2ª Virada Sustentável Porto Alegre | 1º Dia

Quando: 23:00 30/03/2017
Onde: Redenção - Avenida João Pessoa - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, Brasil
Quanto: Evento com entrada gratuita


De 30 de março a 02 de abril de 2017, a cidade de Porto Alegre recebe a 2ª edição da Virada Sustentável – o maior evento de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina e um dos maiores do mundo.

Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reúne cerca de 200 atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Ações colaborativas de mobilização e educação ambiental, seminários, mostra de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais e feiras de inovação e gastronomia, estão entre as atividades que vão tratar de temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar as discussões sobre a importância da economia em negócios sustentáveis e da cultura para a vida urbana.

A programação completa poderá ser consultada no site http://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/portoalegre.html a partir do dia 14 de março. Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também estarão na programação. Para tanto, foi lançado um edital de adesões de projetos, cujas inscrições estão abertas até o dia 16 de março. Artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em participar da Virada podem inscrever projetos, acessando o regulamento e a ficha de inscrição no site Virada Sustentável Porto Alegre. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de março, também por meio do site oficial.

Locais e atividades

A Virada Sustentável 2017 acontece em diversos locais da Capital Gaúcha. A maior parte das atividades estará concentrada nos quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização da população durante a Virada Sustentável de Porto Alegre. Os EcoPontos oferecem uma programação intensa de atividades gratuitas para todos os públicos, como rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e musicais. Serão, ainda, pontos de coleta de resíduos eletrônicos, lâmpadas e óleo de cozinha.

Além dos EcoPontos, a Virada conta, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos – Novo Campus Porto Alegre (que vai abrigar a cerimônia oficial de abertura do evento e o Seminário Marcas Sustentáveis), o StudioClio (onde acontece a oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul) e o Largo Glênio Peres, onde acontecem dois shows do projeto Porto Alegre Musical: Orquestra da ULBRA em As Grandes Canções do Festivais Nativistas (com Neto Fagundes, Shana Müller, Chico Saratt, Maurício Marques e Sérgio Rojas. Regência de Tiago Flores) e Os Tambores da Rua, com Turucutá e Bloco da Laje.

Conheça os EcoPontos e suas atividades:

Casa de Cultura Mario Quintana: No Centro Histórico de Porto Alegre as ações da Virada acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, que vai abrigar o Seminário Virada Sustentável na Educação (Teatro Bruno Kiefer), o Seminário Contaí! (Auditório Luís Cosme), o Painel Escolas Sustentáveis (Sala Carlos Carvalho) com a ecochef uruguaia Laura Rosano, a Feira Papelera (antessala do Jardim Lutzemberger), a mostra de filmes CineAbacaxi (Jardim Lutzemberger), o Brick dos Desapegos com Bikefoods e BikeBeer (Travessa dos Cataventos), além de aulas de Biodança com Nasser Hassan (Sala Cecy Frank).

Associação Cultural Vila Flores: No coração do 4º Distrito – considerado o mais importante pólo criativo de Porto Alegre –, a Virada concentra suas atividades na Associação Cultural Vila Flores. Além de oficinas de Grafite e Videoperformance, Ciranda de Bonecos, Galeria Viva e shows com Maracatu Truvão, Luciano Alves e Banda Cacife e Banda Ekos, o Vila Flores vai receber o Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade (no Galpão do Pátio) e a Feira de Empreendedorismo Inovador Boas Ideias de Sustentabilidade, entre outras atividades.

Parque da Redenção: Local de encontro e mobilização no final de semana, este EcoPonto funcionará nos dias 01 e 02 de abril, das 10h às 18h, oferecendo atividades de saúde e bem estar, arte, cultura e informação, reciclagem de resíduos e reaproveitamento de materiais. Slackline, malabares e jogos, trilhas no Parque, aulas de Tai Chi Chuan, Biodança e Dança Circular, música, dança e teatro, rodas de conversa, oficinas, doação e troca de livros e coleta de resíduos acontecem na Redenção. Esse EcoPonto abriga também o Estande da Virada Ecogastronômica, onde acontecerão aulas de cozinha, roda de conversa sobre hortas urbanas, produção e consumo de alimentos orgânicos e a Feira da Agroindústria Familiar.

SESC Campestre: O SESC Campestre reunirá atividades educativas, de reflexão e lazer, como palestras sobre consumo consciente e mobilidade urbana, ecotrilha, oficinas de confecção de produtos a partir de garrafas PET e aulas de dança circular.

Educação/Seminários
Quatro encontros estão sendo organizados para debater temas pertinentes para compreender o conceito de sustentabilidade e todas as suas formas de desenvolvimento e aplicação: Seminário Virada Sustentável na Educação–que discute novas bases para a educação, a partir do conceito de sustentabilidade; Seminário Marcas Sustentáveis–que aborda formas de gerar impacto positivo na sociedade através da força dos negócios criando valor compartilhado para as marcas e para a sociedade, além de apresentar cases de Empresas B brasileiras – negócios que conseguem manter a lógica de geração do lucro sem gerar desigualdade e deterioração do meio ambiente;Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade–que apresenta a evolução dos projetos e iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, concedido na primeira edição da Virada; e o Contaí!– bate-papo informal (uma espécie de programa talk show), conduzido por jornalistas e professores, em que participam pesquisadores, ativistas e empreendedores ambientais, sociais e empresariais, apresentando pontos de vista diversos sobre temas selecionados, sempre com o foco na sustentabilidade.

A entrada é franca em todos os encontros. As inscrições para os seminários Marcas Sustentáveis e Virada Sustentável na Educação de vem ser feitas previamente no site, a partir do dia 17 de março. Para os demais seminários, as inscrições são por ordem de chegada.

Cientistas, professores, pensadores, empreendedores e ativistas ambientais participam dos seminários, trazendo suas experiências, dados e diferentes abordagens e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas, éticas, culturais, educacionais e empresariais e desenvolver novas formas comportamentais e produtivas, menos agressivas e danosas ao Planeta. Dentre os participantes, estão o navegador e a fotógrafa ambiental Amyr e Marina Klink (que realizam a conferência de abertura do Seminário Virada Sustentável na Educação), a ecochef Laura Rosano (coordenadora do Slow Food Internacional no Uruguai e codiretora da empresa Verde Oliva, que organiza oficinas de educação alimentar, pesquisa e fomento da cozinha regional uruguaia em escolas de seu país), o especialista em economia colaborativa e sustentável Tomás de Lara (Colíder do Sistema B Brasil, cofundador do Colaboramerica – Festival Internacional de Novas Economias da América Latina e professor em cursos de inovação social) e Jorge Soto (PHd em Planejamento Ambiental, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA, líder do Grupo de Advocacy de Energia e Mudanças Climáticas do ICCA, Co-presidente do Comitê Técnico da ISSO20400 para o desenvolvimento da Norma Internacional de Compras Sustentáveis e membro do Comitê Consultivo da Coalizão para Liderança em Precificação de Carbono).

Sessão de autógrafos
Por sua importante atuação na área ambiental, o navegador Amyr Klink e a fotógrafa ambiental Marina Klink são os convidados especiais dessa edição e realizam a conferência de abertura do seminário “A Virada Sustentável na Educação”, que acontece na Casa de Cultura Mario Quintana no dia 31 de março. No mesmo dia, Amyr e Marina realizam, às 19h, sessões de autógrafos de seus mais recentes livros: “Não há tempo a perder” (relato autobiográfico de Amyr em que ele evoca sua experiência de vida, lembrando de momentos difíceis que precisou enfrentar ou driblar, para realizar seus planos. Editora Foz/Tordesilhas), e “Antarctica – Olhar Nômade” (fotolivro de Marina que reúne um rico acervo de imagens captadas durante suas 12 temporadas no continente austral. Editora Brasiliana).

Cultura
Na Virada Sustentável 2017, a cultura é parte importante da programação. Shows, espetáculos teatrais, oficinas e aulas, roteiros de arte urbana e mostras de filmes compõem a programação dos EcoPontos.

Alguns destaques:
– No dia 30 de março, quinta-feira, às 18h30, dentro do projeto Porto Alegre Musical, a Orquestra da ULBRA faz o concerto de abertura do evento. “As Grandes Canções do Festivais Nativistas” terá a participação dos músicos Neto Fagundes, Shana Müller, Chico Saratt, Maurício Marques e Sérgio Rojas. A regência é de Tiago Flores e o concerto acontecerá no Largo Glênio Peres.
– No dia 31, sexta-feira, acontece no Largo Glênio Peres o show ‘Os Tambores da Rua’, com Turucutá e Bloco da Laje.
– No domingo, 02 de abril, o concerto de encerramento é com a Orquestra Unisinos Anchieta e ‘Juntos’ – projeto dos consagrados músicos Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro. Com regência de Evandro Matte, o espetáculo acontece no Parque da Redenção, às 11h30, dentro do projeto Música para Todos.

Três mostras de cinema com filmes que abordam as questões da sustentabilidade estão sendo organizadas. O Cine Abacaxi e a mostra de cinema sobre sustentabilidade para crianças acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, já a terceira mostra terá exibição no Vila Flores.

No dia 30 de março, quinta-feira, das 09h às 12h, acontece no Studio Clio a oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, ministrada pelo jornalista e crítico de música Juarez Fonseca e pelo maestro Tiago Flores. As inscrições são por ordem de chegada.

A arte urbana está presente na Virada com um passeio pela ZIS POA–Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre, que compreende bairros do 4º Distrito. O roteiro turístico-cultural ZIS Grafite convida os participantes a percorrerem a pé uma série de ruas, imóveis inventariados pelo patrimônio histórico e pontos de referência para os moradores, ao mesmo tempo em que poderão apreciar murais e obras dos artistas Grimm, Careca, Trampo, Renan Santos, Binho Ribeiro e Erick. As obras serão produzidas pela Virada Sustentável e os artistas vão criar seis painéis, em pontos entre a antiga Cervejaria Bopp e o Vila Flores. O projeto ZIS Arte Urbana apresenta este diálogo entre o histórico e o contemporâneo, entre o ambiental e o cultural, valorizando as suas peculiaridades e apresentando a arte urbana como motor para a promoção da sustentabilidade relacionada com cultura e meio ambiente.

Esportes
Além das atividades esportivas que acontecem nos EcoPontos Parque da Redenção e SESC Campestre – como trilhas e slackline –, a Virada organiza uma grande pedalada no domingo de manhã, dia 02 de abril. O Pedalando da Virada tem início às 09h, em dois pontos de encontro: a Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000) e o Velódromo de Porto Alegre (Av. Ipiranga, 1 – Praia de Belas). O objetivo é reunir o maior número de ciclistas para um passeio de bicicleta com chegada no Parque da Redenção, às 11h30, para o show de encerramento da Virada 2017.

Gastronomia
A temática Ecogastronomia e Alimentação Saudável ganha uma intensa programação durante a segunda edição da Virada e um Estande da Virada gastronômica, no EcoPonto do Parque da Redenção, onde acontece o Fórum Ecogastronômico, a Feira de Agroindústria Familiar, rodas de conversa e aulas de cozinha com ecochefs consagrados.

Confira a programação gastronômica:
Dia 30 de Março – quinta-feira
Visita orientada a Horta de PANCS
Rincão dos Maçaricos – Lomba do Pinheiro.
Das 9h30min às 12h, com saída de ônibus às 08h30 do Largo Glênio Peres

Dia 31 de Março – sexta-feira
Café da manhã Quilombola e Roda de conversa no Quilombo dos Alpes.
Das 9h às 11h30min, com saída de ônibus às 08h15min do Largo Glênio Peres

Painel Escolas Sustentáveis.
Painelista: Chef Laura Rosano – Uruguai.
Das 14h às 16h, na Sala Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana

Lançamento dos livros: “Vida no Butiazal” (organização: Embrapa), “Clima Temperado – produção, consumo e abastecimento de alimentos” (organização: PPGDR/UFRGS) e “Frutos Nativos del Uruguay” (de Laura Rosano).
A partir das 16h30min, no saguão da Sala Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana

Dia 1º de Abril – sábado
Das 10h às 16h, no Estande da Virada Gastronômica, no Parque da Redenção – Feira da Agroindústria Familiar

Fórum Ecogastronômico:
09h30min – Aula de Cozinha – Cozinha de Feira, com os professores do Curso de Gastronomia da Unisinos
10h30min – Roda de conversa sobre Hortas Urbanas
11h30min – Cozinha da Natureza, com o Chef Rodrigo Bellora, do Restaurante Valle Rústico/Garibaldi
14h – Roda de conversasobreprodução e consumo de alimentos orgânicos
15h – Aula de Cozinha-Cozinhando com frutas nativas, com a Chef Laura Rosano,coordenadora do Slow Food Internacional no Uruguai e codiretora da empresa Verde Oliva, que organiza oficinas de educação alimentar, pesquisa e fomento da cozinha regional uruguaia em escolas de seu país

INFORMAÇÕES
Site: http://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre.html
Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa
Youtube: https://www.youtube.com/user/ViradaSustentavel
Evento: Virada Sustentável 2017 | Porto Alegre