Porto Verão Alegre 2024 anuncia programação da edição comemorativa com mais de 130 espetáculos

A edição de 25 anos do Porto Verão Alegre acontecerá entre 10 de janeiro e 08 de fevereiro de 2024 e reunirá 137 espetáculos. Destes, 17 escolheram o festival para fazer a sua estreia e 73 se apresentaram pela primeira vez no projeto, mostrando a renovação do festival a cada ano. Outras 12 peças serão destinadas ao público infantil.  

Entre as estreias absolutas estão as atrações: “Albino Wallsmaia – Teimoso é quem teima com Alemão”; “Alguém acaba de morrer lá fora”; “A mala da minha sogra!”; “Bichos”; “Comentários a respeito de Belchior”; “Estrela Dinn”; “Eu sou Alex Ahã”; “Maria Flor e o Livro da Imaginação” (infantil); “Nany People – Como salvar um casamento”; “Novas Comédias dessa (e de outra vida)”; “Notas do Pop ao Jazz”; “O que foi dos 80?”; “Planeta Terra, 2099”; “Relações à La Carte”; “Sangue e Pudins”; “Sexo, Mentiras e um Português e Sexualmente Invisível”. 

Pelo segundo ano consecutivo, o Farol Santander reforça a diversidade da programação proporcionada pelo Porto Verão Alegre. O espaço abrigará uma dezena de atrações musicais. Boa parte delas, representações consolidadas nacionalmente, como Arnaldo Antunes, Fernanda Takai, Letrux e Hermeto Pascoal.

Espetáculos nacionais também vão brilhar em outros palcos, como “Quem está aí? Monólogos de Shakespeare”, em que o ator  Thiago Lacerda vive os grandes monólogos de “Hamlet”,  “Medida por Medida” e “Macbeth” no palco do Theatro São Pedro, que também abrigará mais uma montagem do “Eu te amo”, texto de Arnaldo Jabor. Interpretado pelos atores Sergio Marone e Juliana Martins, a obra é adaptada pelo próprio autor e mostra a exposição do casal, suas diferenças e os questionamentos afetivos. E há, ainda, o “Como salvar um casamento”, da inigualável Nany People, que vem a Porto Alegre para estrear nacionalmente sua nova obra. A atriz volta às suas raízes teatrais, interpretando diversos personagens no Teatro CIEE-RS Banrisul. 

Esse palco ainda receberá outras atrações de fora do Rio Grande do Sul. “Áporo”, com Gisele Fróes Gustavo Corsi, é um deles. O espetáculo de realismo fantástico parte da história de uma troiana e constrói uma reflexão sobre a espiral de dominação e exploração que aconteceu com os mouros na Península Ibérica, assim como com os indígenas e escravizados aqui no Brasil. Assim como “O Subnormal – Uma História de Baixa Visão“, um monólogo sobre a trajetória do ator Cleber Tolini, que está em cena, e que, aos 24 anos, tem seu nervo ótico afetado após uma neurocirurgia, ficando com 20% de visão ou visão subnormal, também conhecida por baixa visão. O espetáculo traz também material documental original de outras pessoas em condição similar. 

E ainda, como no ano passado, o Porto Verão Alegre contará com uma atração internacional. Nesta edição será o  trio norueguês indicado ao Grammy Gard, “Nilssen Acoustic Unity”. O grupo lançou, desde o início em 2014, três álbuns aclamados pela crítica, além de realizar mais de 100 concertos na Noruega, Europa, Japão, EUA, Canadá e Brasil. A apresentação será no Farol Santander. 

Confira a programação completa no site portoveraoalegre.com.br.