Mostra de Carlos Fajardo apresenta obras inéditas e criadas especialmente para o Instituto Ling

De 10 de maio a 05 de agosto, o Instituto Ling apresenta a exposição Espelho no espelho, de Carlos Fajardo, um dos mais atuantes artistas brasileiros, desde o final dos anos 60 até os dias atuais. A mostra traz oito obras – entre fotografias, esculturas e instalações – criadas especialmente para serem apresentadas no Instituto Ling.

Nessa mostra, que tem a curadoria de Henrique Xavier, Fajardo trabalha com materiais como vidros, espelhos e superfícies reflexivas, transparentes e coloridas, combinadas entre si e também associadas a fotografias de grandes dimensões, delicados tecidos, caixas e estruturas tridimensionais. Através deste conjunto de materiais e por meio de um jogo entre reflexões e transparências, as obras produzem labirintos estéticos para a percepção do espectador, que vê sua imagem refletida nas obras. Ao mesmo tempo, os trabalhos formam um conjunto coeso que reflete a si mesmo e interage com o ambiente da galeria, criando um diálogo entre as obras e espaço.

“A experiência do deslocamento produzida pela multiplicação de imagens nas obras de Fajardo, exige que nos debrucemos criticamente sobre nós, pois, em tais obras, não apenas a nossa imagem foi deslocada, mas, principalmente, algo em nós mesmos”, explica o curador da exposição, Henrique Xavier. Para o curador, as imagens fotográficas presentes na exposição acrescentam, ainda, uma particularidade ao conjunto de obras apresentado: “Há um delicado erotismo presente nos fragmentos de corpos das imagens fotográficas, que se expande no jogo com as tênues imagens formadas pelas superfícies semitransparentes e semi-reflexivas empregadas pelo artista”, afirma.

Para saber detalhes sobre cada obra, acesse o texto curatorial completo aqui: https://goo.gl/PX9TEF

A exposição tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Exposição Espelho no espelho
Artista: Carlos Fajardo
Curadoria: Henrique Xavier
Local: Galeria do Instituto Ling
Abertura para convidados: dia 10 de maio, às 19h30
Período de exibição: de 10 de maio a 05 de agosto de 2017
Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h
Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br
http://www.institutoling.org.br/index.php/exposicoes.html

Sobre o artista
Carlos Fajardo nasceu em São Paulo, em 1941, onde vive e trabalha.

Em 1966 participou da criação do Grupo Rex, com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Frederico Nasser, Geraldo de Barros e José Resende. Foi coeditor, com Wesley Duke Lee, do jornal Rex Time. Em 1970, com Luiz Paulo Baravelli, Frederico Nasser e José Resende, fundou a Escola Brasil.

Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições importantes no Brasil e no exterior, entre as quais: Jovem Arte Contemporânea, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 1967. Representou o Brasil nas 9ª, 16ª, 19ª, 25ª e 29ª edições da Bienal Internacional de São Paulo, respectivamente em 1967, 1981, 1987, 2001e 2010; Bienal Brasil Século XX, Bienal Trinta Anos Depois, também da Fundação Bienal de São Paulo em 1994. Participou da mostra Cartografias, que itinerou pela Biblioteca Luis Ángel Aranjo (em Bogotá, Colômbia), pelo Museo de Artes Visuales Alejandro Otero (em Caracas, Venezuela), National Gallery (em Ottawa, Canadá), Bronx Museum (em Nova York, EUA) e La Caixa (em Madri, Espanha), em 1993. Participou de Arte/Cidade em 1994 e 2002. Representou o Brasil na XLV Bienal Internacional de Veneza em 1978 e na XLVIII Bienal Internacional de Veneza em 1993. Participou da 1ª e 4ª Bienais de Artes Visuais do Mercosul, respectivamente em 1997 e em 2003.

Sua mostra Poética da Distância foi exibida nos principais museus brasileiros.
Desde 1996, é professor doutor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
A Galeria Raquel Arnaud representa o artista desde 2005.

Sobre o curador
Henrique Piccinato Xavier atua nas áreas de curadoria, crítica e história de arte, filosofia contemporânea, produção audiovisual e organização e design de livros de arte. É formado em Artes Visuais pela Universidade da São Paulo e doutor em filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade da São Paulo com uma tese sobre a obra Ulysses de James Joyce. Desde 2010, desenvolve um amplo projeto de pesquisa sobre a obra de Carlos Fajardo para a redação e a organização de um livro sobre o artista para a BEĨ Editora, além de ter produzidos textos para as exposições mais recentes do artista e de ter ministrado cursos sobre a obra de Fajardo.

Dentre seus trabalhos mais recentes destacam-se as curadorias: Seminário Internacional Por uma Política do Sensível, Curso Internacional Direitos Humanos: educação, revoluções e seus direitos e a Exposição Revoluções: história, fotografia, cinema e Karl Marx (co-realização entre Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e SESC Serviço Social do Comércio, 2011. Na produção audiovisual recente destacam-se a direção e roteiro dos filmes: Na noite dos tempos, os livros (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, finalista do Prêmio Estímulo, 2010), Como transplantar o cravo para a tela (prêmio Minc de curta-metragem, 2010), Voragem (prêmio novas mídias da Petrobrás, 2011), Tem um vidro sob a minha pele (longa-metragem, Minc e Fundo Nacional de Cultura, em andamento). Os livros: A Divina Comédia acompanhada dos desenho de Sandro Botticelli (Editora da Unicamp e Ateliê Editorial, 2012, livro finalista do Prêmio Jabuti de 2012); um capítulo e o DVD no livro A loucura Mansa de José Mindlin (Edusp, 2013, no prelo); apresentação e design da Ética de Baruch de Espinosa (Edusp, 2015).

Ficha técnica
Produção: Nonô Joris
Produção Executiva: Instituto Ling
Fotos: Fabio Del Re / VivaFoto
Realização: Instituto Ling
Financiamento: Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Fitesa

INSTITUTO LING
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br