Atriz e cantora Pâmela Amaro é a convidada do Sopapo Poético em julho

O Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, neste mês, destaca a obra e o talento de Pâmela Amaro, atriz, cantora, musicista e compositora. O evento ocorre no próximo dia 25 de julho, terça-feira, às 19h30min, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 311, em Porto Alegre, com entrada franca. A data também marca a celebração do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.

O sarau Sopapo Poético é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

PÂMELA AMARO
Atriz, cantora, compositora, música e arte-educadora de intensa produção artística em Porto Alegre. Nascida no bairro Medianeira, desde a infância foi influenciada pela família com avós, pais e tios tocadores, cantores, compositores a escolher pelo caminho do teatro e da música. Formou-se em Licenciatura em Teatro na UFRGS e trabalhou em diversos espetáculos entre eles a “Opereta Pé de Pilão”, da Cia Turma do Pé Quente; “Lupi, O Musical”, espetáculo de celebração do centenário de Lupicínio Rodrigues; “Ori Orestéia” do grupo teatral Caixa Preta, dirigido por Jessé Oliveira; Recital “Batuque tuque-tuque” com Vera Lopes, Sirmar Antunes; “Ayê” dirigido por Thiago Pirajira e Julia Rodrigues. É percussionista no grupo teatral Usina do Trabalho do Ator e integra os grupos musicais Três Marias e Choro das Gurias. Em 2016, recebeu da crítica local o destaque de estar entre a nova geração das promissoras vozes do estado como cantora e compositora no gênero samba. Em seu repertório autoral, canta a ancestralidade afro-brasileira, o universo feminino, o amor, o cotidiano e as lutas. Ativista através da arte negra, é uma das idealizadoras e organizadoras do Sarau Sopapo Poético.

Mais sobre Pâmela:
www.youtube.com/watch?v=f5UHggJRml0
www.youtube.com/watch?v=9V_qsTgIxeI

SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.

FEIRA AFRO
A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

SERVIÇO

SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia
Edição de julho de 2017
Convidada: Pâmela Amaro
Quando: terça-feira, 25 de julho, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó (Av. Ipiranga, 311, Menino Deus – Porto Alegre/RS)

Realização: ANdC – Associação Negra de Cultura
Apoio: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Cine Kafuné, Negrestyle, Sindipetro – Sindicato dos Petroleiros, Boteko do Caninha (Areal da Baronesa), Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria de Desenvolvimento Social
Contatos: sopapo.poetico@gmail.com | (51) 99365-3315 | (51) 99117-4559 | (51) 99317-6497 | (51) 99218-5449

ENTRADA FRANCA