Exigência de pagamento do 12º FESTIA mobiliza setor cultural na cidade de Canoas

Um movimento de diversos agentes culturais na cidade de Canoas tem mobilizado o setor cultural do município exigindo do poder público o pagamento do 12º FESTIA – Festival Internacional de Teatro em Canoas, evento acordado através de contrato com a Prefeitura Municipal de Canoas.

O festival ocorreu de 28 de agosto a 03 de setembro deste ano em diversas localidades na cidade de Canoas, A programação contou com mais de 20 atividades artísticas oferecidas gratuitamente a população da cidade, principalmente nas periferias e em locais de vulnerabilidade social. O FESTIA é o único festival de teatro na cidade e a cada ano movimenta a economia local e da região, não somente no setor cultural, mas também no setor turístico, de transporte, alimentação e hotelaria.

Segundo o produtor do evento, Marcelo Militão, “o acordado era que o pagamento seria realizado de 30 a 60 dias após o término do evento, porém até o momento ainda não houve nem uma posição de prévia quanto ao pagamento. Artistas e coletivos do RS, SC, PR, SP, CE, PE, Uruguai e Argentina, com muito esforço e parceria, desenbolsaram os seus próprios custos de viagem, para estarem na programação e serem pagos logo após, dentro da data prevista no contrato. Porém até agora não tivemos uma posição”.

O FESTIA é um festival de teatro popular, periférico e 100% gratuito para toda a população, organizado por um coletivo de artistas atuantes e engajados, que existe e resiste há 12 anos, não é um evento passageiro ou oportunista, mas sim um evento acessível a todos os públicos e que devido a sua trajetória entrou no calendário oficial e virou Lei no Município. O festival se tornou uma referência para artistas, coletivos e outros festivais do Brasil e fora dele, trazendo muitos grupos de renome e relevância, pela primeira vez na cidade de Canoas. Ao longo das edições já passaram pelo FESTIA, mais de 175 grupos, 180 espetáculos, 75 atividades formativas, envolvendo 12 estados, 09 países, para um público superior a 100 mil pessoas.