Porto Alegre recebe 2ª edição da Virada Sustentável em março

A Virada Cultural Porto Alegre 2017 acontece entre os dias 30/03 e 02/04, durante a Semana de Porto Alegre. O governo do RS confirmou o financiamento de dois projetos ligados à Virada por meio do Programa Pró-cultura, somando mais de R$ 400 mil em incentivos. Além do financiamento, em 2017 a Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ) e a Cinemateca Paulo Amorim sediarão atividades durante o evento.

Inspirada na experiência de São Paulo, a primeira edição em Porto Alegre ocorreu nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2016, com uma programação extensa e diversa, englobando eventos culturais, esportivos, ambientais, educativos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade a ideias e projetos que promovam a sustentabilidade.

Informações no site http://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre.html

Patrocínio Master: Braskem
Patrocínio: BNDES, Unimed, Unisinos, EcoFrotas, EcoBenefícios, Thyssenkrupp
Apoio Institucional: Prefeitura de Porto Alegre
Apoio: Sistema Fecomércio, CMPC – Celulose Rio Grandense, RBS TV
Parceiros: StudioClio, Mãos Verdes, Net Impact, Gaia, Aliança Francesa de Porto Alegre
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal; Pró CulturaRS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; ProEsporte – Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

2º – PORTO ALEGRE MUSICAL
Duas noites de shows gratuitos em palco montando no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital.

Em um palco montado à rua, no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, centro da cidade, grande público poderá curtir duas noites de shows, totalmente gratuitos. Integrado à programação da 2ª edição da Virada Sustentável – festival de mobilização e educação para a sustentabilidade – o projeto amplia seu escopo e agrega a seu valor intrínseco – artístico e sociocultural – o valor da conscientização para a sustentabilidade. Vislumbrando um público que circula e trabalha próximo ao Centro da capital, mas que nem sempre vem aos bairros centrais nos finais de semana – onde boa parte da programação da Virada Sustentável será desenvolvida – estes espetáculos do projeto Porto Alegre Musical são a ponta de contato da Virada com esse público mais carente de oportunidades culturais e de lazer. Por isso novamente espetáculos populares e de qualidade artística foram escolhidos para esta 2ª edição do projeto. Na primeira noite a Orquestra da Ulbra fará um concerto especial com a participação de 5 dos maiores cantores dos gêneros “gaúcho/tradicionalista/nativista”: Shana Muller, Sérgio Rojas, Chico Saratt, Marcelo Caminha e Neto Fagundes. A segunda noite novamente será reservada ao samba. Nesta edição serão convidados para uma celebração dois dos maiores blocos de carnaval de rua de Porto Alegre: Bloco da Laje e Turucutá vão agitar o centro de Porto Alegre e comemorar a chegada da 2ª edição da Virada Sustentável.

1ª MOSTRA INFANTIL DE CINEMA E SUSTENTABILIDADE
Sessões de cinema de filmes de curta e média metragem com temática voltada à sustentabilidade, oficinas de flipbook e espaço de interação para o público infantil, durante três dias, de forma gratuita, na Cinemateca Capitólio, no Centro Histórico, em Porto Alegre

A Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade é um projeto de mostra cinematográfica que vai exibir filmes de curta e média-metragem, voltados a temática da sustentabilidade e meio ambiente, dedicado ao público infantil. O evento está previsto para acontecer durante três dias – sexta, sábado e domingo – em março de 2017. Serão realizadas exibições diárias na Cinemateca Capitólio com programas de curtas e um média-metragem por dia dedicados ao tema do meio ambiente, ecologia, sustentabilidade especialmente pensado para atingir as diferentes faixas etárias. Além das exibições será montando um espaço de interação entre as crianças com móveis e brinquedos infantis acompanhados de animadores que estarão entretendo os pequenos que buscarem também diversão fora da sala. Será ministrada também duas oficinas – no sábado e domingo – de produção de flipbook. Todas as atividades são gratuitas. O projeto é realizado num período de 5 meses – novembro/2016 a março 2017.