Leonardo Sakamoto | 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

Quando: 17:00 11/11/2016
Onde: Centro Cultural CEEE Érico Verissimo - Rua dos Andradas - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brasil
Quanto: Evento com entrada gratuita


Em um país dividido, polarizado e com os ânimos exaltados, o uso da internet como plataforma de debate e ferramenta para expor as opiniões políticas pode ser uma faca com duas lâminas: de um lado, aproxima; de outro, afasta. Usar as redes sociais, em um momento de posicionamentos radicais e debate acirrado é uma tarefa desafiadora e até perigosa. Em O que aprendi sendo xingado na internet, que chega às livrarias pela LeYa, o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto usa seu conhecimento e experiência para traçar um diagnóstico e fazer uma reflexão sobre o ódio e a intolerância que por vezes dominam as redes sociais, construindo ao mesmo tempo uma espécie de guia para não nos tornarmos massa de manobra nas mãos de grupos e pessoas com más intenções.

Para Sakamoto, a comunicação cara a cara está sendo preterida em detrimento do diálogo virtual e, com isso, “a internet pode se tornar um púlpito de onde se fala, mas não se ouve”. Sem as interferências e complexidades do diálogo real, a tela de um computador ou de um tablet serve como anteparo e escudo protetor para que o interlocutor emita qualquer tipo de opinião, com uma segurança garantida e sem ter que “sentir” o outro e, quem sabe, ser convencido a mudar de opinião – como, muitas vezes, acontece quando se fala cara a cara. Dividido por temas, como “somos educados a tomar partido”, “boatos são eternos”, “falta Lexotan na água desse povo” e “odiar é fácil. Difícil é dialogar”, Sakamoto abrange, de forma direta e simples, os principais sintomas de um período conturbado.

“Se a internet é uma selva, você tem aqui o seu guia de sobrevivência. Minha geração cresceu com uma ferramenta preciosa nas mãos sem entender para o que ela serve”, escreve o ator e escritor Gregório Duvivier, que assina a orelha da obra. Sem pretensões literárias ou aprofundamento teórico e acadêmico, Sakamoto mostra como, por exemplo, o Facebook pode ser usado para conquistar votos e analisa como vivemos em uma ‘lógica binária, como ele define: “é de esquerda? Tem que fazer voto de pobreza. É de direita? Chicoteia os empregados”. Com a intenção de ser um guia, O que aprendi sendo xingado na internet é mais do que isso: é uma radiografia dos tempos radicais e intolerantes em que estamos mergulhados.

SOBRE O AUTOR
Leonardo Sakamoto é paulistano. Jornalista e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo, cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Professor de jornalismo na PUC-SP e pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York, é conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e diretor da ONG Repórter Brasil. É blogueiro no portal UOL, escrevendo diariamente sobre direitos humanos.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS E BATE PAPO
“O que aprendi sendo xingado na Internet”, de Leonardo Sakamoto
Sexta feira, dia 11 de novembro de 2016, às 17 horas
Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – R. dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Mediação: Maria Helena Ruduit

Em um país polarizado, onde escolhas políticas parecem cada vez mais radicais, e as disputas se acirram diariamente, usar a internet para dar sua opinião pode ser uma tarefa desafiadora, e até perigosa.