Violonista Rafael Lopes lança trabalho autoral

Círculo do Tempo é o nome do disco gravado no estúdio público Geraldo Flach, que já começa a circular pelas plataformas digitais.

Rafael Lopes é compositor, com formação em violão, graduado na UFRGS. Desde 2013, estuda mestrado em Portugal, na área de Jazz, na Universidade de Aveiro. Agora, ele está de volta a Porto Alegre, sua cidade natal, onde gravou e se prepara para lançar seu terceiro trabalho.

IMG_3021-2 (853x1280)

Ele foi contemplado no edital do Estúdio Geraldo Flach, da Prefeitura de Porto Alegre, e já concluiu a gravação das oito faixas que integram o álbum Círculo do Tempo – que começa a circular digitalmente nesta terça (30/6), e poderá ser ouvido em plataformas como iTunes, Soundcloud, e posteriormente Spotify e Deezer, entre outras. Depois disso, o músico realizará uma breve *temporada de shows em Porto Alegre*, em agosto, para divulgar e apresentar ao vivo os temas que fazem parte do álbum.

Rafael Lopes trabalha como instrumentista, compositor, arranjador e professor de música. Iniciou seus estudos com violão e violino paralelamente, no Conservatório Pablo Komlós (OSPA). Desde o início da carreira, se apresenta em concertos solo e em grupos de jazz pelo Brasil e exterior. Seus trabalhos autorais já foram apresentados em Portugal, Itália e França. Em seu currículo, constam cursos de violão, guitarra, arranjo e improvisação com importantes nomes, como Júlio “Chumbinho” Herrlein, Mário Laginha e Kurt Rosenwinkel, além instituições como Berklee College of Music (EUA) em São Paulo e Perúgia (Itália).

Seu primeiro trabalho lançado foi Onzedoz e – concerto gravado ao vivo com temas autorais e arranjos, em 2013. Neste mesmo ano, iniciou um trabalho de pesquisa e experimentação, com registros e manipulação eletrônica de improvisações e ambientes sonoros; materiais que foram captados em cidades diversas como Marselha, Roma, Florença, Madrid e Barcelona.

Em 2014, paralelamente a pesquisa do mestrado, lançou o EP The Search for Memories, que apresenta um trabalho de pesquisa em música Renascentista e Barroca, utilizando composição e improvisação, com obras de John Dowland e S. L. Weiss. Foi neste mesmo ano que iniciou o processo de composição do disco Círculo do Tempo.

Por: Raphaela Donaduce Flores