Inscrições abertas para mediadores da 10ª Bienal do M ercosul

Poderão participar do processo seletivo para trabalhar no período da mostra estudantes de graduação de Porto Alegre e Região Metropolitana.

A 10ª Bienal do Mercosul *Mensagens de Uma Nova América *abre inscrições para formação de mediadores. Estudantes universitários, a partir do 2º semestre de graduação de qualquer área de conhecimento – exceto da área da saúde – de universidades de Porto Alegre e Região Metropolitana poder se inscrever pelo link https://pt.surveymonkey.com/s/10bienalmediadores até 5 de julho. Os inscritos deverão estar vinculados às universidades durante todo o ano de 2015.

FBK_Card_ProgarmaEducativoDivulgação2-03

É necessário que os participantes tenham disponibilidade para participar de forma presencial de atividades de formação nos meses de agosto e setembro de 2015, período no qual serão realizados um total de 24 encontros. O curso será ministrado por diversos convidados, além de curadores e artistas da 10ª Bienal, e abordará temas como História da Arte, História da Arte na América Latina, Curadoria, Linguagens Artísticas, Estética, Filosofia, Cultura e outras linguagens, Antropologia, Didática, Práticas Educativas, Acessibilidade e Vivências nas Escolas, entre outros.

IMPORTANTE:

Os alunos que atualmente cursam o 1º semestre, poderão participar da formação de mediadores da 10ª Bienal do Mercosul. Entretanto, nesta edição não poderão participar da seleção para trabalhar no período da mostra, pois é condição que os candidatos estejam no 2º semestre de graduação em 2015/1.

Este ano a formação de mediadores está direcionada somente a alunos da graduação. Porém, determinadas atividades do curso serão abertas ao público em geral. Vamos divulgar todas as atividades abertas aqui pelas nossas redes sociais e pelo site www.bienalmercosul.art.br.

Aos graduados, que além dos encontros, também têm interesse de participar da mostra como supervisores ou assistentes, pedimos que enviem seus currículos para o email programaeducativo@bienalmercosul.art.br.

Programa Educativo

O título “Possibilidades do Impossível”conduzirá as ações do Programa Educativo da 10ª Bienal do Mercosul, que tem coordenação de Cristián G. Gallegos. Com a experiência da memória como filosofia de trabalho, o programa se caracteriza como um espaço de experimentação no qual se busca, a partir de experiências particulares, a construção de uma memória coletiva capaz de dar visibilidade a uma série de reflexões, opiniões e críticas abertas em relação aos distintos processos que os públicos da 10ª Bienal serão convidados a vivenciar. As ações educativas estão organizadas em duas linhas. A primeira, denominada *Raiz*, será composta por atividades já existentes nas edições anteriores da mostra de arte como a formação de mediadores e professores, publicações, material pedagógico e ensino à distância. A segunda, com o título*Impossibilidades*, abrange ações específicas desta edição. Ou seja, é uma espécie de extensão da Raiz do Programa Educativo da Fundação Bienal do Mercosul com intervenções, trabalho nas escolas e nas comunidades, workshops e ações pedagógicas com artistas para o espaço público.

Mensagens de Uma Nova América

A 10ª Bienal do *Mercosul Mensagens de Uma Nova América* acontece de *8 de outubro a 22 de novembro de 2015*. Sua plataforma curatorial está voltada para a exibição da *produção artística dos países latino-americanos*, retomando uma vocação inicial apontada em sua primeira edição, cuja estratégia curatorial era *“reescrever” a história da arte da América Latina*. Esta edição da exposição buscará promover a visibilidade, a legibilidade e a recepção da produção artística destes países através de uma exposição de grande envergadura que irá se construir em torno da produção mais relevante desta região. A 10ª Bienal pretende dar conta de um considerável número de “pontos cegos” deixados pela crítica e pela historiografia, trazendo à superfície obras cuja contribuição artística ainda não recebeu a merecida consideração crítica. A equipe curatorial dessa edição é formada pelo curador-chefe Gaudêncio Fidelis (Brasil), pelo curador-adjunto Márcio Tavares (Brasil) e pelos curadores-assistentes Ana Zavadil (Brasil), Fernando Davis (Argentina), Raphael Fonseca (Brasil) e Ramón Castillo Inostroza (Chile).

 

Por: Ariela Dedigo