Empresa apresenta neste sábado, em Porto Alegre, a primeira escola sustentável da América Latina

De 30 de março a 2 de abril, a cidade de Porto Alegre (RS) recebe a segunda edição da Virada Sustentável, o maior evento de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina. Patrocinadora oficial do evento, a thyssenkrupp apresenta o projeto do colégio estadual Erich Walter Heine, a primeira escola construída de forma sustentável do continente e que está em operação desde 2011. A apresentação acontece no segundo painel do Seminário Virada Sustentável na Educação, que será realizado no sábado, 1° de abril, a partir das 11h30 no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Localizado no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio Janeiro (RJ), o colégio Erich Walter Heine foi construído pela thyssenkrupp em parceria com o governo do Estado, tendo como base os três pilares que definem o conceito de sustentabilidade: ambiental, social e econômico. A partir de um completo conjunto de ações e projetos, o local promove a utilização de modo consciente de recursos hídricos e de toda a energia consumida, além de servir de alicerce para a inclusão social de jovens da comunidade local.

No colégio, que atualmente abriga cerca de 600 alunos, são ministradas aulas para o Ensino Médio integradas a disciplinas complementares de Administração com ênfase em Logística. Além da construção da escola, a thyssenkrupp atua ativamente no desenvolvimento e na aplicação de projetos pedagógicos, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades no entorno do colégio.

Em 2013, o colégio Erich Walter Heine recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo Green Building Council para empreendimentos construídos sob os pilares de sustentabilidade. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atua para desenvolver a indústria da construção sustentável.

Conheça algumas das ações realizadas

· Redução no consumo de energia
Como forma de reduzir o consumo de energia, foram instaladas lâmpadas de LED que se apagam assim que as salas são liberadas. Além de evitar o desperdício de energia, as luminárias são mais econômicas que os modelos convencionais.

Nos vestiários do colégio, painéis solares conjugados a um boiler de armazenamento aquecem a água do banho dos alunos, também resultando em economia de energia.

Paralelamente, foi instalada no telhado do colégio uma horta que ajuda a reduzir a absorção de calor durante o dia, reduzindo os custos relacionados ao sistema de refrigeração. Batizado de “ecotelhado”, o espaço também é usado como local de aprendizagem.

· Reutilização da água da chuva
Além de funcionar como isolante térmico, o “ecotelhado” ajuda a reduzir a velocidade de escoamento da água da chuva e facilita o seu armazenamento. Toda água captada durante o processo é reutilizada em atividades que não exigem potabilidade, como em banheiros, hortas, jardins e durante a lavagem dos pátios.

·Acessibilidade
Todo o projeto arquitetônico do colégio foi desenvolvido a fim de possibilitar a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. Não existem, por exemplo, degraus ou desníveis entre diferentes ambientes da escola e, conectando os dois pavimentos do prédio, foram instaladas rampas de acesso dotadas de corrimão. Os pisos da escola também foram equipados com indicação podotátil e toda sinalização visual possui o seu correspondente em braile.

_______________________________________________________________________

Virada Sustentável Porto Alegre 2017
De 30 de março a 02 de abril de 2017

Seminários | oficinas | espetáculos musicais | mostras de cinema | arte urbana | feiras de inovação e gastronomia | atividades esportivas | ações de sustentabilidade e recolhimento de resíduos

Ecopontos:
Parque da Redenção | Parque Farroupilha – Av. João Pessoa, s/n -Cidade Baixa
Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Associação Cultural Vila Flores | Rua São Carlos, 759 -Floresta
SESC Campestre | Av. Protásio Alves, 6220 – Alto Petrópolis

Saiba mais sobre a Virada Sustentável e a programação oficial do evento pelos seguintes canais:
Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com
Site: http://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre.html
Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa
Instagram: @viradasustentavelpoa
Evento: Virada Sustentável 2017 | Porto Alegre