Show na Livraria Cultura marca o lançamento do CD Náufragos Urbanos

O poeta e letristas Martim César, o cantor e compositor Ricardo Fragoso e a cantora Ro Bjerk lançam o CD Náufragos Urbanos nesta sexta-feira, dia 26 de junho, às 20h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre. O show conta com a participação de Marco Aurélio Vasconcellos, Paulo Timm, Aluísio Rockembach e dos instrumentistas acompanhantes Fabrício ‘Pardal’ Moura e Davi Mesquita. A entrada é franca.

1A_Ro_e_Ricardo__Foto_Filipe_Caldeira_br

O CD Náufragos Urbanos foi criado a partir das vivências e influências musicais de três artistas de trajetórias distintas, construídas ao longo de 20 anos de intensa atividade profissional Ao constituírem essa parceria, fundiram estilos, sentimentos e talentos para produzir um repertório seleto e com arranjos que misturam vários ritmos e estilos na medida certa. Reúne 13 composições (as Cartas de Marear), assinadas por Martim César, Ricardo Fragoso e Paulo Timm, interpretadas por Ro Bjerk e Ricardo Fragoso, com participações especiais de Paulo Timm e Marco Aurélio Vasconcellos.

Cancioneiro brasileiro

Segundo Martim César, Náufragos Urbanos pretende ser um resgate – ínfimo, mas necessário – de letras e canções não comerciais. Ou seja, de músicas que recebem pouco espaço nos dias atuais, principalmente nos meios de comunicação de massa. “Não pretendemos concorrer com outras manifestações mais midiáticas, mas, sim, continuar a tradição de um cancioneiro brasileiro que é dirigido mais à alma; ao sentimento”. Conforme o músico, o trabalho surge de uma busca poético-musical, mas também da visão de um nicho que existe, mas está adormecido.

“Onde está o ‘som do barzinho’?”, pergunta Martim César. “Cada vez mais há o som alto, forte, dançante, corporal. E esse é necessário também. Mas cada vez se ouve menos o som calmo, intimista, melódico, para a alma. Onde a letra é escutada com tanta importância como a melodia. No entanto, onde estão esses espaços? Existem, mas são poucos. E há pessoas com sede desse tipo de música. Não temos a pretensão de preencher essa lacuna, mas sim de sermos uma gota nesse oceano necessário à sede que muitos têm no olhar. Por essa razão cremos que é este um projeto importante e que – agregado a muitos outros – pode manter essa chama acesa para que as futuras gerações conheçam e reconheçam essa corrente artística”, argumenta.

Como aporte especial ao disco, a presença de outro compositor, melodista, também consagrado em diversos festivais do Rio Grande do Sul: Paulo Timm. O projeto conta ainda com a participação de uns dos grandes ícones da música gaúcha: Marco Aurélio Vasconcellos, vencedor de três califórnias da canção e do festival brasileiro Talentos da Maturidade.

Quanto às letras, o trabalho é uma continuação da obra poética de Martim César e mostra alguns flagrantes sentimentais da alma humana. Situações cotidianas e – por vezes – fugazes e que, por fazerem parte da vida de qualquer um, pertencem a todos. Quanto às melodias, conforme Martim César, Náufragos Urbanossurge como uma navegação sobre melodias que nos lembram as raízes brasileiras mais profundas. Sambinhas, valsinhas, bossas, toadas. É uma continuação do que apareceu em um trabalho autoral anterior chamado Canções de a(r)mar e desa(r)mar, no qual Ricardo Fragoso já demonstrava essa busca. Com alguns aportes no mesmo estilo do melodista Paulo Timm, a navegação se completa. “Há sabor, sim, de Paulinho da Viola e de Demônios da Garoa, de Avendano Jr (o rei da boemia pelotense) e de Lupicínio(o da boemia porto-alegrense), de Adoniran e de Sílvio Caldas. E de tantos outros baluartes da Cultura Brasileira. Posto que são as referências. Que são o norte dessa navegação”, detalha o músico e compositor.

Em relação às interpretações, a voz brasileira e límpida da cantora Ro Bjerk. Inconfundível na sua brasilidade. Com ela, o próprio Ricardo Fragoso, com seu jeito muito brasileiro de cantar. Uma dupla que se complementa perfeitamente, até mesmo por já ter percorrido muitos anos de estrada e de mares musicais.

O CD Náufragos Urbanos foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Digital, de Pelotas, sob a direção de Hélio Mandeco. A produção musical é de Ricardo Fragoso e Hélio Mandeco. O projeto gráfico é assinado por Valder Valeirão, da Nativu Design. Participam do disco os músicos Eduardo Varela, Lyber Bermúdez, Fabrício ‘Pardal’ Moura, Aluísio Rockembach, Jucá De León, Gil Soares, Davi Mesquita, Renato Popó, Daniel Zanotelli, entre outros.

Sobre os autores:

Martim César – Letrista, vencedor de diversos festivais do Rio Grande do Sul, entre eles a Califórnia da Canção, Reponte de São Lourenço do Sul, Laçador e Festival de MPB, ambos de Porto Alegre. Autor de quatro livros de poesia e um de poemas, por duas vezes vencedor do Prêmio Mario Quintana de poesia; indicado ao Prêmio Açorianos 2010 como melhor letrista do RS e idealizador/recitador do projeto Poemarte, de oficinas de poesia em escolas e em outros eventos culturais.

Ro Bjerk – Cantora pelotense, já conhecida pelas suas apresentações em diversos bares da noite da Princesa do Sul, tendo também destaque na capital gaúcha, onde, inclusive, recebeu o prêmio de melhor intérprete no Festival de Música de Porto Alegre. Nesse mesmo festival, juntamente com os dois compositores acima mencionados, receberam o primeiro prêmio, em 2010, pela canção “Desde o cais de uma janela” (que faz parte do repertório do CD). Ro Bjerk iniciou sua vivência musical em 1994, no Coral da Ufrgs. Atuou também no Coral do Sesc de Porto Alegre durante quatro anos, compondo o naipe de sopranos. Nesse período, apresentou-se em vários espaços culturais na Capital e no Interior do RS, cantando músicas clássicas e MPB. Atuou como cantora no Vocal Mandrialis por três anos, período em que estava em cartaz o espetáculo cênico “Tangos, Boleros y Otras Cositas Más”. Com o grupo, apresentou-se em Porto Alegre, em turnê pelo Interior do RS e em Rivera, no Projeto Sonoras Energias, que contou com acompanhamento musical de Fernando do Ó, Felipe Azevedo e Luiz Mauro Filho.

Ricardo Fragoso – Músico da noite pelotense, bem como das noites da capital do Rio Grande do Sul e, também, de alguns bares e avenidas de Paris, onde – por alguns anos – levou a MPB para ser divulgada através do seu estilo bem brasileiro de tocar violão e de cantar. Realizou trabalho instrumental com as seguintes formações: Trio de Violões, Banda Tríade e Cia. das Cordas. Dentro da linha vocal, atuou com: Fruto do Mato, Banda Triagem, Trio Harmonia, Trio Bazar Café, Grupo Roda Viva e Banda Fora de Si. Por meio destas diferentes formações, vem transitando por gêneros diversos: jazz, bossa nova, flamenco, funk, chorinho, samba, bolero, entre outros. Residiu e trabalhou em Paris de 1998 a 2003, onde integrou o grupo Luanova, formado por músicos de diferentes horizontes culturais: franceses, italianos, africanos.

Em diferentes formações, duos ou individualmente apresentou-se em casas e salas de espetáculo parisienses, como l’Opus Café, le MCM, l’Entrepôt, le Cabaret Sauvage, l’Oscar Café, Le petit journal Montparnasse e inúmeros bistrôs, restaurantes ou em recepções privadas. Fora de Paris, o grupo Luanova apresentou-se no Club Med de Marrocos e Portugal, na Bretagne (Festival Jazz Errance, por exemplo), na ilha d’Yeu e no Sul da França, em cidades como Toulon e Marseille. Este período fora do Brasil foi também rico em termos de composições próprias, algumas das quais estão gravadas no CD “Viagem do Som”.

REPERTÓRIO DO SHOW:

Náufragos urbanos (Martim César/Ricardo Fragoso)

Faca de ponta (Letra: Martim César/Ricardo Fragoso)

Casa vazia (Martim César/Paulo Timm)

Desde o cais de uma janela (Martim César/Ricardo Fragoso)

Esquinas e porões (Martim César/Ricardo Fragoso)

Canção para o balanço da lua (Martim César/Paulo Timm

Poesia – Cartas de marear (Martim César/ Ricardo Fragoso)

Numa caixinha de fósforos (Martim César/Paulo Timm)

SERVIÇO:

O Quê: Show de lançamento do CD Náufragos Urbanos – Cartas de Marear, com Martim César, Ro Bjerk e Ricardo Fragoso. Participação Marco Aurélio Vasconcellos e Paulo Timm.

Onde: Livraria Cultura de Porto Alegre, Shopping Bourbon Country (Avenida Túlio de Rose, 80, Passo D’Areia, Fone 51-30284033), Porto Alegre-RS

Quando: Dia 26 de junho, sexta-feira, às 20h.

Quanto: Entrada franca.

Maiores informações: (51) 92772191

Duração: 60 minutos

Censura: Livre

O CD estará à venda na Livraria Cultura, ao preço de R$ 20,00

Por: Silvia Abreu