alegre, Pelotas e Canoas tendo, igualmente, acompanhado grandes nomes da música como Luizinho Eça, Nivaldo Ornelas, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Teco Cardoso, Duda Neves, Belchior, Miguel Morales, Estaire Godinez, Stephen Frankevich, Nelson Cedrez e Lobo Nuñez, Emílio Chucho Valdes, Kiko Freitas, Bebeto Alves, Nei Lisboa, Hique Gomez, entre outros.

Ricardo Arenhaldt – bateria
Licenciado em Música pelo IPA-RS, começou a sua carreira como músico profissional aos 22 anos tocando com Adriana Calcanhoto e desde então já se apresentou com diversos músicos renomados, tais como: Geraldo Flach, Ivans Lins, Nanna Caymmi, Guinga, Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Expresso 25, Ná Ozzetti, Flora Almeida, Ângela Jobim, entre outros. Além de acompanhar e gravar com vários artistas, a música instrumental sempre ocupou um lugar privilegiado na sua vida, destacando-se o Grupo Quartchêto, com quem já gravou dois CDs premiados, tendo recebido o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista em Percussão em 1995, Melhor Instrumentista de MPB em 2002 e Melhor Instrumentista Regional em 2005, assim como Disco do Ano em 2005 e 2010.

Ficha técnica
Joana Reais: voz e direção musical / Cristian Sperandir: piano / Everson Vargas: contrabaixo / Ricardo Arenhaldt: bateria / Romes Pinheiro: Produção / Duração: 90min / Recomendação etária: livre

SERVIÇO

JOANA CANTA JAZZ

Dia 27 de setembro, às 20h
Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Evento: JOANA CANTA JAZZ :: Teatro Renascença

INGRESSOS
R$ 60 inteira
R$ 30 meia-entrada*
*Idosos, estudantes ou doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). As doações serão revertidas para a Casa do Artista Riograndense.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS
Livraria Bamboletras: Rua General Lima e Silva, nº 776 (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriados, das 14h às 20h)

Site: http://lideringressos.com.br/joana-canta-jazz-2709 (com taxa de conveniência)
Teatro Renascença: somente na data da apresentação, 1h antes do espetáculo
Formas de Pagamento: dinheiro, cartões de crédito e débito.

Fonte: Juliana Prato
Foto: Morgana Mazzon