Entrevista: Jeff Scott Soto fala sobre shows com Angra, futuro do rock e do metal, e promete experimentar chimarrão

Foto: Mark Weiss

O vocalista norte-americano Jeff Scott Soto, uma das maiores vozes do rock mundial, está de volta ao Brasil para uma série de shows em diversos formatos. Uma das apresentações será com a banda Angra, no dia 11 de abril, no Opinião, em Porto Alegre.

Jeff Scott Soto não apenas dividirá o palco com o Angra em alguns momentos, mas também será responsável pelo show de abertura. Em entrevista ao No Palco, ele comentou: “Já fiz isso antes, então sei o que esperar, os caras e a equipe são todos amigos e irmãos, é muito mais fácil fazer turnê com pessoas que você conhece e ama, então vai ser ótimo!“.

Sobre o que os fãs podem esperar da sua participação no show, Jeff comentou: “Tenho certeza de que compartilhamos (Angra) muitos dos mesmos fãs, então tenho quase certeza de que muitos conhecerão minha música, mesmo que eu esteja apenas fazendo versões acústicas dessas músicas, acho que será fantástico“.

Com uma carreira diversificada, Jeff já colaborou com bandas de hard rock, heavy metal e até fez tributo ao Queen. Sobre o maior desafio na transição entre esses estilos musicais diferentes, o cantor pondera: “Essa é a questão, para mim não há transição, tudo vem naturalmente e posso usar diferentes ‘chapéus’ a qualquer momento sem mudar de uma persona para outra. O Queen me deu confiança para enfrentar qualquer desafio musical, eles me ajudaram a descobrir que não deveria haver barreiras na música, apenas influência e inspiração dela.

Quando questionado sobre o futuro do rock e do metal, especialmente com a constante evolução da música e da indústria da música, Jeff respondeu: “Sempre existirá, nunca morrerá, mas passará por fases em que as pessoas o aceitarão em massa. Sempre haverá um ressurgimento para o Rock e o Metal, quando o Van Halen começou, não havia interesse neste estilo de música nas paradas ou das gravadoras. Portanto, é possível que bandas mais jovens o tragam de volta enquanto nós artistas mais antigos continuamos fazendo o que as pessoas amavam em nós.

O último disco individual de Soto, chamado “Complicated“, saiu em 2022. Em uma das canções, Jeff traz uma letra que fala sobre como “lutamos para viver por amor.” Ele complementa: “A letra dessa música e os títulos foram para mim uma versão moderna de ‘All You Need Is Love’ dos Beatles na mensagem, da mesma forma que eles tentaram lembrar o mundo entre guerra, agitação, religião, política e divisão no mundo, ‘amor’ nos ajudará a encontrar maneiras de nos darmos bem como povo“.

Esta será a quinta passagem de Jeff Scott Soto por Porto Alegre; a última vez foi com sua banda Sons of Apollo em 2018. Apesar de ter tocado diversas vezes na capital gaúcha, o vocalista afirma não ter experimentado o chimarrão: “Eu não experimentei essa (bebida). Vou ter que experimentar o chimarrão nesta viagem!“.

SERVIÇO