Duas gerações de escritores escandinavos falam ao público da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

Duas gerações de escritores escandinavos compartilham o mesmo palco na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O norueguês Dag Solstad e o finlandês Aki Ollikainen falam ao público no dia 11 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico – Porto Alegre/RS).

Dag Solstad (Sandefjord, Noruega, 1941) é um dos mais importantes escritores noruegueses da atualidade. Solstad é vencedor do prêmio Brage, maior prêmio literário norueguês; do Prêmio do Conselho Nórdico de Literatura, principal prêmio nórdico, e duas vezes do prêmio dos críticos literários na Noruega, em 1969 e 1999. Solstad publicou o seu primeiro livro em 1965, uma coleção de contos chamada “Spiraler”. Desde então, publicou mais de trinta livros, de vários gêneros, sempre muito bem recebidos pelos críticos e leitores. Internacionalmente, Solstad talvez seja mais conhecido pelo livro “Romance 11, Livro 18”, publicado originalmente em 1992, e em 2016 no Brasil, pela Numa Editora, traduzido direto do original norueguês por Kristin Lie Garrubo. Na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Solstad lançará o seu segundo livro em português, também pela Editora Numa.

Aki Ollikainen (Äänekoski, Finlândia, 1973) é escritor, jornalista e fotógrafo. O seu primeiro romance, “Ano da Fome”, foi lançado em 2012 e será publicado no Brasil em 2017 pela Numa Editora. A obra ganhou o prêmio literário do maior jornal da Finlândia, Helsingin Sanomat, para autores estreantes. O romance foi também semifinalista no The Man Booker International Prize e vários outros prêmios. Depois de participar da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Ollikainen terá eventos em São Paulo e Rio de Janeiro durante a sua visita ao Brasil em novembro.

Os convidados integram a comitiva de autores dos países nórdicos, região homenageada pela 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Confira outros autores.

Informações
Site: www.feiradolivro-poa.com.br
Facebook: @FeiradoLivrodePortoAlegre
Twitter: @feiradolivropoa
Evento: 63ª Feira do Livro de Porto Alegre