Músico carioca Lenine Guarani tem apresentação única, neste domingo, no Café Fon Fon

O músico carioca Lenine Guarani realiza neste domingo, dia 26 de março, única apresentação em Porto Alegre, à partir das 20 horas, no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 – Porto Alegre/RS). A entrada custará R$ 30,00.

Lenine Guarani, 28 anos, é filho do cantor e compositor Taiguara e da artista plástica e escritora Ana Lasevicius, e é também neto do Bandonionista gaúcho Ubirajara Silva (pai de Taiguara). Lenine nasceu no Rio de Janeiro e passou parte da infância no bairro de Santa Teresa, mesmo bairro em que seu pai cresceu.

Nesse período, a casa da família era frequentada por músicos excepcionais como Robertinho Silva, Raul de Souza, Luis Alves, Joelson Lima, Paulinho Trompete, entre outros, que tocaram e gravaram com Taiguara em seu último álbum Brasil-Afri (Movie Play – 1994).

Aos três anos de idade, Lenine Guarani ganhou do pai o seu primeiro violão. Aos cinco, ganhou um surdo, que carregava durante suas visitas às escolas de samba do Rio de Janeiro. Lenine participava dos ensaios de rua da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, ala mirim. Influenciado pelo pai, que escutava em casa músicas de Vinicius de Moraes, Cartola, Pixinguinha, João Gilberto,Toquinho, João Donato, Sérgio Ricardo e Baden Powell, Lenine passou a admirar os grandes mestres da música popular brasileira.

Poesia, harmonia e ritmo fazem parte desta memória que hoje é a base do seu trabalho como músico, compositor e intérprete.

Em 1996, após a morte do pai, mudou-se com a mãe para a capital de São Paulo. Pouco tempo depois, começou a ter suas primeiras aulas de violão, e posteriormente de baixo, tendo frequentado a conceituada escola de música CLAM – Centro Livre de Aprendizagem Musical (Zimbo Trio), e o IGT (Instituto de Guitarra e Tecnologia). Em pouco tempo, Lenine Guarani já estava tocando com jovens músicos e com eles se apresentando em bares da noite paulistana.

Em 2009, Lenine passa a integrar o coletivo Quinta Dissonante, cantando ao lado de Maria Gadú, Pedro Altério, Camila Wittman, Dani Black, Toni Ferreira, Bruno Piazza e outros artistas de sua geração. Num dos eventos do coletivo Quinta Dissonante, Lenine foi descoberto por um representante da gravadora Kuarup, em 2011. O convite para a gravação veio antes da gravadora saber que Lenine era filho do Taiguara. Ao obter esta informação, a proposta da gravadora foi se moldando a um projeto que incluísse músicas do próprio Lenine, algumas de autores que faziam parte do seu
repertório de shows, e composições do Taiguara já gravadas no álbum Brasil-Afri, porém ainda pouco divulgadas.

Gravado e lançado em 2012, o CD Menino da Silva é distribuído pela Sony Music. Em 2014, Lenine mudou-se para a Ilha de Paraty (Rio de Janeiro), onde vive e trabalha atualmente. E estar em Porto Alegre representa para Lenine um contato íntimo com as suas raízes culturais e ancestrais.


SERVIÇO:
Show de Lenine Guarani
Dia: 26 de março às 20 horas
Local: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 – Porto Alegre (fone 51 9 9880.7689)
Valor: R$ 30,00

Fonte: Engenho da Arte
Foto: Flávia Ribeiro