Intercâmbio entre grupos teatrais fortalece relações culturais

Portugueses ficaram no Espaço Residência Artística Vale do Arvoredo

Durante um mês (entre junho e julho) a Cia Caixa do Elefante teatro de bonecos recebeu os portugueses José Baltazar e Fernanda Tomás no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, em Morro Reuter, no Rio Grande do Sul. No laboratório criativo foram compartilhados conhecimentos, experiências e ideias sobre o universo teatral, em especial sobre os aspectos construtivos e a concepção visual para a cena.

INTERCAMBIO2

O convívio intenso entre os artistas colaborou para a criação de novas perspectivas sobre o fazer artístico e também consolidou as relações culturais entre Brasil e Portugal. O encontro faz parte das atividades realizadas pela Caixa do Elefante e tem o patrocínio da Petrobras.

Os intercambistas recebidos já auxiliaram no suporte técnico para a Caixa do Elefante em Portugal, na França e na Escócia. Fernanda Tomás nasceu em Matosinhos, próximo  a cidade do Porto,  trabalha com teatro desde 2002 como figurinista e aderecista para inúmeras companhias. Fez figurinos para cerimônia de abertura na “Expo Zaragoza”, que aconteceu na Espanha, em 2008 e lecionou na Faculdade de Belas Artes e Arquitetura – ARCA, em Coimbra, em 2013. José Baltazar é de Évora, Portugal, e atua desde 1998 como cenógrafo, cenotécnico e aderecista. Trabalhou com várias companhias teatrais em Coimbra, entre elas “O Teatrão”, “Escola da Noite” e “Cia Marimbondo”. É premiado com o melhor espetáculo no Festival de *Ghent *(Bélgica, 2007) e no Festival *Black and White* em Imatra (Finlândia, 2009).

 

Por: Gato Preto Produções