Trio Quintina’ é atração do Ecarta Musical

O Ecarta Musical do sábado, dia 25 de julho de 2015 , apresenta o paranaense Trio Quintina. O show acontece às 18h, na sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 ), em Porto Alegre. A abertura do Ecarta Musical será realizada por André Luís Godinho, aluno do curso de Bacharelado em Violão na UFRGS, sob a orientação do violonista Daniel Wolff. A entrada é franca.

Trio Quintina - red

Trio Quintina
Os músicos Fabiano Silveira, Gabriel Schwartz e Gustavo Schwartz, de Curitiba, explicam que “quintina” é um termo musical usado para designar a divisão ímpar e incomum de cinco notas em um tempo, uma quiáltera de cinco notas, diferente das divisões pares que, em geral, tomam conta da música. “Essencialmente, o nome Trio Quintina quer transmitir a ideia da multiplicidade de cinco em três: cinco elementos musicais — violão, guitarra, flauta, percussão e voz — executados por apenas três músicos”, revelam.

Desde o seu surgimento, em meados de 1997, a formação do grupo se mantém intacta, porém, com o tempo, o número de instrumentos musicais foi sendo ampliado. Entre os que foram acrescentados, por exemplo, estão o cavaquinho, o violão de 7 cordas, o sax tenor, o sax alto, o clarinete, o flautim, a bateria, além de uma gama de instrumentos de percussão. “Somados a tudo isso vêm as composições e os arranjos, e, finalmente, chegamos a uma orquestra de três músicos”, resumem os artistas.

O repertório do Trio Quintina é de ritmos brasileiros — samba, baião, xote, choro, afoxé, frevo etc —, grandes clássicos da MPB e também de composições próprias registradas nos cinco CDs independentes lançados ao longo da carreira. Os álbuns são “A Caixinha Mágica” (1999), “Ao Vivo Puro” (2001), “Baiano de Menina” (2002), “Pára-dias de chuva” (2004) e “Quintina Orquestra Trio” (2009).

 

Por: Sortimentos