Montagem da ópera “I Pagliacci”, com CORS e Grupo Tholl, é destaque na programação do 12ª Festival Internacional Sesc de Música

Foto: Vitória Proença

Realização conjunta de duas grandes instituições artísticas do Estado – a Companhia de Ópera do RS (CORS) e o Grupo Tholl – com o coro por conta da Sociedade Música Pela Música de Pelotas (SMPM), a montagem de “I Pagliacci” será atração do 12ª Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, no dia 18 de janeiro. A releitura da ópera do italiano Ruggero Leoncavallo estreou no Theatro São Pedro, na Capital Gaúcha, no último mês de junho, com sucesso de público. Agora, é uma das mais de 60 atrações gratuitas que serão promovidas ao longo do Festival, que ocorre entre os dias 15 e 26 de janeiro.

Dividida em dois atos, “I Pagliacci” narra a história de uma trupe circense que vive relações abusivas, em diferentes níveis, fora do picadeiro. O celebrado trabalho de Leoncavallo é adaptado ao tempo presente e contado através dos solistas da CORS e de artistas do Tholl, que inspiraram a concepção estética da montagem. O grupo pelotense, assim, também é homenageado pelo trabalho, que referencia alguns de seus espetáculos mais marcantes, como “Cirquin”. A apresentação acontecerá no Theatro Guarany, às 20h30.

Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. Apresentações acontecem em diversos locais de Pelotas, como o Largo do Mercado Público, a Praia do Laranjal, o Clube Caixeiral e o Conservatório de Música da UFPel, além de, através do projeto Festival na Comunidade, espaços públicos como hospitais, catedrais e igrejas. A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival. Espetáculos que acontecerão no Guarany, como a ópera “I Pagliacci”, demandam a retirada de ingressos, que estarão disponíveis no portal a partir de 09 de janeiro. A retirada também poderá ser feita no Theatro entre os dias 09 e 12/01 para os espetáculos dos dias 15, 16, 17 e 18 e entre os dias 15 e 19/01 para os espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25. O horário de funcionamento da bilheteria é das 09h às 12h e das 13h30 às 18h. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente, às 18h, antes de cada concerto na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

Além do eixo de apresentações artísticas, o Festival também recebe centenas de alunos bolsistas, de diferentes partes do País, para se especializarem em música com grandes nomes da área. Serão 46 professores de 13 nacionalidades – Brasil, Polônia, Romênia, Chile, Portugal, Itália, Alemanha, Bulgária, Rússia, Bielorússia, França, Japão e Estados Unidos. – à frente de cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho), além das aulas para o núcleo social.

Ópera I Pagliacci – 12º Festival Internacional Sesc de Música

Data: 18/01 (quinta-feira)

Horário: 20h30

Local: Theatro Guarany (Rua Lôbo da Costa, 849 – Pelotas)

Ingressos: Gratuitos, com retirada a partir de 09/01 no site www.sesc-rs.com.br/festival ou na bilheteria até 12/01

Programação completa do Festival: www.sesc-rs.com.br/festival