Novos escritores nórdicos são confirmados na programação da Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro

A literatura produzida nos países ao Norte do globo ampliou ainda mais sua presença na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Novos autores foram acrescentados ao grupo que enriquece a programação do evento, que acontece de 1º a 19 de novembro em Porto Alegre. Confira abaixo. A lista completa, que inclui autores como Dag Solstad, David Lagercrantz e Kim W. Andersson, pode ser consultada aqui: http://bit.ly/paisesnordicos.

As questões mais frequentes do universo infantil servem de matéria prima para a obra da sueca Pernilla Stalfelt, escritora e ilustradora que integra a comitiva de autores da região homenageada pela 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, os países nórdicos, e que já tem atividades confirmadas na programação. A autora ministra uma oficina de ilustração para crianças na manhã do dia 5 de novembro, domingo, na Praça da Alfândega. Às 14h, fala ao público na Sala Oeste do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS).

Pernilla Stalfelt (Helga Trefaldighets, Suécia, 1962) é conhecida por suas obras que explicam conceitos como morte, tempo e vida com linguagem familiar às crianças e ilustrações bem-humoradas. Publica desde 1996, foi vencedora de diversos prêmios literários e já lançou 29 títulos, editados em mais de dez países. É também pedagoga do Museu de Arte Moderna de Estocolmo. No Brasil, seus livros “O Livro da Vida” e “Quem é Você” foram publicados pela Companhia das Letras. Os livros de Stalfelt no Brasil são traduzidos por Fernanda Sarmatz Åkesson, direto do sueco.

O universo narrativo de A. J. Kazinski, repleto de conspiração, mistério e suspense policial, é um dos destaques da programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Misteriosa, entretanto, já não é mais a identidade real do autor. Pseudônimo sob o qual se abrigam os escritores dinamarqueses Anders Rønnow Klarlund e Jacob Weinreich, A. J. Kazinski tem sido comparado a Stieg Larsson e Dan Brown, mestres do romance policial contemporâneo.

A dupla estreou como A. J. Kazinski em 2010 com o romance “O Sono e a Morte”, que apresentou o detetive Niels Bentzon em uma trama de assassinatos que acontecem em várias cidades do mundo e que repetem as mesmas circunstâncias. Klarlund e Weinreich, autores com experiências tão diversas quanto roteiro de cinema e literatura para crianças, retornaram ao personagem com o romance “O Último Homem Bom”. Já em “A Santa Aliança”, somos apresentados a ex-jornalista Eva Katz, que vê-se envolvida numa história sombria que mescla ficção e realidade com um toque de teoria conspiratória. São publicados no Brasil pela Editora Tordesilhas e os autores falam ao público de Porto Alegre no dia 15 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Às 19h30, autografam na Praça de Autógrafos.

Iben Sandahl é psicoterapeuta, consultora e palestrante com dez anos de experiência no sistema escolar da Dinamarca. É especialista no aconselhamento familiar e infantil. Casada, mãe das meninas Ida e Julie, é frequentemente requisitada pela imprensa e pela Rádio Nacional Dinamarquesa. Iben participa da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 18 de novembro, às 16h30 no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Sessão de autógrafos às 18h30, na Praça de Autógrafos

A existência, a sociedade e suas relações sob a perspectiva da agonia mental do jovem Páll. Este é o pano de fundo diante do qual a história de “Anjos do Universo” se desenrola. Romance originalmente publicado em 1995, chega agora ao Brasil pela editora Hedra e motiva a visita de seu autor, o islandês Einar Már Gudmundsson, à 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O escritor fala ao público do evento no dia 18 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Em seguida, autografa na Praça de Autógrafos.

Einar Már Gudmundsson (Reykjavík, Islândia, 1954) é romancista e poeta. Estreou na literatura em 1980 com um volume de poemas e, desde então, publicou mais de vinte obras. Teve seus livros traduzidos para mais de trinta idiomas e seu romance “Anjos do Universo” (Editora Hedra, 2017) foi agraciado com o Prêmio Nórdico de Literatura em 1995, concedido pela mesma Academia do Prêmio Nobel. Atualmente vive em Reykjavík, com sua mulher e cinco filhos.

Feira do Livro de Porto Alegre
A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Pilar del Río, Otavio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma comitiva de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro
A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

 

Informações
Site: www.feiradolivro-poa.com.br
Facebook: @FeiradoLivrodePortoAlegre
Twitter: @feiradolivropoa
Evento: 63ª Feira do Livro de Porto Alegre