Ricardo Chaves: lançamento do livro “A força do tempo – Histórias de um repórter fotográfico brasileiro” | Porto Alegre

Quando: 19:30 13/10/2016
Onde: Santa Casa de Misericórdia - Hospital São José - Avenida Independência - Centro, Porto Alegre - RS, Brasil
Quanto: Evento com entrada gratuita


Poucos profissionais do fotojornalismo no Brasil conseguem ter em suas biografias duas características que marcam a biografia do porto-alegrense Ricardo Chaves, o Kadão: participar ativamente da História que se desenrola em frente à sua câmara fotográfica e deixar que essa História invada sua vida através da paixão, das amizades criadas na correria do jornalismo e nas experiências que acabam também por fazer parte dessa mesma História. Nesse sentido, a força do tempo foi aliada de Kadão, lhe dando a oportunidade de viver o contemporâneo de sua cidade Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo ao longo de mais de 40 anos. O repórter fotográfico atuante pôde percorrer todos esses ambientes fotografando líderes mundiais, nacionais e locais; momentos políticos marcantes; eventos esportivos de diferentes níveis; personalidades e pessoas comuns; o cotidiano dos locais onde trabalhou e morou. Em qualquer uma dessas realidades, deixou não só a marca de fotojornalista como também a de seu humanismo marcante.

Sua vida pessoal e suas aventuras fotojornalísticas se confundem. Inclusive, parafraseando o livro “A força da idade”, de Simone de Beauvoir, podemos também dizer que em sua obra Kadão faz um retrato de sua época e traduz motivações e inspirações que o levaram a fotografar pela vida a fora.

Segundo o jornalista, curador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Júnior, Ricardo Chaves é da época em que o fotojornalismo assumiu definitivamente sua condição de trazer em cada imagem informações que, de alguma forma, impactassem o leitor. “Ele soube fazer isso com maestria e pontuou sua presença na imprensa brasileira com imagens que ajudam a contar a história recente do Brasil.”

É essa trajetória que se justifica na produção deste livro-documento “A força do tempo – Histórias de um repórter fotográfico brasileiro”, no qual imagem e texto se completam, ajudando a contextualizar cada flagrante reproduzido ou fotografado pelo autor. Na obra, a vida pessoal de Kadão Chaves, desde que nasceu em Porto Alegre em 1951, se mistura com sua vida profissional, iniciada em 1969 e que, depois de passar pelas redações jornais e revistas nacionais, como Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Veja, Isto É, retornou, em 1992, à sua cidade natal para assumir o cargo de diretor de fotografia de Zero Hora – e hoje assina a coluna Almanaque Gaúcho.

O livro de Kadão Chaves, ilustrado com centenas de imagens, tem produção da Quati Produções Editoriais, sob selo da Libretos Editora, com financiamento do Fumproarte, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A edição é de Pedro Haase Filho e o design gráfico de Clô Barcellos.

O lançamento do livro, com sessão de autógrafos, será realizado no dia 13 de outubro (quinta-feira), a partir das 19h30, no Átrio do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa – Av. Independência, 75 – Porto Alegre / RS. O autor participará da programação da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 9 de novembro, com a palestra Ricardo Chaves – A força do tempo, na Sala Oeste, do Santander Cultura, às 17h30min; e sessão de autógrafos a partir das 20h, no Pavilhão de Autógrafos.

Ficha técnica
“A força do tempo – Histórias de um repórter fotográfico brasileiro”
Autor: Kadão Chaves
Editora: Libretos
184 páginas
Formato: 20 cm x 25 cm
ISBN: 978-85-5549-014-9
Preço de venda: R$ 50,00
Financiamento: Fumproarte