Esteio e Canoas recebem Concertos Didáticos com a Orquestra de Câmara da Ulbra

Projeto Concertos Didáticos com Orquestra, financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da GVT, percorrerá seis cidades entre os meses de março, abril e maio. Primeiras apresentações ocorrem nos dias 20/3 e 25/3, em Esteio e Canoas.

Nos dias 20 e 25 de março a Orquestra de Câmara da Ulbra estará em Esteio e Canoas, respectivamente, apresentando o projeto Concertos Didáticos, para escolas da rede pública inscritas previamente. A primeira apresentação será na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 – Esteio), às 15h. Depois, a Orquestra realiza dois concertos na ULBRA Campus Canoas, Auditório A do Prédio 14 (Av. Farroupilha, nº 8001) – às 14h e às 15h30. As três apresentações deverão atingir cerca de 1,2 mil crianças.

Tiago Flores_Nathan Carvalho (1280x853)

Com um programa que contempla estilos que vão do Barroco ao contemporâneo, passando também pela música popular brasileira, a série Concertos Didáticos tem o objetivo de colaborar para o acesso à música erudita e trabalhar para a formação de novas plateias, incentivando a educação musical nas escolas para alunos e professores. A elaboração do repertório e a regência dos concertos será do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de dez anos.

As escolas inscritas no projeto recebem com antecedência uma cartilha para que os conteúdos possam ser repassados aos alunos e trabalhados antes da apresentação. No dia do concerto, as crianças ganham o programa com as obras que serão executadas. Antes de cada música, o maestro explica o contexto da obra, e ao final alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

Até maio, o projeto percorrerá seis cidades: Esteio, Canoas, São Jerônimo, Alvorada, Guaíba e Novo Hamburgo. Para participar, as escolas devem se inscrever pelo email orquestra@ulbra.br.

Por: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor