Duo Santoro faz recital no Instituto Ling

Considerado um dos maiores sucessos da música erudita brasileira nos últimos anos, o Duo Santoro estreou em 1990. Desde então, o grupo composto por Paulo e Ricardo Santoro tornou-se um dos conjuntos camerísticos mais elogiados pela crítica especializada. Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, traz para seu recital no Instituto Ling ( Rua João Caetano, 440 – B. Três Figueiras), em Porto Alegre / RS, um leque eclético de estilos que vai do erudito ao popular, com compositores como Vivaldi, Villa-Lobos e Oswaldo de Carvalho. A apresentação acontece Domingo, dia 5 Julho de 2015, às 11h. Os ingressos custam R$ 40,00, no local.

duo_santoro

Depois de lançar, em 2011, o disco “Bem Brasileiro” – o primeiro de carreira – o Duo Santoro já está em estúdio preparando o segundo disco, repetindo a dobradinha com o produtor Sergio Roberto de Oliveira. No repertório, músicas compostas especialmente para os gêmeos do violoncelo, com destaque para obras novíssimas de Ricardo Tacuchian e Ronaldo Miranda, e ainda peças de Dimitri Cervo, Oswaldo Carvalho e do próprio Sergio de Oliveira.

Os gêmeos cariocas Paulo e Ricardo fazem parte da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1986 e da Orquestra Sinfônica da UFRJ desde 1989, no mesmo ano em que se graduaram pela Escola de Música da UFRJ com nota máxima e dignidade acadêmica Magna Cum Laude. Com Mestrado em Música, já se apresentaram como solistas à frente de várias orquestras, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como Trios, Quartetos e outros Duos.

duo-santoro-foto-nova-4

Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos que vai do erudito ao popular. As transcrições e arranjos para violoncelos são assinados, na sua maioria, pelo próprio Duo. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da música brasileira. Para isso, contam com a colaboração de vários compositores, que dedicaram algumas de suas principais obras ao Duo.

 

Por: Sortimentos