Informações importantes para curtir o Festival Turá em Porto Alegre

Festival que celebra a cultura brasileira, o Turá chega a Porto Alegre neste sábado e domingodias 18 e 19 de novembro. O evento será realizado no Anfiteatro Pôr do Sol, marcando a retomada da ocupação cultural no histórico espaço que não recebe shows desde 2019.

No line-up, estão confirmados Caetano Veloso, Emicida, Baco Exu do Blues, Fresno convida Pitty, Alceu Valença, Duda Beat, Marina Sena, Papas da Língua, Francisco, el Hombre, Jup do Bairro, Bloco da Laje e Bloco Império da Lã.

Confira abaixo, tudo o que você precisa saber para curtir o festival:

  • Ainda há ingressos à venda em duas modalidades: avulsos, para cada um dos dias de evento, e em formato de passaporte, que dá acesso a ambas as datas do festival. As entradas podem ser adquiridas até domingo no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência). Na bilheteria oficial, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, no Saguão do Living 360°, no prédio 15), onde não é cobrada taxa de conveniência, é possível comprar ingressos até sexta-feira, das 9h às 18hNo sábado e no domingo, a bilheteria oficial será no Anfiteatro Pôr do Sol, com funcionamento das 10h até 21h30.
  • O acesso ao Anfiteatro Pôr do Sol será pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, que já fica tradicionalmente fechada para veículos civis nos sábados e domingos, sendo transformada em uma rua de lazer.
  • Para quem busca estacionamento próximo ao Anfiteatro, o T-Park é uma ótima opção, situado no Parque Harmonia. Para detalhes adicionais, confira o site www.tpark.com.br.
  • O festival contará com diversos recursos para que pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual tenham todo o suporte necessário para aproveitar o evento. Em diferentes pontos do parque, o público poderá contar com atendimento exclusivo de uma equipe preparada, assim como aparelhos de audiodescrição, com a narração em tempo real dos acontecimentos, e fones de ouvido para pessoas com espectro autista. No telão dos shows, haverá tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para pessoas com deficiência (PcDs), haverá uma plataforma elevada com visão para o palco e bares, tendas de alimentação e banheiros acessíveis. Além disso, cardápios em áudio estarão à disposição e um canal de atendimento via WhatsApp, com acesso por QR Code.
  • Para a sua estreia em Porto Alegre, o Turá reuniu restaurantes que enaltecem a culinária de norte a sul do Brasil. O 20barra9 representará a culinária do Sul, a gastronomia do Sudeste ficará à cargo do Kari’oka Lounge, os sabores do Norte e do Centro-Oeste serão representados pelo Tanga Mandá Pio, as delícias nordestinas serão preparadas pelo restaurante Du Nordeste, e para os veganos e vegetarianos, o Mantra.
  • O ingresso comprado (único e exclusivo meio de acesso ao festival), documentos pessoais, óculos, barra de cereal, água mineral em copo plástico de 200 ml (até três unidades por pessoa), capa de chuva, protetor labial, frutas cortadas, alimentos industrializados lacrados, chapéu ou boné, canga, mochila ou bolsa pequena.
  • Garrafas, latas, bebidas, utensílios de armazenagem, embalagens rígidas com tampa, copos térmicos, capacetes, cadeiras ou bancos, armas de fogo e armas brancas, objetos pontiagudos, cortantes e/ou perfurantes, correntes e cinturões, fogos de artifício, objetos de vidro, câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável, cartazes feitos com papelão grosso e/ou fixados a madeiras, canudos rígidos, animais (exceto cães de assistência, identificados e acompanhados de pessoa com deficiência); bastão para tirar foto, drones ou similares, guarda-chuva, substâncias inflamáveis, corrosivas e ou tóxicas, cigarro eletrônico, revistas, jornais, livros e copo térmico ou similares.
  • Para acessar o festival, jovens de 10 a 14 anos precisam estar acompanhados de seus responsáveis legais. A partir de 15 anos não é necessário acompanhante. Está vedada a entrada de menores de 10 anos.
  • Será utilizado o sistema de cartão cashless tanto para o consumo de bebidas, quanto para o de comidas. Ao chegar no festival, o público poderá se dirigir a um dos caixas fixos ou volantes, fazer o cadastro e colocar o valor desejado. Será debitado um valor de R$ 7, denominado “taxa caução”. Ao finalizar o uso do cartão de consumo cashless e somente caso efetue a devolução do cartão no posto de reembolso presente dentro do festival das 14h às 22h, o público poderá optar por receber uma água ou o reembolso da taxa caução.
  • Para que o público possa aproveitar livremente, o festival também firmou uma parceria com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação – sexual, moral, racial ou outra. Estarão disponíveis, tanto para o público quanto para os prestadores de serviço, uma tenda de acolhimento e denúncias, assim como canais de atendimento que poderão ser acessados via WhatsApp escaneando o QR Code impresso nos cartazes espalhados por diversos pontos para orientar qualquer pessoa que precise de apoio.