Lançamento do livro Elefante-Folha, de Lucas Luz

Na quarta-feira (10/12), ocorre o lançamento do livro Elefante-Folha, primeira obra literária de Lucas Luz, produzida com incentivo do FUMPROARTE. O autor receberá o público em um bate-papo, em que falará sobre o seu processo de criação, seguido de sessão de autógrafos, a partir das 18h30, na Casa de Teatro (Rua Garibaldi, 853), em Porto Alegre. A entrada é franca.

Capa_Elefante-Folha

Elefante-Folha é uma obra criada a partir da contemplação de uma criança que começa a aprender o mundo onde nasceu. Traz consigo a sensibilidade de olhar a partir do ponto de vista dos pequenos, narrando o encantamento de um pai ao acompanhar as descobertas e conflitos de seu filho. Autor e obra se assemelham em um ponto extremamente poético, em que ambos se maravilham com as descobertas do ser humano e do ser pai, nascidos a cada momento, para a eterna novidade do mundo. Desta forma, o livro conduz o leitor a uma viagem pela paternidade, onde cada novo gesto do ser em desenvolvimento é contemplado como uma expressão de vida, sem julgamentos e recriminações.

O livro traz de forma singela uma contribuição a uma nova forma de educação das crianças: a criação com apego. Nessa abordagem, baseada em recentes descobertas da neurobiologia, procura-se entender o porquê de determinado comportamento, acolhendo-o de maneira gentil, buscando suprir através do afeto e da compreensão o desenvolvimento emocional da criança, pilar sobre o qual todo o desenvolvimento cognitivo e motor ocorrerá.

Um livro para e sobre a infância

Embora possa ser considerado um livro infantil, é na verdade um livro para a infância. Sua linguagem traz possibilidades diferentes de interpretação para os pais e os filhos. A obra aproxima emocionalmente essas duas realidades tão distintas nas suas racionalidades e formas de encarar o mundo. De um lado, toda a pulsão de vida que quer a experimentação. De outro, a velha criança que muitas vezes foi tolhida e repreendida e que não mais se expressa espontaneamente, mas sim responde como seus pais faziam consigo em sua mais tenra infância. “Com linguagem simples e olhar atento, Elefante-Folha nos mostra que parar esse processo de repetição de antigos hábitos requer uma qualidade fundamental para o fortalecimento do vínculo pai e filho: a entrega”, acredita Lucas Luz.

Segundo o autor, Elefante-folha apresenta uma linguagem poética, na qual o realismo-fantástico é usado com frequência, utilizando-se de palavras com diversas possibilidades de interpretação e imagéticas. As ilustrações são de André Neves.

 

Lançamento do livro Elefante-folha

Uma história em tom poético para a infância que habita em cada um de nós

Autor: Lucas Luz |Ilustração: André Neves

Data: Quarta-feira (10/12)

Horário: 18h30min

Onde: Casa de Teatro (Rua Garibaldi, 853 – Porto Alegre)

Entrada franca

 

Por: Raphaela Donadulce Flores – Dona Flor