Chuck Berry, pai do Rock and Roll, morre aos 90 anos

O lendário músico Chuck Berry morreu na tarde deste sábado, 18, nos Estados Unidos. Aos 90 anos, o artista foi encontrado sem vida dentro de sua casa no Missouri, nos Estados Unidos. De acordo com a revista americana People, a informação da morte foi confirmada pelo Departamento de Polícia do Condado de St. Charles.

“O departamento de polícia do condado de St. Charles infelizmente tem de confirmar a morte de Charles Edward Anderson Berry Senior, melhor conhecido como o lendário músico Chuck Berry”, afirma a polícia, em nota. De acordo com os oficiais, a família pede “privacidade durante esse momento de perda”. A causa da morte ainda não foi revelada.

Chuck Berry, nome artístico de Charles Edward Anderson Berry foi um compositor, cantor e guitarrista dos Estados Unidos. É apontado por muitos como um dos pioneiros do rock and roll. Apesar de ninguém poder garantir que criou o rock and roll sozinho, já que o estilo foi produto de um contexto do pós-guerra nos EUA e da mistura de jump blues e R&B que era feita por vários músicos afro-americanos até durante a época, Chuck Berry é considerado, e corretamente, um dos pioneiros do estilo justamente por ter feito a mistura funcionar. De uma forma geral só se pode afirmar que o rock and roll foi criado pelos seus pioneiros, o que inclui vários músicos.

Chuck Berry era conhecido por clássicos como “Johnny B. Goode”, “Sweet little sixteen” e “You never can tell”. Esta última música que ganhou destaque nos anos 90 por causa de uma das cenas mais famosas de “Pulp fiction”, do diretor Quentin Tarantino. Também gravou Maybelline” e “Roll over Beethoven” e “Memphis, Tennessee”.