Isabella Carnevalle lança galeria virtual dentro do projeto feminino pelo feminino

Dia 24 de fevereiro, às 19h, inaugura a galeria virtual dentro do projeto feminino pelo feminino, da artista Isabella Carnevalle, com visitação permanente no endereço www.isabellacarnevalle.com.br. Tratam-se de instalações fotográficas traduzidas por meio de 18 obras – doze inéditas – em preto e branco, produzidas com câmeras de orifício tradicional e digital. Neide Jallageas, premiada artista Pós Doutora assina curadoria e o professor Doutor Marcelo Gobatto é responsável pelo texto crítico.

Isabella_Carnevalle_0001_0021

Inicialmente inspirada em textos de Clarice Lispector, a primeira etapa do projeto aconteceu em 2008, com uma exposição física e recorte diferenciado. Agora, nesta segunda fase, a artista apresenta os trabalhos em sete ambientes virtuais em 3D, onde o visitante pode percorrer livremente.

O ensaio feminino pelo feminino evoca aspectos do universo feminino e se expande enquanto potencial de significados, estimulando a ativação de diversos sentidos e a quietude do olhar. Isabella destaca que “são emoções presentes tanto em mulheres quanto em homens, crianças e jovens, velhos e adultos.

A dificuldade em estabelecer contato com a própria essênciaé um dos caminhos perseguidos pela artista ao longo do processo de criação. Ela empresta seu rosto e fundamenta a formação das imagens por meio de diversas experimentações. A manufatura do objeto – câmeras e imagens – insinua a manufatura da própria artista, onde o processo artesanal, somado a lentidão da exposição e ao imprevisto da câmera se entrelaçam ao conceito de introspecção e identidade deste trabalho.

Nove fotografias foram captadas com câmera de orifício construída pela fotógrafa, que acrescenta experimentos em laboratório p&b, com câmera de orifício digital e manipulações em computador. São trabalhos com diferentes dimensões e suportes, em ambientações que reforçam o simbolismo e atmosfera de cada uma.

Isabella_Carnevalle_0001_0026

Isabella ainda afirma que “feminino pelo feminino é fruto de reflexões e investigações que venho desenvolvendo mais sistematicamente desde 1997, sempre apoiada na poética da imagem. Caminho com a possibilidade da quietude do olhar. São imagens que pedem quietude, mergulho para poderem ser vistas.

Serviço:

Mostra virtual 3D feminino pelo feminino

Inauguração em 24 de fevereiro de 2015, às 19h

Visitação permanente no endereço www.isabellacarnevalle.com.br

 

Por: Mariele Salgado