Gustavo Ripa faz show e ministra oficina no Santander Cultural

Foto: Pata Torres

No próximo sábado, dia 28 de maio, o Santander Cultural apresenta uma atração musical direto do Uruguai. Natural de Salto, Gustavo Ripa ministra uma edição da Oficina Choro e Samba, às 14h, além de realizar show instrumental no Átrio, às 18h.

Foto: Pata Torres
Foto: Pata Torres

O artista é um dos principais nomes da música instrumental uruguaia. Ripa notabilizou-se pela gravação dos discos Calma (2010), Más calma (2012) e Calma 3 (2014), todos discos de ouro e platina no Uruguai. Nestes trabalhos, o músico registrou obras do cancioneiro uruguaio, de autores como Eduardo Mateo, Fernando Cabrera, Mauricio Ubal, Jaime Roos e Jorge Drexler num formato para violão solo. Gustavo Ripa também atuou em discos dos mais importantes nomes da música uruguaia e foi integrante dos grupos  Rumbo e  Canciones para no dormir la siesta.

Na Oficina Choro e Samba, o violonista ministra uma aula chamada Violão Uruguaio, que traz as características, técnicas, principais nomes e outros tópicos da música instrumental do referido país. O encontro é dividido em dois momentos: Notas e revisão breve da música popular uruguaia e O que aprendemos quando estudamos música?, com dicas para estudantes e pesquisadores.

GUSTAVO RIPA NO SANTANDER CULTURAL

Instrumental (Uruguai)

Dia 28 de maio, sábado

14h – Oficina Choro e Samba | Sala multiuso, aberto ao público com entrada franca

18h – Show instrumental | Átrio, R$ 12,00 inteira | meia para estudantes e maiores de 60 anos | isenção clientes e funcionários Santander

 

Por: Mariele Salgado