Djavan encanta Porto Alegre com show dedicado à diversidade brasileira e às minorias

Foto: Gustavo Garbino / No Palco

Porto Alegre recebeu na noite da última quinta-feira, dia 21, um dos artistas mais aclamados da música brasileira, Djavan. O cantor e compositor trouxe à capital gaúcha o show de sua nova turnê ‘D’, que promove seu 25º trabalho de estúdio.

Djavan apresentou no palco do Auditório Araújo Vianna um conjunto de músicas cuidadosamente selecionadas que abraçaram diferentes períodos de sua carreira, incluindo três canções do álbum mais recente, “Iluminado“, “Num Mundo de Paz” e “Sevilhando“.

Foto: Gustavo Garbino / No Palco

A noite começou com uma introdução impactante, na qual um texto da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, estabeleceu o tom para o show. Esse toque inicial já indicava que a apresentação não seria apenas sobre música, mas também sobre reflexão e consciência social.

A escolha de começar com “Curumim“, uma canção que homenageia a musicalidade indígena e incorpora citações de diversos povos indígenas brasileiros, foi uma decisão marcante. Essa abertura trouxe uma dimensão única à performance, conectando a música com a cultura e a diversidade do Brasil.

Os destaques do show foram, sem dúvida, as músicas que marcaram a carreira de Djavan e a MPB. “Eu Te Devoro” foi a primeira que apareceu no repertório e animou a plateia. Em seguida, teve uma sequência com “Outono“, “Cigano” e “Flor de Lis“.

Foto: Gustavo Garbino / No Palco

Em um dos momentos memoráveis da apresentação, Djavan sentou-se com um violão e iniciou um bloco acústico que incluiu “Meu Bem Querer“, “Oceano” e “Um Amor Puro“. A resposta da plateia foi entusiasmante, com aplausos calorosos.

Em “Tanta Saudade“, o cantor contou com a participação do público na frente do palco, proporcionando a oportunidade para o artista se conectar e se divertir com seus fãs. Uma sequência com os hits “Se…“, “Samurai” e “Sina” encerrou a primeira parte do show e deixou o público extremamente entusiasmado.

A obra de Djavan é vasta e diversificada, e o repertório do show refletiu isso perfeitamente. No bis, o artista apresentou mais duas canções que marcaram os anos 80 da música brasileira, “Pétala” e “Lilás“, encerrando a apresentação com grande animação.

Djavan, como sempre, demonstrou sua maestria musical, mantendo-se fiel à sua essência artística e conquistando o público com sua música atemporal. A qualidade musical impecável da banda também merece destaque. A harmonia e a sintonia entre os músicos contribuíram para a riqueza sonora da apresentação, tornando cada música uma experiência única.

Foto: Gustavo Garbino / No Palco