I.C.H lança no sábado o álbum Antes tarde do que nunca

Após sete anos do último disco, uma das bandas mais clássicas do cenário punk/hardcore Canoense está com material novo. O material gravado entre fevereiro de 2013 e agosto de 2014 leva o nome de “Antes tarde do que nunca”. O álbum foi produzido por Sebastian Carsin, no Estúdio Hurricane. São 13 faixas, 12 autorais e uma versão dos Ramones, que aqui levou o titulo de Tati é uma headbanger. Já a arte do encarte ficou por conta do cartunista Dr. Insekto.

Arte da capa do disco Antes tarde do que nunca___Ilustração Dr Insekto[2] I.C.H_Foto por Wender Zanon

O lançamento será no Estúdio Black Bird (Av. Saldanha da Gama, 661, bairro Harmonia em Canoas), no sábado, 6 de dezembro, a partir das 19h. Os ingressos são retirados na hora pelo valor de R$10. Além da I.C.H, também tocam as bandas Los Cochos Virados (Canoas), Losna (Porto Alegre) e Rock Roach (SC).

Disco disponível para download gratuito

Assim como propõem a cultura libertária do punk rock, o disco dos rapazes já está disponível no site oficial da banda para download gratuito, basta acessar: www.ich1993.bandcamp.com.

Após 21 anos de estrada, entre idas e vindas e quatro mudanças de formação, a I.C.H segue da melhor maneira os ensinamentos deixados pelo punk rock. Formada por Wagner Sampaio (vocal), Rafael Souza (baixo), Rafael Biju (guitarra) e Renato Souza (bateria), o grupo canoense apresenta neste disco um punk rock visceral, cru e direto. O virtuosismo pode até não ser com eles, mas não há banda em território canoense que retrate tão bem o cotidiano como a I.C.H. Aliás, os rapazes já chegaram a ser censurados em um programa de rádio local a pedido da Prefeitura de Canoas em 2007. Isso por conta de uma letra que falava sobre a gestão pública do município durante o mandato do prefeito Marcos Ronchetti.  A faixa que dá nome ao disco é uma prova da consciência que os rapazes adquiriram com o tempo.  Antes tarde do que nunca fala sobre aquele velho ditado de “convalescer antes tarde do que nunca” e também acaba fazendo um “trocadilho” com o tempo de espera para produzir um novo material de estúdio.

Influenciados por bandas como Cólera, Inocentes, Garotos Podres, Cash from Caos, Replicantes e principalmente pelo lema do “faça-você-mesmo”.  A I.C.H é uma daquelas bandas que souberam bem como envelhecer, um bom exemplo de um grupo independente que apesar dos problemas cotidianos se manteve fiel a si mesma em todos esses anos.  Vale destacar que a I.C.H é uma das bandas que formaram o Coletivo de Bandas Independentes Locais, B.I.L,  que há dez anos atua na produção e organização de shows na cidade de Canoas, tendo organizado mais de 200 shows com bandas de diversos lugares do Brasil e da América Latina.

A I.C.H, abreviação para Os Imbecis Comandam os Homens, foi formada em 1993 e fez parte de uma geração de bandas punk surgidas no inicio dos anos 90, em Canoas, tais como Atritos (1989), CFC (1991), Discórdia Sonora, Armados de Revolta, DFC, Alienados pelo Sistema/Suicídio Nuclear, NPA, Andarilhos do Esgoto, Desafio ao Poder, entre outras. A banda desde então trabalha na composição de sons próprios, letras compostas na língua portuguesa e uma sonoridade básica, crua e direta. As letras contêm críticas construtivas para um mundo melhor, protestos contra todo tipo de opressão, violência e discriminação. Além de relatos do cotidiano que retratam a vivência dos integrantes da banda.

 

Serviço:

I.C.H lançando o álbum “Antes tarde do que nunca”

Bandas convidadas: Los Cochos Virados, Losna e Rock Roach (SC)

Quando: 6 de dezembro, sábado, a partir das 19h

Onde: Estúdio Black Bird (Av. Saldanha da Gama, 661 – Canoas)

Ingresso: R$10,00

 

MAIS INFORMAÇÕES

Escute: www.ich1993.bandcamp.com

Facebook Oficial : www.facebook.com/os.imbecis.comandam.os.homens

 

Por: Wender Zanon