Concertos Comunitários em edição especial no Auditório Araújo Viana

A série Concertos Comunitários, iniciativa do Grupo Zaffari que leva música de concerto à comunidade gaúcha, inicia o seu 30º ano de atividades com uma edição especial em homenagem às mães. Marcado para o domingo (14/Maio), às 18h, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, o evento tem entrada franca e irá trazer a Orquestra Unisinos Anchieta regida pelo maestro Evandro Matté.

 A apresentação conta também com participações especiais da soprano Elisa Lopes, das cantoras Ana Lonardi e Shana Muller, e também de Débora Neto, do grupo vocal acappella Voice In. O programa do concerto terá repertório diversificado com a execução de composições de peças clássicas de Mozart e Puccini, canções de Milton Nascimento e Belchior, como Maria, Maria, e Como Nossos Pais, além de aberturas de ópera e valsas populares. O evento é uma realização do Grupo Zaffari e da Opus Promoções.

 

 Serviço:

 Concertos Comunitários – Dia das Mães

Dia 14 de maio, às 18h

Auditório Araújo Viana (Av. Osvaldo Aranha, 685) – Porto Alegre

Entrada franca

 

Retirada de Vouchers*

Bilheteria do Teatro do Bourbon Country: (de segunda a sábado, das 14h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h)

Zaffari da Rua Fernandes Vieira (de segunda a sábado, das 8h às 22h)

Zaffari da Rua Marechal Floriano (de segunda à sábado, das 8h às 22h)

Zaffari Higienópolis (de segunda à sábado, das 7h30 às 24h)

Zaffari da Rua Lima e Silva (de segunda a sábado, das 8h às 23h)

(*máximo de 2 ingressos por CPF e limitados conforme lotação da casa)

 

Orquestra Unisinos Anchieta

Fundada em 1996, pelo Maestro José Pedro Boéssio, a Orquestra Unisinos Anchieta realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta, além da simples oferta de apresentação da orquestra, objetiva garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares.

Vencedora do Prêmio Açorianos de Música em 2005, a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como, teatro, dança e artes plásticas. Importantes concertistas e músicos de distintos estilos atuaram com a orquestra, entre eles: Altamiro Carrilho, Emmanuele Baldini, Fred Mills, Kleiton & Kledir, Pierre Dutot, Renato Borghetti, Yang Liu, entre outros. Nos últimos anos, a Orquestra Unisinos Anchieta tem apresentado diferentes séries de concerto, com destaque para as óperas Il Campanello di Notte e Rita (Donizetti) e Bastien Bastienne (Mozart).

Evandro Matté | Regente

É diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta; diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Estado do RS e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Esteve à frente de orquestras do Uruguai, EUA, Argentina, França, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do Show Musical Anchieta e do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

 Elisa Lopes I Soprano

Iniciou sua carreira em 2004 ao ingressar no Coro da OSPA, e estreou como solista no grupo com “Serenade to Music”, de Williams. Em 2011 concluiu a graduação em música (bacharelado em canto) pela UFRGS, sob a orientação de Caroline Abreu. Em 2013 participou de dois dos módulos da Academia de Ópera do Theatro São Pedro de São Paulo, com orientação de Carlos Morejano e Luisa Gianinni.

 Shana Muller

Ela iniciou sua carreira musical no tradicionalismo gaúcho aos 8 anos de idade, tendo participado de várias edições do Fegart/Enart, como solista vocal e integrando os conjuntos vocais de grupos de dança. Seus primeiros passos na música foram dados a partir da gravação de “Vitória-régia“, com o cantor Wilson Paim, música de grande repercussão e que fez com que Shana se firmasse de maneira destacada no meio artístico cultural do Estado. Posteriormente gravou mais duas composições com Paim: “O Beija-Flor e a Rosa” e “Recanto da Esperança“, que também tiveram destaque. São doze anos de carreira profissional na música, desde seu primeiro álbum Gaúcha, lançado em 2004. Recentemente, Shana lançou seu primeiro DVD, Canto de interior, apresentado no Theatro São Pedro.

 Débora Neto

A cantora gaúcha Débora Neto começou a cantar profissionalmente aos sete anos, quando foi convidada a gravar o CD “Um Natal em Família” com Isabela Fogaça, que posteriormente deu origem a um espetáculo musical, onde Débora cantava (solo e backing vocal), atuava e dançava. Atualmente, integra o grupo acappella Voice In, que acaba de gravar um DVD e já contabiliza mais de um milhão de visualizações em seus vídeos.

Ana Lonardi

Desenha na voz e nas canções a charmosa mistura de influências que percorre sua identidade miscigenada e múltipla: Jazz, MPB, Soul, Samba de Raiz, R&B, Reggae, Samba-Canção. Ela prepara seu primeiro disco, que será um álbum duplo formado por “Iluminar”, de sambas,  e “Noturno”, com influências múltiplas como Jazz, Soul, MPB e R&B. Trazendo composições próprias, releituras e canções inéditas de compositores brasileiros, o álbum terá turnê de lançamento em 2017.

 

Por: Adriano Garcia