Santander Cultural comemora 15 anos com homenagem a Porto Alegre

O ano de 2016 marca o aniversário de 15 anos da unidade de cultura do Santander em Porto Alegre, que presenteia a cidade com obras de 30  artistas locais. A ideia é deixar um legado para cidade que ultrapasse os limites do prédio histórico e proporcione fruição da produção artística contemporânea gaúcha. Dia 2 de abril,  das 8h da manhã até o sol se por, o projeto Arte no Muro oferece uma experiência diferenciada para população, por meio da participação das pessoas no processo de criação dos trabalhos, realizados ao ar livre, numa extensão de 450 metros da Avenida Mauá, na região central da cidade.

Theo - Exponencial - Crédito And rea Costa - Pubblicato

Arte no Muro, que traz André Venzon, idealizador do projeto, curador e coordenador, e Pubblicato, representada por Vitor Mesquita, responsável pela criação da logomarca e design do projeto, e Andrea Costa, responsável pela execução do projeto junto com Venzon tem ênfase na intervenção urbana como manifestação artística contemporânea. Os artistas foram convidados para pensarem a relação das pessoas com a cidade, bem como o Muro, enquanto lugar da arte.

A iniciativa dá continuidade a uma desconstrução simbólica deste “anti-momumento” que foi construído entre, 1971 e 1974, para proteger a cidade das enchentes do Rio Guaíba. A primeira intervenção artística, realizada em 1994, por meio do projeto de Descentralização da Cultura, fez o Muro desaparecer como barreira visual, e se destacar na paisagem urbana para promover a arte.

Os artistas e coletivos que participam do projeto são: Acervo Independente, Associação Chico Lisboa, Bruno Borne, Carol W, Celo Pax, Claudia Sperb, Cristiano Lindemayer Kunze, Estúdio Hybrido, Fernanda Valadares, Frantz, Gabriel Pessoto, Geraldo Markes, Guilherme Moojen, Gustavo Freitas, Helena D’Ávila, Kelvin Koubik, Kira Luá, Marcelo Chardosim, Mariana Riera, Marilice Corona e Studio P, Nelson Wilbert, Patrick Rigon, Ricardo André Frantz, Richard John, Roberto Ploeg, Sandro Ka, Theo Felizzola, Tridente, Xadalú e Zoravia Bettiol.

Tridente - Sem Título - Crédito  Andrea Costa - Pubblicato

O artista holandês Roberto Van Ploeg, que reside em Olinda (PE), participa da ação por meio de um convite especial do Santander Cultural e realiza palestra sobre o seu trabalho no Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248), dia 1º/04, sexta-feira, 19h, na sala 63G.

 

Por: Mariele Salgado Duran