“Fotografias para imaginar” inaugura no dia 16 de junho na Sala Aldo Locatelli

Projeto fotográfico desenvolvido por Gilberto Perin tem financiamento do Fumproarte e reúne exposição e livro com mesmo título.

Inaugura no dia 16 de junho, às 19h, a exposição “Fotografias para Imaginar”. O projeto, desenvolvido por Gilberto Perin, segue em cartaz até 31 de julho, na Sala Aldo Locatelli, na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, tem financiamento do Fumproarte. No mesmo dia, o público poderá conferir o lançamento do livro de mesmo nome, que reúne as 16 fotografias de Perin mais o olhar de 16 escritores e 16 artistas convidados pelo fotógrafo para interferir no seu trabalho e escrever textos inspirados na obra escolhida por cada um deles.

FOTOGRAFIAS-PARA-IMAGINAR-foto-Gilberto-Perin-5

“Os artistas criaram novas obras através de uma interferência/apropriação/recriação/estímulo a partir das imagens. Cada fotografia escolhida por um escritor instigou a criação para um conto/poema/texto experimental que surgiu da imaginação dele. É isso que esse livro e a exposição apresentam: a foto original; mais uma obra recriada a partir dela; e mais um texto a partir da impressão que ela causa em cada um deles”, conta.

Fotografias para imaginar, surgiu em 2012 com fotografias produzidas no Brasil e exterior que revelam espaços sem a presença humana, propondo que o limite documental da fotografia seja ultrapassado, rompendo a fronteira do visível, reconstruindo a realidade com outro olhar – além daquele esboçado e recortado pelo fotógrafo.

A publicação e a exposição contam com a participação de nomes como Carlos Urbim, Charles Kiefer, Ignácio de Loyola Brandão, Martha Medeiros, Luiz Antonio de Assis Brasil, André Venzon, Britto Velho, Chico Baldini, Régis Duarte e Zoravia Bettiol, entre outros.

Inspirado nessa experiência de transversalidade de conteúdos e com tantos talentos reunidos, o livro “Fotografias para Imaginar” tem também um sentido de prosseguimento com a experiência integrada entre fotografia, texto e obras visuais.

FOTOGRAFIAS-PARA-IMAGINAR-foto-Gilberto-Perin-2

A partir da publicação foi criado um projeto para professores trabalharem com alunos de 12 a 17 anos. Suzana Saldanha, atriz e Mestre em Teatro-Educação, sistematizou o projeto para que os professores apliquem nas escolas do ensino fundamental e médio uma oficina teórica-prática onde os participantes serão estimulados a criar a partir de fotos, textos e obras visuais desse livro. O objetivo é instigar a imaginação, a memória, o senso estético e crítico, além de promover a reflexão, discussão e trocas coletivas propiciando a formação de um cidadão consciente e crítico. Os mil exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente em escolas, bibliotecas, museus, galerias e entidades que trabalham com jovens adolescentes.

“Fotografias para Imaginar” tem entrada franca. A Sala Aldo Locatelli funciona de segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h30 às 18h.

 

Por: Bruna Paulin