Quatro grupos do Espaço da Arte participam do 6º Festival Três Coroas em Ação

O Espaço da Arte será representado por quatro grupos no 6º Festival Três Coroas em Ação, que será realizado de 5 a 11 de outubro, no Centro de Cultura e Rua Coberta de Três Coroas.  Dia 9 de outubro, sexta-feira, sobem ao palco do Centro de Cultura os grupos 100 sentidos, de Novo Hamburgo, com a peça “O amor não é lindo”,  3G, de Farroupilha, com “E agora, Mamãe” e a peça “Uma História de Amor. No sábado, dia 10, será a vez do Art in Fato, de Tupandi, apresentar “Valsa Nº 6”, no mesmo local.

Valsa13

A entrada do evento é gratuita. Serão 13 montagens participantes, vindas de Sapiranga, Novo Hamburgo, Bagé, Farroupilha, Canela, Porto Alegre, Tupandi, Bom Princípio e Viamão.  A realização é do grupo teatral IN LOVE, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura.

“O amor não é lindo”

O amor nao e lindo

O primeiro representante do Espaço da Arte a se apresentar será o 100 sentidos, com a montagem “O amor não é lindo”, que tem a direção de Fernando Tepasse. Será o segundo festival que o grupo irá participar e, desta vez, concorre na categoria Infantil. A apresentação está marcada para as 10h.  A peça brinca com a eterna relação entre a vida e a morte. Inspirada na animação “A noiva cadáver”, conta o drama de Regisnelson, um jovem desprovido de beleza que sonha em casar. Sua avó tenta de todas as formas realizar esse sonho, inclusive após a sua morte.

Essa obra foi criada em 2014 e neste ano foi totalmente remodelada, com a entrada de novos personagens e mudanças no roteiro. A meta de Fernando é que ela receba dicas preciosas, buscando a evolução da montagem. O 100 sentidos é da unidade do Espaço da Arte de Novo Hamburgo, junto ao Colégio Marista Pio XII, composto por estudantes de Ensino Médio e convidados.

“E agora, Mamãe?”

E agora mamae3

A montagem “E agora, Mamãe?” irá concorrer na categoria Juvenil e será apresentada às 13h45, pelo grupo 3G, composto por alunos da unidade de Farroupilha, que tem o apoio do Comdica, Tramontina e Rotary Club Farroupilha. Este será o segundo Festival que o grupo irá participar e as expectativas de Fernando Tepasse, que dirige também este trabalho, é de que seja momento de assistir a novos trabalhos e oxigenar a criatividade. “A troca com os diretores, o contato com os atores e a emoção de estar envolvido com o festival é algo super gratificante e motivador”, explica.

A peça narra a trajetória de um grupo de amigos que desde pequenos tentam descobrir de onde vem os bebês. O tempo passa e nenhuma resposta convincente e verdadeira chega a eles. A descoberta acontece por conta própria, quando uma das adolescentes aparece grávida.

Uma História de amor

Uma Historia de amor 28

O espetáculo “Uma História de amor” fará a terceira participação em Festivais e tem sessão marcada para o mesmo dia 9, às 21h15min. A obra concorre na categoria adulto. Fernando Tepasse, que atua e dirige o trabalho, espera, assim como na Festcarbo, em Arroio dos Ratos, receber valiosas indicações, resultado de um olhar sensível, generoso e atento dos jurados. “É muito importante ter este retorno tanto dos profissionais quanto da plateia, que conseguem às vezes apontar aspectos que ainda não havíamos nos dado conta, aprimorando ainda mais nossa montagem. Minha expectativa é de saiamos de Três Coroas cheios de boas ideias, de momentos de troca e de confraternização”, finaliza.

“Uma história de amor” fala sobre a essência do que é ser professor. Como pano de fundo, ela mostra o drama de Osvaldo, um velho professor que, com a morte de sua esposa, resolveu se aposentar e viver em meio a suas lembranças. Sua trajetória muda quando Laura, sua neta, precisa fazer um trabalho de escola sobre o seu sonho, que é ser professora. Para isso, Osvaldo vai trazer à tona as memórias mais marcantes da sua infância e da época que lecionava. Emocionante, reflexiva e sensível, “Uma história de amor” quer valorizar o profissional que transforma e faz a diferença na vida de muita gente – o professor.

Valsa Nº 06

Valsa12

“Valsa nº6” concorre na categoria adulto e sobe ao palco no sábado, dia 10, às 21h15. Este será o quarto festival de teatro competitivo que o grupo Art in Fato participa e a expectativa de todo o elenco e da diretora, Bianca Flôres, é de que esta seja mais uma oportunidade de crescimento do trabalho. “Nesse segundo semestre nosso objetivo é adquirirmos experiência e termos diferentes opiniões sobre nosso espetáculo”, completa.

O Três Coroas em Ação vai contar com dois jurados que já assistiram a peça na Festcarbo e, por esta razão, o nervosismo será maior, segundo Bianca. “Fica a dúvida se conseguimos colocar em prática as propostas sugeridas e se nossa obra teve uma evolução. Estamos trabalhando para isso”, explica.

O próximo compromisso do grupo de Tupandi é no 19º Santiago em cena, em Santiago/RS, dia 16 de outubro, às 22h30, na Junta Militar. ”Serão dois finais de semana consecutivos de apresentações, e a oportunidade de conhecermos muita gente boa”, analisa Bianca. A aluna Cintia Orth  fala sobre estes desafios. “Estamos nos puxando para levar ao palco uma peça cada vez melhor, tenho certeza que vai ser uma grande experiência!”.

Livremente inspirada na obra de Nelson Rodrigues, a montagem “Valsa nº6” tem como protagonista Sônia, uma garota assassinada aos 15 anos, que tenta montar o quebra-cabeça de suas memórias e reconstituir os acontecimentos de sua vida. A Prefeitura Municipal de Tupandi, através da Secretaria de Cultura, é parceira do Art in Fato em todas as suas atividades.

 

Por: Maria Paula Corrêa