Adriana Calcanhotto | 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

Quando: 19:00 29/10/2016
Onde: Feira do Livro de Porto Alegre - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brasil
Quanto: Evento com entrada gratuita


Para além da canção, há a palavra, a escrita de Adriana Calcanhotto. Letras que se descolam de suas músicas, desdobrando o jogo poético de ritmo, imagens e sentidos. Com mais de 10 discos lançados, além de uma obra dedicada às crianças, sob o heterônimo de Partimpim, as letras de Adriana começaram a ser compostas a partir do fim dos anos 1980 e já atravessam mais de 25 anos em um processo de afirmação de uma linguagem – e de grande reconhecimento de crítica e público.

Neste livro está parte substancial dessa produção: 91 letras selecionadas pelo poeta Eucanaã Ferraz, que reuniu desde sucessos como “Esquadros” e “Mentiras” até composições inéditas, sublinhando o traço substantivo, essencial, da autora. Como atesta Eucanaã, que organizou a obra em ambientes temáticos por onde transitam suas composições, há em meio à aparente pluralidade de Adriana uma escrita própria: “Nas páginas desse livro, reconhecemos imediatamente que estamos diante de textos, ou ainda, de uma escrita. E, sem dúvida, de um estilo.”

Em um campo de diálogo que a compositora tece com seus interlocutores, parceiros e referências – nas artes plásticas, na poesia e na própria música -, as letras de Adriana conciliam o minimalismo e a vertente tropicalista, a vanguarda e o popular, fazendo com que a experimentação frequente o mainstream de modo inédito. É nessa linha de fronteira sobre a qual caminha Adriana Calcanhotto, por vocação e gosto, que seguimos convocados por mais uma de suas irresistíveis provocações: Pra que é que serve uma canção como essa?

BATE PAPO MUSICADO
Com Adriana Calcanhotto falando e cantando suas músicas reunidas no livro “Pra Que é Que Serve Uma Canção Como Essa?”, de Eucanaã Ferraz
Sábado, dia 29 de outubro de 2016, às 19 horas
Teatro Carlos Urbim – Av. Sepúlveda entre Av. Mauá e Rua Siqueira Campos

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Adriana Calcanhotto autografa o livro “Pra Que é Que Serve Uma Canção Como Essa?”
Sábado, dia 29 de outubro de 2016, às 20 horas
Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre

Site oficial: www.feiradolivro-poa.com.br
Facebook Oficial: Feira do Livro de Porto Alegre
Evento: 62ª Feira do Livro de Porto Alegre