Dois espetáculos de dança dão a largada para 2º Gestos Contemporâneos no Theatro São Pedro

Foto: Gustavo Garbino

Na próxima quarta-feira (22/11), os espetáculos Caminhos (1998-2017), com as performers Sayonara Pereira & Luiza Banov (SP), e WhatsApp para Shakespeare, com o Canoas Coletivo de Dança (RS), marcam oficialmente o início do 2º Gestos Contemporâneos, no Theatro São Pedro. As apresentações ocorrem às 21h e 21h45min, respectivamente. A iniciativa busca a valorização dos grupos independentes de dança contemporânea da Capital Gaúcha e tem curadoria de Maria Waleska Van Helden. A programação segue até dia 25 de novembro, com espetáculos locais e nacionais, palestras e exposição fotográfica. A realização é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Theatro São Pedro e Sistema Fecomércio-RS/Sesc.

Caminhos (1998-2017) foi criado e interpretado originalmente por Sayonara Pereira em 1998, na Alemanha. A peça mostra diferentes estações de uma mulher vivendo a sua terceira década, passando por algumas de suas memórias, sempre guiada por imagens, vozes e ritmos oriundos de diferentes culturas. Na versão atualizada, a narradora é a bailarina Luiza Banov com quem Pereira tem trabalhado, desde 2004, em diferentes projetos.

WhatsApp para Shakespeare é inspirado no universo do dramaturgo William Shakespeare. No espetáculo, questiona-se, com certa ironia, as comunicações interrompidas como as mensagens do WhatsApp, expressando o real e o fantástico de forma harmônica. A concepção e direção são de Carlota Albuquerque. Os intérpretes criadores são Carini Pereira, Caroline Fossá, Danielle da Rosa, Guilherme Patro, Leonardo Patro, Leslie Taube e Roberto Mendes. Participação Especial: Tom Peres.

O Canoas Coletivo de Dança (Canoas/RS) é formado por bailarinos oriundos das mais diversas linguagens. Desde 2015, vem trabalhando com um perfil aberto, inserido na urbanidade e na contemporaneidade, dando ênfase para os processos coletivos de investigação e experimentação.

Os ingressos para os espetáculos do 2º Gestos Contemporâneos estão à venda na bilheteria do TSP. O valor é de R$20, com direito a meia entrada para associados da AATSP, estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência, idosos, clientes com Cartão Sesc/Senac na categoria Comércio e Serviços e classe artística.

SERVIÇO

Caminhos (1998-2017)

Espetáculo com as performers Sayonara Pereira & Luiza Banov (SP)

Local: Palco do Theatro São Pedro

Horário: 21h

Duração: 35 min

Classificação etária indicativa: 10 anos

WhatsApp para Shakespeare

Espetáculo com o Canoas Coletivo de Dança (RS)

Local: Palco do Theatro São Pedro

Horário: 21h45min

Duração: 45min

Classificação etária: Livre

2º GESTOS CONTEMPORÂNEOS

De 22 a 25 de novembro de 2017

Theatro São Pedro | Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Espetáculos: R$ 20,00

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro São Pedro, de segunda a sexta, das 13h às 18h30 ou até o horário de início do espetáculo. Sábados e domingos, das 15h até o horário de início do espetáculo.

50% de desconto para associados da AATSP, estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência, idosos, clientes com Cartão Sesc/Senac na categoria Comércio e Serviços e classe artística.

– Atividades de reflexão e exposição fotográfica

Sala de Oficinas Multipalco – anexo ao TSP

Entrada franca

2° GESTOS CONTEMPORÂNEOS

Ficha Técnica:

Curadoria: Maria Waleska Van Helden

Arte Gráfica e Ilustração: Luciano Teston

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing

Produção: Aresta Cultural

Realização: Governo do Estado do Rio Grande do Sul | Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer | Theatro São Pedro | Sistema Fecomércio-RS/Sesc

Por: Silvia Abreu