Ecarta oferece curso de gaita-ponto 8 baixos

A partir de 9 de abril, a Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre) passa a oferecer curso de gaita-ponto 8 baixos. Ministrado pelo compositor e arranjador

​​Renato Müller de Fraga, integrante do grupo Irish Fellas, é destinado tanto para o público principiante quanto o experiente. As aulas são individuais, com hora marcada, sempre às quintas-feiras. Da iniciação ao instrumento, o programa tem como base a música folclórica gaúcha. O repertório inclui títulos de Tio Bilia, Gilberto Monteiro, Renato Borghetti e Reduzino Malaquias. Após a iniciação, as lições podem seguir com melodias francesas, como as de Frédéric Paris e Yann Tiersen, e também com as tradicionais irlandesas.

Renato Muller_Crédito de Gabriela Di Bella

Informações e inscrições pelos telefones 51 4009.2970 e 51 8169.2974 e pelo e-mail ecartamusical@gmail.com. O investimento é de R$ 200 mensais.

Renato Müller de Fraga é Compositor e arranjador. Em 2011 passou a integrar o grupo Irish Fellas, voltado ao estudo, à pesquisa e à apresentação de música tradicional irlandesa. Desde 2012 é professor da Fábrica de Gaiteiros, do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, na sede de Porto Alegre. Acompanhou, em 2014, a cantora Paula Fernandes, ao lado de Carlitos Magallanes, do programa de televisão Criança Esperança. Em 2013, tocou no Rock in Rio, com a banda Sensessional, formada por músicos de todo o Brasil. No ano anterior, compôs a trilha sonora do filme A oeste do fim do mundo, de Paulo Nascimento. Outra experiência no cinema aconteceu em 2011, quando realizou a direção musical da série Fim do Mundo, produzido pela Accorde Filmes e exibido pela RBS TV e Globo Internacional para 89 países da Europa e da África. Em 2009, ano que lançou o primeiro disco, intitulado Garatuja, recebeu os prêmios: melhor instrumentista na Moenda da Canção e de melhor trilha sonora em longa metragem no Festival de Cinema de Gramado com o filme Em teu nome de Paulo Nascimento.

Por:  Dóris Fialcoff