Ospa inaugura Sala de Ensaios no Centro Admistrativo Fernando Ferrari

Desde sua fundação, em 1950, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre persegue o sonho de ter um espaço apropriado para desenvolver suas atividades. Em 2017, este sonho se aproxima da realidade com a inauguração da primeira Sala de Ensaios própria da Ospa, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Os primeiros ensaios do ano, voltados para o concerto de Abertura da Temporada 2017, já ocorrerão nesse espaço.

“A orquestra sempre ensaiou em lugares emprestados, improvisados ou alugados, nem sempre tendo as condições adequadas de acústica e estrutura. Com essa conquista, a atuação da fundação será ainda mais qualificada. O Coro Sinfônico da Ospa, a Ospa Jovem e outros grupos de música de câmara também irão usufruir do espaço”, afirma Evandro Matté, diretor artístico da fundação.

Dr. Ivo Nesralla, presidente da Fundação Ospa, comemora a recente conquista: “Estamos felizes com esse passo, que permitirá uma estabilidade maior no cotidiano dos músicos. Uma vez que o local é do Governo do Estado, eles não correrão o risco de terem que se mudar por motivos externos”, afirma.

Victor Hugo, secretário Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, chama a atenção para a importância da parceria da Ospa com o CAFF: “Esta entrega resgata uma dívida do passado e projeta um cenário de futuro. A Ospa ter uma sala de ensaio dentro do Centro Administrativo do Estado é uma demonstração que a queremos cada vez mais forte e cada vez mais pública”.

O espaço tem uma área de 1.734 m² e foi cedido pela Secretaria de Administração do Estado em parceria com a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A reforma para adequação às necessidades da sinfônica foi conseguida através da Fundação Pablo Komlós, presidida pelo Professor Luiz Osvaldo Leite, e viabilizada pela Procuradoria de Fundações do Ministério Público. O projeto foi realizado pelo arquiteto Tarso Carneiro, da AT Arquitetura. O superintendente administrativo da Ospa é Araquém Idiart.

Nos últimos três anos, a Ospa ensaiou na Sala Elis Regina da Usina do Gasômetro, disponibilizada pela Prefeitura de Porto Alegre através de uma parceria. Antes disso, e depois da saída do “Teatro da Ospa” na Av. Independência (espaço alugado), ocupou lugares como o Armazém A3 do Cais do Porto, o Salão Paroquial da Igreja São Pedro e Palácio Piratini.

No dia 7 de março, acontece a inauguração do local para os músicos, funcionários da fundação e convidados.

Via Fundação Ospa